FICHAMENTO
O fichamento não se constitui em um material
publicável como um artigo ou uma resenha. Trata-se, na verdade, de um registro criado durante a fase de pesquisa bibliográfica para
a realização de um dado estudo. Se o
fichamento é bem feito, ele também viabiliza ao estudante a assimilação de conteúdo.
Ele é um método
de armazenar informações e consultar sobre obras lidas, podendo-se fazer
fichamento de uma obra na íntegra ou apenas de um capítulo ou parte que for de
interesse da pesquisa.
Como o nome sugere, o fichamento é feito em
fichas, como veremos mais adiante na exemplificação de seus diferentes tipos.
Normalmente, se faz
um fichamento de obras de modo a poder acessar mais rapidamente, no ato da
escrita do texto em si, os conteúdos sobre o assunto pesquisado. Então, no
fichamento, basicamente se registra a identificação
completa da obra (autor, editora, título, tradutor, edição, cidade, etc.) e os
principais pontos de seu conteúdo, de modo resumido.
TIPOS DE
FICHAMENTO:
O FICHAMENTO DE CONTEÚDO (OU DE RESUMO) se concentra no pensamento do(a)
autor(a) da obra e no desenvolvimento lógico de suas ideias. Ele pode registrar
não apenas o progresso dessas ideias no texto como também suas fundamentações,
justificativas, exemplos, etc. Isso deve ser feito nas palavras do(a) autor(a)
do fichamento (ou seja, você), que escreve com seus termos o que o(a) autor(a)
da obra sob fichamento discute. Exemplo:
Assunto: Os
professores diante do saber: esboço de uma problemática do saber docente (p.
31-55). Capítulo 1.
|
Fonte: TARDIF,
Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed.
Petrópolis: Editora Vozes, 2014.
|
O
trabalho do autor baseia-se em uma pesquisa sociológica desenvolvida desde o
surgimento, nos anos 1980, da preocupação científica com os saberes dos
professores. O autor divide o capítulo em três partes, sendo a primeira sobre
a pluralidade do saber docente, a segunda sobre a importância do saber
experiencial na visão dos próprios educadores, e a terceira trazendo
conclusões preliminares. Tardif argumenta que o saber docente é composto
pelos seguintes aspectos: os saberes de formação profissional, os saberes da
disciplina em si, os saberes experienciais e os saberes curriculares da
instituição escolar.(etc.)
|
O FICHAMENTO
DE CITAÇÕES (OU DE
TRANSCRIÇÃO) consiste no registro de citações diretas da obra,
observando-se absoluto rigor para anotar o
trecho tal e qual consta no trabalho original, e marcando as aspas de início e
fim da citação e sua página. Exemplo:
Assunto: Os
professores diante do saber: esboço de uma problemática do saber docente (p.
31-55). Capítulo 1.
|
Fonte: TARDIF,
Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed.
Petrópolis: Editora Vozes, 2014.
|
“Pode-se
chamar de saberes profissionais o conjunto de saberes transmitidos pelas
instituições de formação de professores (escolas normais ou faculdades de
ciências da educação” (p. 36).
“Ao longo de suas carreiras, os professores devem
também apropriar-se de saberes que podemos chamar de curriculares. Estes
saberes correspondem aos discursos, objetivos, conteúdos e métodos a partir
das quais a instituição escolar categoriza e apresenta os saberes sociais por
ela definidos e selecionados como modelos da cultura erudita e de formação”
(p. 38).
|
O FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO, no qual são registrados os tópicos
abordados e feitos comentários
descritivos sobre a obra (diferente do fichamento de conteúdo, que
apenas resume o pensamento do autor ou da autora). Em qualquer caso, a
identificação completa da obra é fundamental para você não correr riscos de
escrever informações imprecisas ou erradas, ou cometer, intencionalmente ou
não, casos de plágio.
Assunto: Os
professores diante do saber: esboço de uma problemática do saber docente (p.
31-55). Capítulo 1.
|
Fonte: TARDIF,
Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis:
Editora Vozes, 2014.
|
A
obra insere-se nos campos de pesquisa educacional e de formação profissional.
