Fenomenologia

 A Abordagem fenomenológica...

  • propõe estar o mais perto possível da vivência de seu cliente;
  • permanecendo no aqui e no agora
  • não interpreta o comportamento do cliente
  • ajuda-o a explorar e ficar consciente de como ele está fazendo sentido do mundo.
  • espírito investigativo sobre si, para que o cliente saiba "quem ele é" e "como ele é."
  • aborda o cliente de mente aberta e curiosidade genuina sobre sua experiência pessoal.

 O método fenomenológico proposto primeiro por Husserl (1931)

  • proposto como um método para investigar a natureza da existência.
  • a perspectiva fenomenológica é ...
    • a de que a pessoa está sempre ativamente fazendo sentido de seu mundo;
    • uma investigação fenomenológica no ambiente terapêutico
  • método utilizado na psicoterapia
  • Objetivo
    •  levar o terapeuta e cliente a investigar o significado subjetivo  do cliente e a experiência que ele tem de si próprio no mundo.
  • Componentes principais da investigação fenomenológica:
    • Epoché - redução fenomenológica - consiste em suspender crenças, premissas, julgamentos, para ver o cliente em sua situação.
    • Descrição - como o fenomeno do cliente no momento presente e interação com o terapeuta, se mostra imediatamente de forma obvia aos sentidos.
    • Horizontalismo - dá-se a mesma importãncia  a todos os aspectos do cliente (e também do terapeuta), no que diz respeito a comportamento, aparência, expressões e contexto.
    • Curiosidade Ativa -  o cliente é sempre um paticipante ativo naquilo que está vivenciando e como o está vivenciando, inclusive a queixa que o levou a buscar terapia.
Redução Fenomenológica - Epoché
  • procura identificar e reconhecer as preconcepções, os julgamentos e atitudes que o cliente leva à terapia.
  • o terapeuta deixa de lado todas essas coisas para estar inteiro no setting,
  • o terapeuta não elimina suas premissas e a prioris, apenas os suspende para estar em contato com a realidade do cliente.
  • PERCEPÇÃO é considerada como um processo de construção e resolução de problemas e nã a reprodução de uma realidade, se mantendo próximo daquilo que é novo e emerge na terapia, como experiência única do indivíduo.
  • Identificar os seguintes aspectos no relato do cliente:
    • Qual a sua reação, enquanto terapeuta?
    • Qual a sua emoção, ao escutá-lo?
    • Que juizo imediato faz ao ouvir os relatos?
    • Observar a diferença da percepção que o terapeuta e o cliente tem do mesmo evento.
    • Parte da premissa de que
      • Suas opiniões e juízos são potencialemnte suspeitos e prematuros;
      • que é preciso esperar antes de chegar a quaisquer conclusões
    • Exercícios de Awareness ajuda-o a ouvir com seu coração e com seu corpo e não com sua mente!
Descrição
  • Significa permanecer com a awareness daquilo que pe imediatamente óbvio e descrever o que vê.
  • Se limita a descrever o que percebe:  ver, ouve, sente...
  • Intervenções típicas...
    • Estou percebendo... (que ficou emocionada ao falar...)
    • Parece que você está dizendo... (que o mais importante são os filhos estarem bem...)
    • Você parece... (que está angustiada...)
    • Percebi que... (você chegou eufórica hoje...)
  • Observar as funções de contato é...
    • observar as maneiras de perceber, vivenciar e tocar o mundo e suas reações corporais.
    • Observar uma reação emocional, uma tensão corporal ou perda de interesse
    • Pontuar essas questões pretende ajudar o cliente a...
      •  entrar em conattao com sua experiência e descobrir o que está atrapalhando.
      • trazer à tona suas interpretações ,c renças e fazimento de sentido sobre seus sentimentos e experiencias.
    • Comentar com sensibilidade e de uma maneira que pareça relevante para o pocesso terapêutico.
Horizontalismo
  •  Tudo o que acontece é potencialmente tão importante quanto qualquer outra coisa.
  • Não se presume hierarquia de importância naquilo que o cliente traz.
  • É obtido se o terapeuta estiver sendo bem sucedido na redução e limitando suas intervenções a descrições de "o que é".
Curiosidade Ativa
  • Parte essencial do terapeuta que está tentando entender o mundo do cliente.
  • Terapeuta deve estar atento a...
    • Como a situação surge?
    • Que sentido faz para o cliente?
    • Como se encaixa naquilo que ele conta?
    • O que isso significa num campo mais amplo?
  • Tem como objetivo...
    • ajudar o cliente a explorar e clarificar sua prórpia compreensão.
  • Investigar com questões abertas como:
    • Como é que foi isso?
    • Como foi seu sono?
    • Como você se sentiu?
  • Dois métodos de investigação específica:
    • Exploração Microprocessual - o terapeuta convida o cliente a prestar atenção minuciosa a sua experiência durante alguns segundos a fim de que fique conscinete de sua reação complexa e alguma coisa.
    • Adotar uma posição de ingenuidade clínica - comece perguntando algo que você já sabe a resposta. Tem a finalidade de trazer a tona aquilo que esta encoberto, sendo útil quando a histporia ouvida não faz sentido para o terapeuta.
Quando o terapeuta deve fazer Intervenções?
  • quando já acumulou dados suficientes a respeito do caso.
  • formular hipóteses a respeito da natureza das figuras emergentes específicas do cliente.
  • formular hipóteses sobre o fundo não percebido
  • Pensar questões, problemas e possíveis intervenções que podem ser úteis.
  • Deve-se, sobretudo, aprender  com as experiências.

Referências:
JOYCE, P.; SILLS, C. Técnicas em Gestalt> Aconselhamento e psicoterapia. Editora Vozes.

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