Ciclo I - Projeto do PI-V

 1.     TEMA

Os impactos psicoemocionais em estudantes do ensino médio na era digital.

 

2.     PROBLEMA / QUESTÃO NORTEADORA


Como o psicólogo(a) educacional pode contribuir para minimizar os impactos psicoemocionais em estudantes do ensino médio, num modelo de educação à distância?

 

3.     JUSTIFICATIVA


Conforme o Código de Ética Profissional do Psicólogo, no Item II dos Princípios Fundamentais, “O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” (2005, p.7).

 Considerando que o modelo de educação à distância, associado ao isolamento social necessário em função da Pandemia do Covid-19, os impactos psicoemocionais da comunidade de estudantes de ensino médio vêm demandando intervenções psicológicas no âmbito da escola, com a finalidade de que os estudantes possam dar continuidade aos estudos, sem prejuízos em seu aprendizado.

A partir desse contexto, torna-se necessário conhecer as novas formas de atuação do psicólogo educacional, no modelo de ensino à distância, a fim de contribuir para minimizar os impactos psicoemocionais desses estudantes, o que vai impactar na sua qualidade de vida, bem como, das pessoas e da comunidade que o rodeia.

 

4.     OBJETIVOS

4.1. GERAL


Conhecer os impactos psicoemocionais de estudantes de ensino médio, agravados pelo modelo de educação à distância e do isolamento social demandado pela pandemia do coronavírus, bem como, as formas de atuação do psicólogo(a) educacional na era digital.

 

4.2  ESPECÍFICO


·       Identificar os impactos psicoemocionais que os estudantes de ensino médio vêm enfrentando com a necessidade de se adaptar à essa nova realidade, através de questionário online aplicado a esse público.

·       Compreender as dificuldades e desafios do psicólogo escolar para atuar no âmbito da escola de forma virtual.

·       Investigar as perspectivas futuras de atuação do psicólogo escolar pós-pandemia.

  

5. METODOLOGIA


Será realizada uma entrevista mista, a estudantes do ensino médio, através de questionário, utilizando uma abordagem quantitativa-qualitativa, com a finalidade de identificar os impactos psicoemocionais frente ao desafio de estudar virtualmente. Segundo Erthal (2009, pg. 54) na entrevista mista, há questões estruturadas e não-estruturadas com o objetivo de melhorar a quantidade e a qualidade das informações colhidas.

Por outro lado, para compreender como os psicólogos escolares estão atuando no modelo EAD, especificamente no ensino médio, levando-se em consideração, o contexto de pandemia do COVID-19 será utilizado como fonte de pesquisa principal, os Artigos científicos que tratam dessa nova realidade sobre a qual o psicólogo escolar tem precisado se adaptar.

Também serão utilizados livros como método de coleta de informações, bem como, publicações e regulamentações do Conselho Federal de Psicologia, e sites de publicação de artigos mencionados nas referências para adquirir conhecimento sobre a temática e atingir os objetivos específicos propostos no projeto. 

Após apuração dos resultados da entrevista, será enviado aos alunos do ensino médio, que participaram da presente pesquisa, através de e-mail pessoal coletado no questionário aplicado, uma cartilha que contemple orientações e os meios de buscarem ajuda através do psicólogo escolar, para lidarem com os conflitos psicoemocionais, que possam prejudicar o seu desenvolvimento educacional, na era digital.

  

5.     CRONOGRAMA

 

 ATIVIDADES/PERÍODO

MAR/2021

ABR/2021

MAI/2021

JUN/2021

 Tema

x

 

 

 

 Questão Norteadora

x

 

 

 

 Objetivo geral / Específicos

x

 

 

 

 Justificativa

x

x

 

 

 Metodologia

 

x

 

 

 Cronograma / Referências

 

x

 

 

 ENTREGA DO CICLO I

 

x

 

 Questionário de pesquisa

 

x

Elaboração da Cartilha (Produto)  

 

    

x

 APRESENTAÇÃO PRODUTO

 

 

 

x

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário