Steven Pinker, professor da Universidade de Harvard e da Johnstone Famile (Havard), no Departamento de Psicologia.
- A revolução cognitiva que ocorreu em Harvard deu início ao estudo científico contemporâneo da mente. pois, quando você estuda algo como a mente e você acredita que é um cientista, você é imediatamente defrontado com o problema de lidar com isso, que chamamos conteúdos mentais: pensamentos, emoções, imagens, planos, regras. Você não pode vê-los, não pode saboreá-los e não pode senti-los. Se você é um cientista, você deveria estar estudando coisas que você pode ver e medir e manipular.
Como você começa a fazer uma ciência da mente?
- Bem, a resposta que dominou a psicologia em meados do século XX foi de apenas desistir de toda a conversa sobre conteúdos mentais. Essa foi a escola do Behaviorismo, que acabou dominando a psicologia americana.
- Até o começo dos anos 1950, quando inúmeros pesquisadores ligados à Harvard começaram a pensar toda essa ideia. Quando falamos sobre como os computadores funcionam, não podemos ignorar os seus estados internos. Computadores tem memórias, objetivos, eles executam planos, e se você pode falar disso sobre um monte de metal sem ser não científico, porque seria pouco científico falar disso sobre um ser humano? O resultado foi chamado de ciências cognitivas que inclui:
- psicologia experimental
- pessoas que estudam outros humanos em laboratórios
- linguística, incluindo a famosa teoria do linguista Noam Chomsky, que trabalhou aqui em Harvard na Society of Fellows
- Ciências da computação e inteligência artificial
- depois, neurociências.
REFERÊNCIAS: Youtube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário