- Imagem de Carl Gustave Jung
- O menino um personagem de Star Wars - aquele que vai trazer o equilíbrio da força.
- A sombra - o lado sombrio.
Esses elementos expressam a totalidade da psique que é constituída de um lado de luz que é o lado da consciência e de um lado sombrio, que diz respeito ao lado sombrio do inconsciente.
- É preciso compreender a PERSONA para poder falar da SOMBRA.
- A PERSONA tem uma função de adaptação social, pois é a imagem que a gente gosta de passar para as pessoas.
- As máscaras representam os diversos personagens que a PERSONA assume socialmente.
- A persona protege a pessoa que apossui e também aqueles com as quais convive, porque de alguma forma ocorre aí uma adaptação a situações e relacionamentos, favorecendo o convívio em sociedade. São papéis sociais desempenhados pelas pessoas em determinados lugares. Por exemplo, no trabalho, a forma de se relacionar é diferente de estrar entre amigos, não se fala o que quiser. Em determinados ambientes não se fala de como se sente, por exemplo.
- Tudo isso favorece ou impede que o lado mais sombrio das pessoas venham a tona prejudicando a relação em sociedade. Por essa razão, é importante ter a persona.
- deve-se sempre levar em consideração a inspiração e não a identificação com determinados aspectos da persona, seja na forma de agir ou de se vestir.
- Cada profissão possui uma persona própria, para cada contexto social no qual estiver inserido.
- A persona do professor presta o serviço do ensino, a persona do Psicólogo Clínico prestará os serviços de psicoterapia ao seu cliente.
- Na política não ocorre a inspiração mas a identificação do político com o cargo que possui. Vivem como políticos todo o tempo, desprezando as demais personas necessárias na vida do sujeito. essa identificação demonstra que a pessoa está muito inconsciente de si.
- Tem escrito: Isso não é um cachimbo/ A traição das imagens.
- Essa imagem traz a ideia de que nem tudo é o que parece ser, a imagem das coisas as vezes pregam peças na gente, representam apenas uma parte daquilo que a gente gostaria que fosse.
- Quando dizemos que Fulano é um mascarado, não paramos pra pensar que ninguém é o mesmo o tempo todo, que assumimos diferentes personas, para que possamos conviver da melhor forma possível, de forma mais harmoniosa possível. Acreditar que as pessoas são como demonstram ser socialmente seria uma ingenuidade pois temos nossos afetos, nossos complexos. Todos sentem amor, alegria, paixão, mas também sentimos, raiva, angústia, tristeza, inveja. Tudo isso compõe a totalidade da psique . Todo afeto ou emoção tem uma função, ser diplomático socialmente não quer dizer que a pessoa seja diplomata em tempo integral.
- É assim que descobrimos que nem sempre somos aquilo que achamos ser.
- O quadro acima traz elementos positivos, uma forma de ver a vida positivamente, o que é muito importante, porém, quando a gente elege ou prioriza coisas a gente automaticamente, deixa coisas de lado. Querer que a bondade sobressaia, de alguma forma esta se deixando a maldade em algum lugar, e que se não puder lidar conscientemente com o lado sombrio, procurando manter o equilíbrio entre as polaridades existentes na psique. Ninguém é 100% bom ou mal. Ambos estão nas pessoas, e é preciso buscar o equilíbrio e a melhor forma de lidar com ambos os lados.
- Biologicamente temos uma parte do cérebro que é dotada de aspectos primitivos, instintivos, agressividade, que está na amígdala cerebral, muito importante nos processos de luta, de autopreservação da espécie. Esse lado está mais ligado ao lado das emoções das pessoas. A outra parte é mais consciente, mais lógica,que equilibra esse outro lado.
- negar o lado sombrio é deixa-lo inconsciente.
- Existe uma relatividade nos acontecimentos da vida. nem tudo vai se configurar de uma maneira absoluta, de forma totalmente bem definida e bem estruturada. Muitas situações podem variar em função de diversos fatores. E o lado mais sombrio do inconsciente tem suas respectivas funções.
- Quando surgem esses lados mais sombrios, não adianta querer eliminá-lo, e preciso olhar para ele. A oração livrai-me de todas mágoa que me impede de sorrir... como a tristeza tem uma função, é preciso olhar para ela.
- Os pensamentos ruins simplesmente vêm, não é possível se livrar dele, mas se pode se livrar do comportamento que é influenciado pelo mau pensamento. Isso se faz por um treino. ter consciência é como um treino no qual devemos estar atentos em tempo integral.
- A sombra é fruto de tudo aquilo que queremos extirpar de nossa personalidade, do nosso do jeito de ser, aquilo que a gente reprime que a gente nega e não quer enxergar.
- As imagens representativas, é autônoma, viva, tem alternância de movimento, e ao mesmo tempo que a consciência fala consigo, a sombra fica fazendo "barulho", traz ruido para a psique, pois o lado sombrio interfere na nossa vida, seja através de comportamentos destrutivos, formas de nos expressarmos, que irão trazer prejuízos para nossa vida.
- O Peterpan vive na Terra do Nunca, onde todos permanecem criança, não amadurecem, portanto, o que existe na sombra de Peterpan, tem-se a potencialidade do crescimento e do amadurecimento.
- Na sombra há potencialidades para o crescimento do indivíduo, e que ao serem negadas, impedem esse amadurecimento. Na sombra há a matéria prima para que possamos vivenciar a nossa totalidade, a totalidade da psique com todos os opostos.
- Ao olharmos para traz e fazendo uma autorreflexão, podemos identificar coisas que há um tempo atrás jamais se admitiria ou olharia, mas que hoje é possível enfrentar.
- Quando projetamos a nossa sombra em outras pessoas, através por exemplo, ao falar mal de determinadas pessoas, identificando naquele que fala mal, aspectos negados , que lhe impõe sofrimento, tornando-se um lado sombrio, motivando a pessoa a julgar ou falar mal do outro.
- Antes de julgar o outro é preciso ponderar se a carapuça não nos cabe. Prestar a tenção sobre si e se perguntar se você lidaria bem com esses aspectos em sua vida.
- A imagem traz um bode expiatório, aquele que leva a culpa, que é julgado. Essa expressão faz referência ao sacrifício de algo que seria sagrado. Expiar o pecado. O bodo é simbólico, mas era sacrificado em nome do pecado cometido pelas pessoas. Como se o bode pudesse livrar a pessoa de determinados comportamentos, culpas, etc.
- Muitos aspectos da sombra traz aspectos sombrios que são projetados no outro.
- Echer é um artista que mostra em suas obras aspectos de totalidade. A imagem traz pássaros e no polo oposto peixes. Entre pássaros e peixes ocorrem as nuances entre intervalos, cores e intensidade, representando a totalidade da psique , trazendo aquilo que é cabido e descabido.
- É preciso prestar atenção a essa totalidade para aprender a lidar com o lado sombro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário