REFORÇO
- AUMENTA A PROBABILIDADE DO COMPORTAMENTO SE REPETIR.
- REFORÇO NEGATIVO: RETIRA ALGO AVERSIVO DO AMBIENTE PARA AUMENTAR A PROBABILIDADE DO COMPORTAMENTO SE REPETIR.
- REFORÇO POSITIVO: ACRESCENTA ALGO AGRADÁVEL, PARA AUMENTAR A PROBABILIDADE DO COMPORTAMENTO SE REPETIR.
- é A RETIRADA DO REFORÇO
- DIMINUI A PROBABILIDADE DO COMPORTAMENTO SE REPETIR
- PUNIÇÃO NEGATIVA: RETIRA ALGO AGRADÁVEL, PARA DIMUNIR A PROBABILIDADE DO COMPORTAMENTO SE REPETIR.
- PUNIÇÃO POSITIVA: ACRESCENTA ALGO DESAGRADÁVEL PARA DIMUNIR A PROBABILIDADE DO COMPORTAMENTO SE REPETIR.
De forma similar às consequências reforçadoras, existem dois tipos de consequências punitivas: a positiva e a negativa. A punição
positiva é uma consequência que consiste na apresentação de um estímulo que reduz a probabilidade de ocorrência futura do
comportamento que a produziu. Por exemplo, uma pessoa alérgica a camarão passa mal ao comê-lo. A partir dessa reação, não
come mais camarão. No caso, o comportamento de comer camarão produziu a apresentação de sintomas aversivos, como
dificuldade para respirar, manchas vermelhas na pele, coceira, etc. Como houve uma diminuição na frequência desse
comportamento, afirmamos que ele foi positivamente punido.
A punição negativa, por sua vez, é uma consequência que consiste na retirada (ou perda) de reforçadores de outros
comportamentos. Essa consequência tornará o comportamento que a produziu menos provável no futuro. Por exemplo, uma pessoa
que acessa sites não confiáveis na internet pode danificar seu computador, de forma que ele deixe de funcionar. Assim, ela deixa de
acessar esses sites. Nesse caso, a consequência do comportamento de acessar sites não seguros foi a perda dos reforçadores
disponibilizados pelo computador funcionando. Como houve uma diminuição na frequência do comportamento de acessar sites
perigosos pela retirada dos reforçadores associados ao computador funcionando, concluímos que houve uma punição negativa.
Alguns videogames bloqueiam certas funções do aparelho, como o acesso à internet pelo console, por exemplo, como consequência
do uso de jogos piratas pelo usuário. Caso uma pessoa deixe de usar jogos piratas no seu videogame devido ao bloqueio que o seu
aparelho sofreu, dizemos que a perda do acesso às funções bloqueadas foi uma punição negativa.
É importante enfatizar que a punição, seja positiva, seja negativa, resulta, por definição, na redução da frequência ou da
probabilidade do comportamento. Os termos positivo e negativo indicam apenas apresentação ou retirada de estímulos,
respectivamente. Em Análise do Comportamento, positivo não é bom e negativo não é ruim; simplesmente, positivo é apresentação,
e negativo é retirada:
Punição positiva: diminui a probabilidade de o comportamento ocorrer novamente pela consequente adição de um estímulo
aversivo ao ambiente.
Punição negativa: diminui a probabilidade de o comportamento ocorrer novamente pela consequente retirada de um
estímulo reforçador (de outros comportamentos) do ambiente.
De forma similar às consequências reforçadoras, existem dois tipos de consequências punitivas: a positiva e a negativa. A punição
positiva é uma consequência que consiste na apresentação de um estímulo que reduz a probabilidade de ocorrência futura do
comportamento que a produziu. Por exemplo, uma pessoa alérgica a camarão passa mal ao comê-lo. A partir dessa reação, não
come mais camarão. No caso, o comportamento de comer camarão produziu a apresentação de sintomas aversivos, como
dificuldade para respirar, manchas vermelhas na pele, coceira, etc. Como houve uma diminuição na frequência desse
comportamento, afirmamos que ele foi positivamente punido.
A punição negativa, por sua vez, é uma consequência que consiste na retirada (ou perda) de reforçadores de outros
comportamentos. Essa consequência tornará o comportamento que a produziu menos provável no futuro. Por exemplo, uma pessoa
que acessa sites não confiáveis na internet pode danificar seu computador, de forma que ele deixe de funcionar. Assim, ela deixa de
acessar esses sites. Nesse caso, a consequência do comportamento de acessar sites não seguros foi a perda dos reforçadores
disponibilizados pelo computador funcionando. Como houve uma diminuição na frequência do comportamento de acessar sites
perigosos pela retirada dos reforçadores associados ao computador funcionando, concluímos que houve uma punição negativa.
Alguns videogames bloqueiam certas funções do aparelho, como o acesso à internet pelo console, por exemplo, como consequência
do uso de jogos piratas pelo usuário. Caso uma pessoa deixe de usar jogos piratas no seu videogame devido ao bloqueio que o seu
aparelho sofreu, dizemos que a perda do acesso às funções bloqueadas foi uma punição negativa.
É importante enfatizar que a punição, seja positiva, seja negativa, resulta, por definição, na redução da frequência ou da
probabilidade do comportamento. Os termos positivo e negativo indicam apenas apresentação ou retirada de estímulos,
respectivamente. Em Análise do Comportamento, positivo não é bom e negativo não é ruim; simplesmente, positivo é apresentação,
e negativo é retirada:
Punição positiva: diminui a probabilidade de o comportamento ocorrer novamente pela consequente adição de um estímulo
aversivo ao ambiente.
Punição negativa: diminui a probabilidade de o comportamento ocorrer novamente pela consequente retirada de um
estímulo reforçador (de outros comportamentos) do ambiente.
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