1. TEMA
Os impactos psicoemocionais em
estudantes do ensino médio na era digital.
2.
PROBLEMA / QUESTÃO NORTEADORA
Como o psicólogo(a) educacional pode
contribuir para minimizar os impactos psicoemocionais em estudantes do ensino
médio, num modelo de educação à distância?
3.
JUSTIFICATIVA
Conforme o Código de Ética
Profissional do Psicólogo, no Item II dos Princípios Fundamentais, “O psicólogo trabalhará visando
promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e
contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência,
discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” (2005, p.7).
Considerando que o modelo de educação à
distância, associado ao isolamento social necessário em função da Pandemia do
Covid-19, os impactos psicoemocionais da comunidade de estudantes de ensino
médio vêm demandando intervenções psicológicas no âmbito da escola, com a
finalidade de que os estudantes possam dar continuidade aos estudos, sem
prejuízos em seu aprendizado.
A partir desse contexto, torna-se
necessário conhecer as novas formas de atuação do psicólogo educacional, no
modelo de ensino à distância, a fim de contribuir para minimizar os impactos psicoemocionais
desses estudantes, o que vai impactar na sua qualidade de vida, bem como, das
pessoas e da comunidade que o rodeia.
4.
OBJETIVOS
4.1. GERAL
Conhecer os impactos
psicoemocionais de estudantes de ensino médio, agravados pelo modelo de
educação à distância e do isolamento social demandado pela pandemia do
coronavírus, bem como, as formas de atuação do psicólogo(a) educacional na era digital.
4.2 ESPECÍFICO
·
Identificar os impactos psicoemocionais que
os estudantes de ensino médio vêm enfrentando com a necessidade de se adaptar à
essa nova realidade, através de questionário online aplicado a esse público.
·
Compreender as dificuldades e desafios do
psicólogo escolar para atuar no âmbito da escola de forma virtual.
·
Investigar as perspectivas futuras de atuação do psicólogo escolar
pós-pandemia.
5. METODOLOGIA
Será realizada uma
entrevista mista, a estudantes do ensino médio, através de questionário, utilizando
uma abordagem quantitativa-qualitativa, com a finalidade de identificar os
impactos psicoemocionais frente ao desafio de estudar virtualmente. Segundo
Erthal (2009, pg. 54) na entrevista mista, há questões estruturadas e
não-estruturadas com o objetivo de melhorar a quantidade e a qualidade das
informações colhidas.
Por outro lado,
para compreender como os psicólogos escolares estão atuando no modelo EAD,
especificamente no ensino médio, levando-se em consideração, o contexto de
pandemia do COVID-19 será utilizado como fonte de pesquisa principal, os
Artigos científicos que tratam dessa nova realidade sobre a qual o psicólogo escolar
tem precisado se adaptar.
Também serão
utilizados livros como método de coleta de informações, bem como, publicações e
regulamentações do Conselho Federal de Psicologia, e sites de publicação de
artigos mencionados nas referências para adquirir conhecimento sobre a temática
e atingir os objetivos específicos propostos no projeto.
Após apuração dos
resultados da entrevista, será enviado aos alunos do ensino médio, que
participaram da presente pesquisa, através de e-mail pessoal coletado no
questionário aplicado, uma cartilha que contemple orientações e os meios de
buscarem ajuda através do psicólogo escolar, para lidarem com os conflitos
psicoemocionais, que possam prejudicar o seu desenvolvimento educacional, na
era digital.
5. CRONOGRAMA
ATIVIDADES/PERÍODO |
MAR/2021 |
ABR/2021 |
MAI/2021 |
JUN/2021 |
Tema |
x |
|
|
|
Questão Norteadora |
x |
|
|
|
Objetivo geral /
Específicos |
x |
|
|
|
Justificativa |
x |
x |
|
|
Metodologia |
|
x |
|
|
Cronograma /
Referências |
|
x |
|
|
ENTREGA DO CICLO I |
|
x |
|
|
Questionário de
pesquisa |
|
x |
||
Elaboração da Cartilha (Produto) |
|
|
x |
|
APRESENTAÇÃO PRODUTO |
|
|
|
x |
Nenhum comentário:
Postar um comentário