Processos Grupais e Relações de Poder: Martin Baró

 GRUPOS

  • Grupo é o lugar aonde as instituições se realizam e se produzem.
  • Para ser caracterizado um grupo é preciso que:
  • Os integrantes estejam reunidos em torno de um interesse comum;
  • No grupo, o "todo é maior do que as partes" se constituindo como uma nova identidade sendo mais do que apenas o somatório dos seus membros;
  • É preciso que se mantenham discriminadas as identidades individuais, de forma que as pessoas mantenham a sua individualidade e não virem uma massa indiscriminada;
  • É preciso que haja alguma forma de interação afetiva entre os membros do grupo, e seja estabelecido algum tipo de vínculo entre os integrantes;

Temos 2 maneiras de sermos inseridos no grupo

  • SOLIDARIEDADE ORGÂNICA – quando escolhemos integrantes para nosso grupo. Ex. companheiro e amigos.
  • SOLIDARIEDADE MECANICA – quando somos colocados para fazer parte de um grupo – ex. quando vamos a escola, ou entes familiares consanguíneos

Processos grupais

As categorias são subjetivas e dinâmicas em cada grupo:

  • CATEGORIA DE PRODUÇÃO: produção da satisfação em relação as necessidades do grupo
  • CATEGORIA DE DOMINAÇÃO: reprodução de hierarquias dominantes (ex. capitalismo)
  • CATEGORIA GRUPO-SUJEITO: 2 tipos
    •      Grupo sujeitos são os que aceitam mudanças e evoluem rápido.
    •      Grupos sujeitados são os que não aceitam devido a crença nas normas institucionais.

Ignácio Martin-Baró

  • Nasceu em Valladolid-Espanha em 07-11-1942.
  • Dedica sua vida à luta pela libertação em El Salvador, no trabalho desenvolvido com os trabalhadores do campo, e no meio acadêmico, com escritos sobre psicologia social e política.
  • Ingressou na Cia de Jesus em 1959, estudou humanidades em Quito-Equador, licenciado em Filosofia e Letras; bacharelado em Teologia na Bélgica; mestrado em Ciências Sociais e doutorado em Psicologia Social em Chicago.

 O PAPEL DO PSICÓLOGO (Ignácio Martin-Baró)

  • Definido em função das circunstâncias concretas da população que irá atender.
  • Psicologia contribui a partir de sua especificidade para buscar uma resposta.
  • Conscientização: horizonte primordial do fazer psicológico.
  • Ajudar a superar identidade alienada, pessoal e social.
  • Transformar as condições opressivas do seu contexto.
  • Conscientização exige mudar a perspectiva teórica e prática que se trabalha.
  • Recolocar seus conhecimentos e práxis a serviço das maiorias populares.
  • Acompanhá-las em seu caminho histórico em direção à libertação.
  • Definição de nossa identidade profissional e papel em nossas sociedades: examinar a situação de nossos povos e suas necessidades.
  • Compreensão genérica procedentes de outros lugares: compreensão míope diante das realidades.
  • Inadequadas para captar sua especificidade social e cultural.
  • Contexto centro-americano – momento atual: Situação estrutural de injustiça (estruturação injusta de seus sistemas sociais)
  • Sociedades pobres, assentam-se em regimes que distribuem desigualmente seus bens disponíveis
  • Submetendo a maioria dos povos a condições miseráveis
  • Pequenas minorias desfrutam de todo o tipo de comodidade e luxo
  • Maior parte do povo sem condições básicas de alimentação, moradia, saúde e educação
  • Contraste entre situação miserável e a superabundância das minorias oligárquicas (governo de poucas pessoas)
  • Constituinte da 1ª violação dos direitos humanos
  • Manutenção secular, graças a aplicação de mecanismos violentos de controle e repressão social
  • Impedindo ou frustrando esforço histórico para mudar/reformar estruturas sociais mais opressivas e injustas
  • Economias débeis como essas, veem-se forçadas a dedicar a maior parte de suas reservas ao esforço bélico e a destruição do próprio povo
  • Onde deveriam surgir fábricas – usado para bombas e helicópteros armados
  • Estados nacionais – satélites dos EUA – satelitização nacional (América Central)
  • Governantes norte-americanos repetem hoje (1978) o que  há 20 anos se expressava no Brasil (General Castelo Branco) golpe de Estado que instalou o Regime militar mais repressivos da história do continente sul- americano
  • Aceitar que a pobreza de nossos países contém uma certa dependência daqueles que podem nos ajudar.
  • Problema é hipotecar nossa própria identidade e autonomia sem resolver nossos problemas e eliminando a possibilidade de um futuro para nossos povos
  • Grandes decisões de nossos países são tomadas em função da segurança nacional dos EUA
  • Injustiça estrutural, guerras revolucionárias e a satelitização nacional – situação atual da América Central

Contexto histórico: Qual o papel do psicólogo?

  • 1968 – por que psicólogos têm repentina e inquietante preocupação?
  • Proliferação da Psicologia: função assumida na sociedade contemplada
  • Psicologia: solução alternativa para conflitos sociais – mudar indivíduos preservando a ordem social ou gerando a ilusão ao mudar indivíduo, também mudaria a ordem social, como se a sociedade fosse a soma dos indivíduos
  • Psicologia na América Central – dedicam-se aos setores mais rico – atividade enfatizando raízes pessoais do problema e se esquecem dos problemas sociais.
  • Contexto social converte-se numa espécie de natureza inquestionável
  • Exigências “objetivas” indivíduos devem buscar solução para seus problemas de modo individual e “subjetivo”
  • Esse enfoque e clientela: Psicologia servindo aos interesses da ordem social estabelecida.
  • Raízes históricas da própria Psicologia
  • Psicologia analisa a conduta/comportamento observável;
  • Dirigir o olhar à caixa preta da consciência humana;
  • Consciência não é simplesmente o âmbito privado do saber e sentir subjetivo dos indivíduos, mas,
  • Sobretudo, aquele âmbito onde cada pessoa encontra o impacto refletido de seu ser e de seu fazer na sociedade;
  • Onde assume e elabora um saber sobre si mesmo e sobre a realidade que lhe permite ser alguém, ter uma identidade pessoal e social;
  • Consciência é o saber ou não saber sobre si mesmo, sobre o mundo e sobre os demais;
  • Saber prático mais do que mental, adequado às realidades objetivas,
  • Só condicionadas parcialmente se torna saber reflexivo.
  • Consciência da realidade psicossocial: imagem que as pessoas têm de si que é produto da história de cada uma e que inclui também as Representações Sociais.
  • Saber social e cotidiano “senso comum” âmbito da ideologia
  • Psicologia: objetivo específico os processos da consciência humana – atender ao saber das pessoas sobre si mesmas, enquanto indivíduos e membros de uma coletividade.
  • Saber mais importante: inserido na práxis cotidiana, onde está implícito, estruturalmente inconsciente, e ideologicamente naturalizado, enquanto adequado ou não às realidades objetivas, enquanto humaniza ou não às pessoas, e enquanto permite ou impede os grupos e povos de manter o controle de sua própria existência
  • Comportamento: visto à luz de seu significado pessoal e social, do saber manifesto, do sentido que adquire a partir de uma perspectiva histórica.
  • Exemplo: Aprender, não é somente elaborar e reforçar uma sequência de estímulos e respostas, mas estruturar uma forma de relação da pessoa com seu meio,
  • Configurar um mundo onde o indivíduo ocupa um lugar e materializa seus interesses. 
  • Trabalhar não é apenas aplicar uma série de conhecimentos e habilidades para satisfação das próprias necessidades;
  • Trabalhar é fazer-se a si mesmo, transformando a realidade, encontrando-se ou alienando-se nesse quefazer sobre a rede das relações interpessoais e intergrupais
  • Conscientização: processo de transformação pessoal e social que experimentam os oprimidos latino-americanos quando se alfabetizam em dialética com o seu mundo.
  • Alfabetizar-se: aprender a ler a realidade circundante e a escrever a própria história.
  • Aprender a dizer a palavra da própria existência que é pessoal e coletiva
  • Pronunciar a palavra pessoal e comunitária exige que as pessoas assumam seu destino, tomem as rédeas de sua vida
  • Exige superar sua falsa consciência e atingir um saber crítico sobre si mesmas, sobre seu mundo e sobre sua inserção nesse mundo.
  • Processo de conscientização: três aspectos
  • Humano transforma-se ao modificar a realidade (processo dialético através do diálogo)
  • Gradual decodificação de seu mundo, pessoa capta os mecanismos que a oprimem e desumanizam (consciência desmistifica essa situação como natural) abrindo horizontes para novas possibilidades de ação.
  • Novo saber sobre sua realidade leva ao novo saber sobre si mesma e sobre sua identidade social.
  • Descobre o seu domínio sobre a natureza, em sua ação transformadora das coisas, em seu papel ativo nas relações com os demais.
  • Ignácio Martin-Baró Foi brutalmente assassinado pelo esquadrão da morte da repressão salvadorenha em 16-11-1969.

Referência: Aula do Prof. Dr. Antônio Figueiredo

 

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