Aprendizagem pelas consequências: o controle aversivo - Capítulo 4

Sabe-se que:
Comportamento Operante - é aquele que produz modificações no ambiente e que é afetado por elas.
Modificações no ambiente - são as consequências de um comportamento.
Reforço - é um tipo de consequência que aumenta a probabilidade do comportamento reforçado se repetir, podendo ser:

  • Reforço Positivo - adiciona um estímulo ao ambiente, para continuar com o comportamento.
  • Reforço Negativo - Retira um estímulo do ambiente, para continuar com o comportamento.

Punição - é uma consequência do comportamento que diminui a frequência do comportamento se repetir, podendo ser, os controles aversivos do comportamento:
  • Punição Positiva - adiciona um estímulo ao ambiente, para reduzir o comportamento.
  • Exemplos de punição positiva (adição de um estímulo aversivo) • Um rato, modelado a pressionar uma barra para obter água, recebe, além da água, um choque quando age assim e pára de fazê-lo; • jogar bola dentro de casa, "levar uma surra" e não jogar mais bola nesse local; • ultrapassar o sinal vermelho, ser multado e não infringir mais essa regra; • "dizer palavrão", "receber uma bronca" e diminuir bastante a freqüência dessa atitude.
  • Punição Negativa - Retira um estímulo do ambiente, para reduzir o comportamento.
  • Exemplos de punição negativa (retirada de um estímulo reforçador de outro comportamento do ambiente) • Fazer traquinagens, perder a "mesada" e diminuir bastante a freqüência com que se faz traquinagens; • cometer um assalto, ser preso (perder a liberdade) e não cometer mais crimes; • fumar, não receber beijos da namorada por isso e diminuir bastante o número de cigarros fumados por dia; • dirigir embriagado, perder a carteira de motorista e não mais dirigir embriagado.
Reforço negativo, punição negativa e positiva são controles aversivos do comportamento  porque o indivíduo se comporta para que algo não aconteça, ou para subtrair um estímulo do ambiente, ou para fazer com que o comportamento nem ocorra.

Nem sempre um estímulo é aversivo para todas as pessoas, trata-se de um conceito relacional.
Os estímulos aversivos serão definidos como aqueles que reduzem a freqüência do comportamento que os produzem (estímulos punidores positivos), ou aumentam a freqüência do comportamento que os retiram (estímulos reforçadores negativos). 

CONTINGÊNCIAS DE REFORÇO NEGATIVO
  • O reforço se dá tanto com a retirada como com a apresentação de estímulos.
  • Estímulo retirado do ambiente é chamado reforçador negativo.
  • Estímulo adicionado ao ambiente é chamado reforçador positivo.
  • Via de regra, dois tipos de comportamento operante são mantidos por contingências de reforço negativo: comportamento de fuga e comportamento de esquiva.
COMPORTAMENTO DE FUGA
  • no momento em que um determinado estímulo aversivo está presente no ambiente, e esse comportamento retira-o do ambiente. 
  • EXEMPLO: adolescente usar um creme para secar uma acne que já está em seu rosto. Nesse caso, a resposta de usar o creme é uma fuga, mantida pela retirada da espinha da face, que é um estímulo aversivo já presente.
  • EXEMPLO:  se a mãe vê o quarto desarrumado e começa a brigar, nós o arrumamos para que ela pare, o que é um exemplo de fuga. Nesse caso, a briga já está presente. 
COMPORTAMENTO DE ESQUIVA
  •  comportamento que evita ou atrasa o contato com um estímulo aversivo, isto é, o comportamento de esquiva ocorre quando um determinado estímulo aversivo não está presente no ambiente, e emitir este comportamento (de esquiva) faz com que o estímulo não apareça, ou demore mais para aparecer. 
  • EXEMPLO: adolescente faz uma dieta menos calórica para evitar o aparecimento de espinhas, nesse caso, as espinhas ainda não estão presentes, e a resposta (comportamento) de fazer dieta evitou a apresentação do estímulo aversivo, constituindo- se em uma esquiva.
  • EXEMPLO:  Arrumar o quarto logo que acordamos para evitar reclamações da mãe é um exemplo de esquiva, pois a mãe ainda não está reclamando.
 EXTINÇÃO DE UM COMPORTAMENTO:
  • Um comportamento produzia uma conseqüência reforçadora (telefonar para a namorada era reforçado por sua voz do outro lado quando ela atendia). Caso o namoro acabe e a ex-namorada se recuse a atender os telefonemas, o comportamento de telefonar para ela estará em extinção. Ou seja, não produz mais a conseqüência reforçadora que produzia. 
  • Se difere da Punição negativa, porque nessa, um comportamento passa a ter uma nova consequência, a qual é a perda de reforçadores.

EFEITOS COLATERAIS DO CONTROLE AVERSIVO
  • Eliciação de respostas emocionais- como tremores, taquicardia, palpitações, choro, etc.
  • Supressão de outros comportamentos além do punido-reduzindo outros comportamentos que estavam ocorrendo no momento da punição.
  • Emissão de respostas incompatíveis ao comportamento punido-Após a punição de um comportamento, os organismos, em geral, passam a emitir uma segunda resposta que torne improvável a repetição do comportamento punido. Essa segunda resposta é chamada resposta incompatível ou resposta controladora, uma vez que é uma forma de o organismo controlar seu próprio comportamento. 
  • Contracontrole - o organismo controlado emite uma nova resposta que impede que o agente controlador mantenha o controle sobre o seu comportamento. A mentira, muitas vezes, funciona como uma resposta de contracontrole,
PORQUE PUNIMOS TANTO?
  • Imediaticidade da consequência
  • eficácia não depende da privação
  • facilidade no arranjo das contingências
ALTERNATIVAS DE CONTROLES AVERSIVOS
  • Reforço positivo em lugar de reforço negativo 
  • Extinção em vez de punição 
  • Reforçamento diferencial - envolve reforço e extinção.
  • Aumento da densidade de reforços para outras alternativas, sugere reforçar com mais freqüência outros comportamentos do que os indesejáveis.



REFERÊNCIAS: Princípios de Análise do Comportamento, Moreira e Medeiros.

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