Comportamento Operante - é aquele que produz modificações no ambiente e que é afetado por elas.
Modificações no ambiente - são as consequências de um comportamento.
Reforço - é um tipo de consequência que aumenta a probabilidade do comportamento reforçado se repetir, podendo ser:
- Reforço Positivo - adiciona um estímulo ao ambiente, para continuar com o comportamento.
- Reforço Negativo - Retira um estímulo do ambiente, para continuar com o comportamento.
Punição - é uma consequência do comportamento que diminui a frequência do comportamento se repetir, podendo ser, os controles aversivos do comportamento:
- Punição Positiva - adiciona um estímulo ao ambiente, para reduzir o comportamento.
- Exemplos de punição positiva (adição de um estímulo aversivo) • Um rato, modelado a pressionar uma barra para obter água, recebe, além da água, um choque quando age assim e pára de fazê-lo; • jogar bola dentro de casa, "levar uma surra" e não jogar mais bola nesse local; • ultrapassar o sinal vermelho, ser multado e não infringir mais essa regra; • "dizer palavrão", "receber uma bronca" e diminuir bastante a freqüência dessa atitude.
- Punição Negativa - Retira um estímulo do ambiente, para reduzir o comportamento.
- Exemplos de punição negativa (retirada de um estímulo reforçador de outro comportamento do ambiente) • Fazer traquinagens, perder a "mesada" e diminuir bastante a freqüência com que se faz traquinagens; • cometer um assalto, ser preso (perder a liberdade) e não cometer mais crimes; • fumar, não receber beijos da namorada por isso e diminuir bastante o número de cigarros fumados por dia; • dirigir embriagado, perder a carteira de motorista e não mais dirigir embriagado.
Reforço negativo, punição negativa e positiva são controles aversivos do comportamento porque o indivíduo se comporta para que algo não aconteça, ou para subtrair um estímulo do ambiente, ou para fazer com que o comportamento nem ocorra.
Nem sempre um estímulo é aversivo para todas as pessoas, trata-se de um conceito relacional.
Os estímulos aversivos serão definidos como aqueles que reduzem a freqüência do comportamento que os produzem (estímulos punidores positivos), ou aumentam a freqüência do comportamento que os retiram (estímulos reforçadores negativos).
CONTINGÊNCIAS DE REFORÇO NEGATIVO
- O reforço se dá tanto com a retirada como com a apresentação de estímulos.
- Estímulo retirado do ambiente é chamado reforçador negativo.
- Estímulo adicionado ao ambiente é chamado reforçador positivo.
- Via de regra, dois tipos de comportamento operante são mantidos por contingências de reforço negativo: comportamento de fuga e comportamento de esquiva.
COMPORTAMENTO DE FUGA
- no momento em que um determinado estímulo aversivo está presente no ambiente, e esse comportamento retira-o do ambiente.
- EXEMPLO: adolescente usar um creme para secar uma acne que já está em seu rosto. Nesse caso, a resposta de usar o creme é uma fuga, mantida pela retirada da espinha da face, que é um estímulo aversivo já presente.
- EXEMPLO: se a mãe vê o quarto desarrumado e começa a brigar, nós o arrumamos para que ela pare, o que é um exemplo de fuga. Nesse caso, a briga já está presente.
COMPORTAMENTO DE ESQUIVA
- comportamento que evita ou atrasa o contato com um estímulo aversivo, isto é, o comportamento de esquiva ocorre quando um determinado estímulo aversivo não está presente no ambiente, e emitir este comportamento (de esquiva) faz com que o estímulo não apareça, ou demore mais para aparecer.
- EXEMPLO: adolescente faz uma dieta menos calórica para evitar o aparecimento de espinhas, nesse caso, as espinhas ainda não estão presentes, e a resposta (comportamento) de fazer dieta evitou a apresentação do estímulo aversivo, constituindo- se em uma esquiva.
- EXEMPLO: Arrumar o quarto logo que acordamos para evitar reclamações da mãe é um exemplo de esquiva, pois a mãe ainda não está reclamando.
EXTINÇÃO DE UM COMPORTAMENTO:
- Um comportamento produzia uma conseqüência reforçadora (telefonar para a namorada era reforçado por sua voz do outro lado quando ela atendia). Caso o namoro acabe e a ex-namorada se recuse a atender os telefonemas, o comportamento de telefonar para ela estará em extinção. Ou seja, não produz mais a conseqüência reforçadora que produzia.
- Se difere da Punição negativa, porque nessa, um comportamento passa a ter uma nova consequência, a qual é a perda de reforçadores.
EFEITOS COLATERAIS DO CONTROLE AVERSIVO
- Eliciação de respostas emocionais- como tremores, taquicardia, palpitações, choro, etc.
- Supressão de outros comportamentos além do punido-reduzindo outros comportamentos que estavam ocorrendo no momento da punição.
- Emissão de respostas incompatíveis ao comportamento punido-Após a punição de um comportamento, os organismos, em geral, passam a emitir uma segunda resposta que torne improvável a repetição do comportamento punido. Essa segunda resposta é chamada resposta incompatível ou resposta controladora, uma vez que é uma forma de o organismo controlar seu próprio comportamento.
- Contracontrole - o organismo controlado emite uma nova resposta que impede que o agente controlador mantenha o controle sobre o seu comportamento. A mentira, muitas vezes, funciona como uma resposta de contracontrole,
PORQUE PUNIMOS TANTO?
- Imediaticidade da consequência
- eficácia não depende da privação
- facilidade no arranjo das contingências
ALTERNATIVAS DE CONTROLES AVERSIVOS
- Reforço positivo em lugar de reforço negativo
- Extinção em vez de punição
- Reforçamento diferencial - envolve reforço e extinção.
- Aumento da densidade de reforços para outras alternativas, sugere reforçar com mais freqüência outros comportamentos do que os indesejáveis.
REFERÊNCIAS: Princípios de Análise do Comportamento, Moreira e Medeiros.
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