A Psicologia em Instituições Educacionais - A Psicologia no Brasil.


A Psicologia tornou-se necessária como ciência básica e instrumental para a Pedagogia, colaborando para o desenvolvimento prático e teórico para a Educação. Posteriormente se expandiu pela Organização do Trabalho e Atendimento clínico nos serviços de orientação infantil.

Nos asnos iniciais da República, houve grandes influencias das ideias positivistas e liberais sobre o pensamento brasileiro em geral e sobre o pensamento educacional em especial. No plano educacional surgem as ideias do cientificismo  e no humanismo, penetrando no fundamentos da organização escolar.

Os defensores do positivismo pretendiam difundir suas ideais por meio da educação escolarizada. A reforma Benjamim Constant em 1890, propunha a liberdade, a laicidade e a gratuidade do ensino primário em consonância com a orientação constitucional., introduzindo disciplinas de natureza científica, como a substituição da filosofia pelas disciplinas Psicologia e lógica.

Percebeu-se que as ideias propostas nos modelos europeus e norte-americanas, estavam dissociadas da realidade brasileira, não levando em conta as necessidades concretas da realidade brasileira.

Os grades problemas educacionais enfrentados foram analfabetismo, 2/3 da população em idade escolar estavam fora das escolas. Surge a escola primária, a escola secundária deu-se basicamente pela rede privada de ensino.

Século XX foi marcado por maior desenvolvimento urbano-industrial, e a industrialização massiva exigia cada vez mais indivíduos mais especializados, capacitados. Ampliou-se o número de escolas elementares e do combate ao analfabetismo. As teorias pedagógicas, preocupadas com o processo de ensino aprendizagem  - escola novismo - penetraram sistematicamente no Brasil, junto a teorias e técnicas da Psicologia.

Surgem dois grandes movimentos educacionais: de difusão a educação, cujo precursor foi Manoel Bonfim,  e a influência do escola novista no pensamento pedagógico. Manoel Bonfim tinha como principal determinante do atraso do país, a ignorância historicamente imposta pelas classes dominantes ao povo brasileiro, como num processo de alienação educacional pela  maioria. Além disso, havia muita discriminação em função das diversidades de raças, a presença da raça negra, considerada na época, como uma raça inferior pelas elites, porém, ele já tinha uma percepção de essa ideia era equivocada, e intensificavam os problemas do país.

A defesa da educação do país foi motivada por alguns intelectuais e políticos por considerarem a ignorância a causa do atraso do Brasil e o analfabetismo nacional uma vergonha. Alguns como Antonio carneiro Leão, defendia a ideai de que não deveria ser difundida qualquer tipo de instrução, mas sim, a instrução profissional ligada ao comércio e à indústria, achava que a mera alfabetização poderia ser perigosa, já que ao sair do estado de ignorância o povo ameaçaria os privilégios da classe dominante.

Surge o escolanovismo, movimento pedagógico, educacional  favor da difusão da instrução, porém, com a sustentação teórico-prática. Seu projeto baseava-se nas ideias da modernidade, exigindo um novo perfil do homem para educação.

Década de 20 surgem os primeiros profissionais voltados especialmente para a Educação, como Lourenço Filho (Um dos primeiros psicólogos brasileiros), Fernando de Azevedo, Anísio Teixeira e outros. Com isso a Psicologia tornou-se, exigência vital para a educação no escolanovismo, pois essa ciência deveria ser capaz de fornecer muitos dos subsídios teóricos  e arsenal técnico para instrumentalizar a ação educativa. A Psicologia torna-se o pilar de sustentação cientifica para essa concepção pedagógica. Foram introduzidas os processos de desenvolvimento psíquico, da aprendizagem, da dinâmica das relações interpessoais, da personalidade, das vocações, aptidões, motivações, etc.

PEDAGOGIUM - constituído inicialmente como museu pedagógico, cuja ideia inicial partiu de Rui Barbosa, tinha como finalidade fazer reformas e melhoras para a educação nacional. Em 1897 o Pedagogium passa a ser um centro de cultura superior aberto ao público. Em 1906 foi criado o primeiro laboratório de psicologia experimental no Brasil, que durou por 12 anos soba  direção de Manoel Bomfim.

INSTITUTO DE PSICOLOGIA DE PERNAMBUCO - Criado em 1925 por Ulysses Pernambucano. Foi transferido em 1929 para o setor de Educação, anexo à secretaria de Justiça e Instrução de Pernambuco, passando a se chamar Instituto de Seleção e Orientação Profissional. Ulysses implementou a educação para "deficientes mentais". Criou a Escola para anormais e outras escolas para deficientes mentais, sempre vinculada à ação psiquiátrica.

ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO PEDAGÓGICO DE BELO HORIZONTE - surge no final da década de 20, essa escola de aperfeiçoamento foi uma realização pertinente à Reforma do Ensino de Minas Gerais, empreendida por Francisco Campos. Promoveu diversos cursos para os Docentes iminentes da Psicologia na época. Soba responsabilidade de Antipoff foi criado o laboratório de Psicologia  para subsidiar rumos educacionais em Minas Gerais, sobretudo na formação de docentes. Junto a essa escola foi criada uma classe especial de "deficientes mentais", germe de diversas escolas desse ripo e da Sociedade Pestalozzi de Minas Gerais.

ESCOLAS NORMAIS - uma das mais importantes contribuições esperadas para  o estabelecimento da Psicologia científica no Brasil. Muitos profissionais da Pscologia iniciaram nessas escolas. As primeiras escolas normais surgem no século XIX, mas somente a partir do sec. XX,  a Psicologia surge de forma sistemática em seu currículo. Em 1928 por decreto a disciplina Psicologia foi inserida nos currículos das Escolas Normais, de todas as cidades brasileiras.

A PSICOLOGIA NAS OBRAS PEDAGÓGICAS E PSICOLÓGICAS

As obras tratam da Psicologia relacionada ao ensino normal, porém, são valorosas para compreensão da Psicologia no Brasil., já que a Psicologia serve pilar científico para o processo de ensino aprendizagem

Século XX, a Psicologia emergiu como ciência por intermédio dos conhecimentos produzidos na Europa e nos Estados Unidos. A Pscologia se expande no Brasil, surgem novos laboratórios de pesquisas, por conta das ideias do escolanovismo relacionado a Psicologia Brasileira, já que esta deveria subsidiar  as transformações das escolas, as relações entre professores e alunos, o processo de ensino-aprendizagem, modernização metodológica, organização e classes, o desenvolvimento da criança, enfim, a Psicologia se torna o maior braço científico e técnico da nova concepção de Educação.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
A Psicologia do Brasil - Leitura histórica sobre sua constituição.

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