Conceituando:
No senso comum
as pessoas utilizam o termo inteligência às qualidades que permitem o sucesso
de sua época ou cultura. (Sternberg & Kaufman, 1998), (Myers & Dewall, 2017,
p.320).
Na ciência, a
inteligência é o potencial mental para
aprender com a experiência, resolver problemas, e usar os conhecimentos para se
adaptar a novas situações., (Myers &Dewall, 2017, p.320).
Inteligência geral(g)
A inteligência pode se desenvolver a partir de habilidades
adquiridas nas diversas áreas do conhecimento humano, porém, Charles SPermann (1863-1945) acreditava que todos nós
temos uma inteligência geral(g), que está no âmago de todo nosso comportamento
inteligente, desde navegar nos oceanos até o destaque escolar, pois a inteligência se dá pela aquisição de
diferentes habilidades construídas pelo indivíduo. Pode ser medido em teste
de inteligência. As inúmeras habilidades desenvolvidas podem se agrupar e se
correlacionar para definir um fator de inteligência.
Síndrome de Savant
Uma
condição na qual uma pessoa por um lado limitada em habilidade mental,
apresenta uma excepcional competência específica, tal como em cálculos ou
desenho.
Cerca
de 4 a 5 pessoas que tem síndrome de savante são homens, e muitas dessas
pessoas também apresentam o autismo, que é um distúrbio do desenvolvimento.
Capaz
de fazer cálculos mirabolantes, decorar o impossível, porém, é incapaz de
realizar tarefas simples como por exemplo, abotoar roupa, possui reduzida
capacidade de conceitos abstratos.
Exemplo:
o artista britânico portador de síndrome de savant Stephen Wiltshire, após um
rápido passeio de helicóptero pela ilha de Cingapura, conseguiu reproduzir com precisão
e de cabeça uma imagem aérea da cidade.
Teoria das Inteligências múltiplas
De Howard Gardner –
identificou 8 inteligências relativamente independentes, incluindo aptidões
verbais e matemáticas. Vê a inteligência como habilidades múltiplas que vêm em
pacotes.
Propôs
haver uma inteligência existencial que é a capacidade e para ponderara grandes questões
sobre vida, morte e existência. As 8
inteligências de Gardner são:
1.
Corporal-cinestésica
2.
Intrapessoal
3.
Interpessoal
4.
Naturalista
5.
Linguística
6.
Lógica-matemática
7.
Musical
8.
Espacial
De Robert Sternberg ( 1985-2011)
Embora
concorde com Gardner, que o sucesso envolve mais de uma inteligência tradicional,
e também concorde com a ideia de múltiplas inteligências, propõe uma teoria
triárquica, de apenas três tipos de
inteligência:
1.
Inteligência analítica -
envolve resolução de problemas acadêmicos.
2.
Inteligência criativa-
demonstrada ao se reagir em situações inéditas e gerar novas ideias.
3.
Inteligência prática -
necessária para tarefas cotidianas.
Inteligência Emocional
É
estar em sintonia com você mesma e com os outros, e se difere da inteligência
acadêmica. É um aspecto específico da inteligência social, que se define a
partir das experiências envolvidas na situações sociais e autogerenciamento bem-sucedido.
Possui 4 componentes ou capacidades:
1.
Perceber emoções –
reconhece-las no rosto, na música e na história.
2.
Entender emoções –
capacidade de prevê-las, de entender como elas se modificam e se misturam.
3.
Gerenciar emoções –
saber como expressá-las em variadas situações.
4.
Usar emoções – de modo a
permitir o pensamento adaptativo ou criativo.
As
pessoas emocionalmente inteligentes são socialmente conscientes e autoconscientes.
Consegue interagir com qualidade
superior junto aos amigos, evitam ser invadidas pela depressão, ansiedade ou
raiva. Consegue ler as pistas emocionais do outro e até incentivá-lo ou
motivá-lo no conflito.
O que são os testes aplicados em avaliações:
·
Teste de Inteligência –
avalia as aptidões mentais de uma pessoa, para comprar aos de outras pessoas.
·
Teste de Desempenho
- avalia o que uma pessoa aprendeu.
·
Teste de Aptidão –
prediz o desempenho futuro de uma pessoa.
A DINÂMICA DA INTELIGÊNCIA
FASE I – Evidências Transversais do Declínio Intelectual
Envelhecimento
e inteligência – Nossos músculos intelectuais entram em declínio ao longo do
tempo, logo, o declínio da capacidade mental com a idade faz parte do processo
geral de envelhecimento do organismo como um todo. (David WEchsler,1972)(Myers &
Dewall, 2017, p.330).
FASE II – Evidências Longitudinais da Estabilidade Intelectual
Ficou
constatado que a inteligência, nos achados longitudinais, permaneceram a mesma
com a idade. Derrubou o mito do declínio da inteligência.
FASE III – Tudo depende. Depende do que avaliamos e como
avaliamos. Do estilo de vida, da qualidade de vida. Estudos
em Cambridge, Inglaterra, revelou que um declínio mais acentuado da
inteligência, ocorre especialmente, após os 85 anos de idade (Brayne et
al.,1999)(Myers & Dewall, 2017, p.330). Considerando que os testes de
inteligências avaliam capacidades diferentes, um teste de velocidade do
raciocínio por exemplo, pode colocar o idoso em desvantagem, devido ao seu
processo neural mais lento.
Nossa
Inteligência cristalizada, que é o
nosso conhecimento acumulado refletido em nosso vocabulário e testes de analogia, aumenta até a velhice.
Nossa
Inteligência fluida, que é a nossa
capacidade de raciocinar de modo rápido e abstrato, diminui a partir dos 20 a 30 anos, desacelerando até os 75 anos, e depois mais rapidamente a partir dos 85 anos de idade.
EXTREMOS DA INTELIGÊNCIA
Extremo inferior –
Num extremo da curva, o score baixo, normalmente ocorre quando os scores dos
testes de inteligência estão em 70 ou abaixo.
Para
ser rotulado como portador de retardo
mental ou deficiência intelectual, deve-se satisfazer a dois critérios:
· Escore baixo no teste, ou seja, num teste de inteligência com 100
de média, um desvio padrão de 15, significa um score de inteligência
aproximadamente de 70.
· A pessoa pode ter dificuldade de adaptação às exigências normais
da vida, independente e expressas por três habilidades diferentes:
o
Habilidades
conceituais – linguagem, alfabetização, conceitos de dinheiro, tempo e número.
o
Habilidades
sociais – habilidades interpessoais, responsabilidades social e capacidade para
seguir regras básicas, leis e evitar ser vitimado.
o
Habilidades
práticas – cuidados pessoais diários, habilidade ocupacional, viagens e
cuidados de saúde.
Extremo Superior – Para QI acima de 135.
·
Jean Piaget pode
ser considerado um pequeno gênio, quando aos 15 anos já estava publicando
artigos científicos sobre moluscos.
·
Os críticos
concordam que crianças têm talentos diferentes umas das outras. Umas são boas
em algo em que outras são ruins, e vice-versa.
E que seria ingênuo educa-las de maneira igual, sendo importante proporcionar
uma oportunidade de desenvolvimento apropriada aos talentos de cada criança,
provendo igualdade para todos.
A nossa inteligência mental é
herdada geneticamente, e moldada e desenvolvida pelo ambiente em que vivemos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário