“Tipologia textual” (Tipos textuais) não devem ser
confundidas com “Gêneros
Textuais” (gêneros discursivos), pois não são a mesma coisa.
Estas são duas
classificações que recebem os textos que produzimos a longo de nossa vida, seja
na forma oral, levando em consideração estruturas específicas, seguindo regras
gramaticais, mais formal, ou escrita,
que se preocupa não em classificar um
texto por regras, mas sim levando em consideração a finalidade do texto;
o papel dos interlocutores; a situação de comunicação. São inúmeros os gêneros
textuais: Piada, conto, romance, texto de opinião, carta do leitor, noticia,
biografia, seminário, palestras, etc.
O Que É Tipologia Textual?
Como dito anteriormente, são as classificações recebidas por um texto de
acordo com as regras gramaticais, dependendo de suas características. São as
classificações mais clássicas de um texto: A narração, a descrição e
a dissertação. Hoje já se admite também a exposição e
a injunção. Ao todo são 5 (cinco) tipos textuais.
NARRAÇÃO
Ao longo de nossa vida estamos sempre relatando algo que nos aconteceu
ou aconteceu com outros, pois nosso dia-a-dia é feito de acontecimentos que
necessitamos contar/relatar. Seja na forma escrita ou na oralidade, esta é a
mais antiga das tipologias, vem desde os tempos das cavernas quando o homem
registrava seus momentos através dos desenhos nas paredes.
Regra gramatical para este tipo de texto
(NARRAÇÃO):
Narrar é contar uma história que envolve personagens e acontecimentos.
São apresentadas ações e personagens: O que aconteceu, com quem, como, onde e
quando.
Segue a seguinte estrutura:
NARRAÇÃO/NARRAR
(CONTAR) |
Personagens
(com quem/ quem vive a história – reais ou imaginários)
Enredo (o que/ como – fatos reais ou imaginários) Espaço (onde? /quando? ) |
Exemplo: Minha vida de menina.
Faço hoje quinze anos. Que aniversário triste! Vovó
chamou-me cedo, ansiada como está, coitadinha e disse: "Sei que você vai
ser sempre feliz, minha filhinha, e que nunca se esquecerá de sua avozinha que
lhe quer tanto". As lágrimas lhe correram pelo rosto abaixo e eu larguei
dos braços dela e vim desengasgar-me aqui no meu quarto, chorando escondida.
Como eu sofro de ver que mesmo na cama, penando com
está, vovó não se esquece de mim e de meus deveres e que eu não fui o que
deveria ter sido para ela! Mas juro por tudo, aqui nesta hora, que eu serei um
anjo para ela e me dedicarei a esta avozinha tão boa e que me quer tanto.
Vou agora entrar no quarto para vê-la e já sei o
que ela vai dizer: "Já estudou suas lições? Então vá se deitar, mas antes
procure alguma coisa para comer. Vá com Deus". Helena Morley
DESCRIÇÃO
a intenção deste tipo de texto é que o interlocutor possa criar em sua
mente uma imagem do que está sendo descrito. Podemos utilizar alguns recursos
auxiliares da descrição. São eles:
A-) A enumeração:
Pela enumeração podemos fazer um “retrato do que está sendo descrito,
pois dá uma ideia de ausência de ações dentro do texto.
B-) A comparação:
Quando não conseguimos encontrar palavras que descrevam com exatidão o
que percebemos, podemos utilizar a comparação, pois este processo de comparação
faz com que o leitor associe a imagem do que estamos descrevendo, já que
desperta referências no leitor. Utilizamos comparações do tipo: o objeto tem a
cor de ..., sua forma é como ..., tem um gosto que lembra ..., o cheiro parece
com ..., etc.
C-) Os cinco sentidos:
Percebemos que até mesmo utilizando a comparação para poder descrever,
estamos utilizando também os cinco sentidos: Audição, Visão, Olfato, Paladar,
Tato como auxílio para criação desta imagem, proporcionando que o interlocutor
visualize em sua mente o objeto, o local ou a pessoa descrita.
Por exemplo: Se você fosse descrever um momento de lazer com seus amigos
numa praia. O que você perceberia na praia utilizando a sua visão (a cor do mar
neste dia, a beleza das pessoas à sua volta, o colorido das roupas dos
banhistas) e a sua audição (os sons produzidos pelas pessoas ao redor, por você
e pelos seus amigos, pelos ambulantes). Não somente estes dois, você pode
utilizar também os outros sentidos para caracterizar o objeto que você quer
descrever.
Regra Gramatical para este tipo de texto (Descrição):
Descrever é apresentar as características principais de um objeto, lugar
ou alguém.
Pode ser:
Objetiva: Predomina a descrição real do
objeto, lugar ou pessoa descrita. Neste tipo de descrição não há a
interferência da opinião de quem descreve, há a tendência de se privilegiar o
que é visto, em detrimento do sujeito que vê.
Subjetiva: aparecem, neste tipo de
descrição, as opiniões, sensações e sentimentos de quem descreve pressupondo
que haja uma relação emocional de quem descreve com o que foi descrito.
Características do texto descritivo
·
- É um retrato verbal
·
- Ausência de ação e relação de anterioridade ou posterioridade entre as
frases
·
- As classes gramaticais mais utilizadas são: substantivos, adjetivos e
locuções adjetivas
·
- Como na narração há a utilização da enumeração e comparação
·
- Presença de verbos de ligação
·
- Os verbos são flexionados no presente ou no pretérito (passado)
·
- Emprego de orações coordenadas justapostas
A estrutura do texto descritivo
A descrição apresenta três passos básicos:
1. 1- Introdução: apresentação
do que se pretende descrever.
2. 2- Desenvolvimento: caracterização
subjetiva ou objetiva da descrição.
3. 3- Conclusão: finalização
da apresentação e caracterização de algo.
Exemplo:
Alguns dados sobre Rudy Steiner
“Ele era oito meses mais velho do que Liesel e
tinha pernas ossudas, dentes afiado, olhos azuis esbugalhados e cabelos cor de
limão. Como um dos seis filhos dos Steiner, estava sempre com fome. Na rua
Himmel, era considerado meio maluco ...”
DISSERTAÇÃO
Podemos dizer que dissertar é falar sobre algo, sobre determinado
assunto; é expor; é debater. Este tipo de texto apresenta a defesa de uma
opinião, de um ponto de vista, predomina a apresentação detalhada de
determinados temas e conhecimentos.
Para construção deste tipo de texto há a necessidade de conhecimentos
prévios do assunto/tema tratado.
Regra gramatical para esse tipo de texto
(Dissertação):
Dissertar é expor os conhecimentos que se tem sobre um assunto ou
defender um ponto de vista sobre um tema, por meio de argumentos.
Estrutura da
dissertação
|
EXPOSITIVA
Predomínio da exposição, explicação |
ARGUMENTATIVA
Predomínio do uso de argumentos, visando o convencimento, à adesão do leitor. |
Introdução
|
Apresentação
do assunto sobre o qual se escreve (Apresentação da tese).
|
Apresentação
do assunto sobre o qual se escreve (apresentação da tese) e do ponto de vista
assumido em relação a ele.
|
Desenvolvimento
|
Exposição
das informações e conhecimentos a respeito do assunto (é o momento da
discussão da tese)
|
A fundamentação
do ponto de vista e sua defesa com argumentos. (Defende-se a tese proposta)
|
Conclusão
|
Finalização
do texto, com o encerramento do que foi dito
|
Retomada
do ponto de vista para fechar o texto de modo mais persuasivo
|
Exemplo:Redução da maioridade penal, grande falácia
O advogado criminalista Dalio Zippin Filho explica
por que é contrário à mudança na maioridade penal.
Diuturnamente o Brasil é abalado com a notícia de
que um crime bárbaro foi praticado por um adolescente, penalmente irresponsável
nos termos do que dispõe os artigos 27 do CP, 104 do ECA e 228 da CF. A
sociedade clama por maior segurança. Pede pela redução da maioridade penal, mas
logo descobrirá que a criminalidade continuará a existir, e haverá mais
discussão, para reduzir para 14 ou 12 anos. Analisando a legislação de 57
países, constatou-se que apenas 17% adotam idade menor de 18 anos como
definição legal de adulto.
Se aceitarmos punir os adolescentes da mesma forma
como fazemos com os adultos, estamos admitindo que eles devem pagar pela
ineficácia do Estado, que não cumpriu a lei e não lhes deu a proteção
constitucional que é seu direito. A prisão é hipócrita, afirmando que retira o
indivíduo infrator da sociedade com a intenção de ressocializá-lo,
segregando-o, para depois reintegrá-lo. Com a redução da menoridade penal, o
nosso sistema penitenciário entrará em colapso.
Cerca de 85% dos menores em conflito com a lei
praticam delitos contra o patrimônio ou por atuarem no tráfico de drogas, e
somente 15% estão internados por atentarem contra a vida. Afirmar que os
adolescentes não são punidos ou responsabilizados é permitir que a mentira,
tantas vezes dita, transforme-se em verdade, pois não é o ECA que provoca a
impunidade, mas a falta de ação do Estado. Ao contrário do que muitos pensam,
hoje em dia os adolescentes infratores são punidos com muito mais rigor do que
os adultos.
Apresentar propostas legislativas visando à redução
da menoridade penal com a modificação do disposto no artigo 228 da Constituição
Federal constitui uma grande falácia, pois o artigo 60, § 4º, inciso IV de
nossa Carta Magna não admite que sejam objeto de deliberação de emenda à
Constituição os direitos e garantias individuais, pois se trata de cláusula
pétrea.
A prevenção à criminalidade está diretamente associada à existência de
políticas sociais básicas e não à repressão, pois não é a severidade da pena
que previne a criminalidade, mas sim a certeza de sua aplicação e sua
capacidade de inclusão social.
Dalio Zippin Filho é advogado criminalista. 10/06/2013
Texto publicado na edição impressa de 10 de junho de 2013.
Texto publicado na edição impressa de 10 de junho de 2013.
EXPOSIÇÃO
Aqueles textos que nos levam a uma explicação sobre determinado assunto,
informa e esclarece sem a emissão de qualquer opinião a respeito, é um texto
expositivo.
Regras gramaticas para este tipo textual
(Exposição):
Neste tipo de texto são apresentadas informações sobre assuntos e fatos
específicos; expõe ideias; explica; avalia; reflete. Tudo isso sem que haja
interferência do autor, sem que haja sua opinião a respeito. Faz uso de
linguagem clara, objetiva e impessoal. A maioria dos verbos está no presente do
indicativo.
Exemplos: Notícias Jornalísticas
INJUNÇÃO
Os textos injuntivos estão presentes em nossa vida nas mais variadas
situações, como por exemplo quando adquirimos um aparelho eletrônico e temos
que verificar manual de instruções para o funcionamento, ou quando vamos fazer
um bolo utilizando uma receita, ou ainda quando lemos a bula de um remédio ou a
receita médica que nos foi prescrita. Os textos injuntivos são aqueles textos
que nos orientam, nos ditam normas, nos instruem.
Regras gramaticais para este tipo de texto
(Injunção):
Como são textos que expressão ordem, normas, instruções tem como
característica principal a utilização de verbos no imperativo. Pode ser
classificado de duas formas:
-Instrucional: O texto apresenta apenas um
conselho, uma indicação e não uma ordem.
-Prescrição: O texto apresenta uma ordem, a
orientação dada no texto é uma imposição.
Exemplo:
BOLO DE CENOURA
Ingredientes
Massa
3 unidades de cenoura picadas
3 unidades de ovo
1 xícaras (chá) de óleo de soja
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
1 colheres (sopa) de fermento químico em pó
Cobertura
1/2 xícara (chá) de leite
5 colheres (sopa) de achocolatado em pó
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de Margarina
Como fazer
Massa
Coloque os ingredientes no liquidificador, e acrescente aos poucos a farinha.
Leve para assar em uma forma untada.
Depois de assado cubra com a cobertura.
Cobertura
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo e deixe ferver até engrossar.
Massa
3 unidades de cenoura picadas
3 unidades de ovo
1 xícaras (chá) de óleo de soja
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
1 colheres (sopa) de fermento químico em pó
Cobertura
1/2 xícara (chá) de leite
5 colheres (sopa) de achocolatado em pó
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de Margarina
Como fazer
Massa
Coloque os ingredientes no liquidificador, e acrescente aos poucos a farinha.
Leve para assar em uma forma untada.
Depois de assado cubra com a cobertura.
Cobertura
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo e deixe ferver até engrossar.
Breve Resumo Para Fixação
Narração: Personagens, Enredo, Espaço...
Descrição: Enumeração, Comparação, Retrato
Verbal...
Dissertação: Expositiva, Argumentativa,
Debater...
Injunção: Instrucional (Manuais, Receitas,
Bulas...)
Exposição: Fatos, Impessoal (Notícias
Jornalísticas)
Fonte: Tipologia Textual: tipos, características e
regras. Disponível em: http://www.tudosobreconcursos.com/materiais/portugues/tipologia-textual
Acessado em 15/01/2019.
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