O autor aborda o tema de forma analítica e comentada, fundamentando-se em
coleta qualitativa de dados e estabelecendo relações entre diferentes contextos
no que tange o tema em pauta.(etc.)
|
FICHAMENTO DE RESUMO OU CONTEÚDO
Composição abreviada das ideias do autor; não é
transcrição, é curta, e não precisa obedecer estritamente a estrutura da obra;
anotar os pontos principais.
FICHAMENTO DE COMENTÁRIO OU ANALÍTICA.
Explicitação ou interpretação crítica pessoal
sobre as ideias do autor. Pode apresentar comentário sobre a forma, análise crítica
do conteúdo, interpretação de texto obscuro, comparar a obra a outros
trabalhos, explicitar a importância da obra.
RESUMO
· Resumos são instrumentos obrigatórios através
dos quais se pode selecionar obras que merecem a leitura completa.
· Só são válidos quando contiverem de forma
sintética e clara, tanto a natureza da pesquisa realizada, quanto os resultados
e as conclusões mais importantes.
· É a apresentação concisa e frequentemente
seletiva do texto, destacando-se os
elementos de maior interesse e importância, ou seja, principais ideias do autor
na obra.
· Sua finalidade consiste na difusão de
informações contidas em livros, artigos e teses, etc, permitindo a quem o ler,
resolver sobre a conveniência ou não de ler a obra inteira.
COMO FAZER UM RESUMO?
PRIMEIRA LEITURA – Fazer um esboço do texto, tentando captar
o plano geral da obra e seu desenvolvimento.
SEGUNDA LEITURA – Responder as seguintes perguntas:
· De que trata o texto? (Identifica a Ideia
Central)
· O que pretende mostrar? (identifica o
propósito)
TERCEIRA LEITURA – Responder a seguinte pergunta:
·
Como o disse? (identifica
as partes principais em que se estrutura o texto).
·
Compreende as
ideias, provas e exemplos.
TIPOS
DE RESUMO
1. INDICATIVO OU DESCRITIVO – faz referências as
partes mais importantes, componentes do texto, através de frases curtas. Não
dispensa a leitura completa.
2. INFORMATIVO OU ANALÍTICO – contém todas as
informações principais apresentadas no texto. Dispensa se desejar, a leitura
completa da obra. Tem finalidade de informa conteúdo e principais ideias do
autor: objetivos, assuntos, métodos, técnicas, etc.
3. RESUMO CRÍTICO – Quando se formula um
julgamento sobre o trabalho. É a crítica da forma, no que diz respeito aos
aspectos metodológicos: do conteúdo, do desenvolvimento, da lógica, da técnica
de apresentação das ideias principais. Não pode haver citação.
RESENHA
Resenha é uma abordagem para a
construção de relações entre as propriedades de um determinado objeto, analisando-o, descrevendo-o e enumerando aspectos
considerados relevantes sobre ele. Resenha também é um texto que serve para
apresentar outro, que seja desconhecido do leitor.
O objeto da resenha pode ser de qualquer natureza: um filme, livro, álbum, peça de
teatro ou até mesmo um jogo de futebol.
RESENHA DESCRITIVA OU CRÍTICA.
A resenha consiste em uma DESCRIÇÃO
MINUCIOSA de uma determinada obra literária, filme ou
outra expressão artística. Uma resenha crítica consiste na ELABORAÇÃO DE UM RESUMO DA OBRA EM QUESTÃO, seguida da ESCOLHA DAS IDEIAS PRINCIPAIS, e ELABORAÇÃO DE UM JUÍZO SOBRE O VALOR DA
OBRA.
Resenha crítica é um tipo
de RESUMO
INFORMATIVO E INTERPRETATIVO sobre determinado assunto, seja
uma obra literária, cinematográfica, musical e etc.
A principal característica deste
gênero de resenha é o uso do tom
crítico, ou seja, a capacidade de interpretar os pontos mais importantes do
tema e opinar a respeito, tendo como base textos e informações de outras fontes que possam
complementar o argumento apresentado. Para fazer este tipo de resenha, o autor
deve ter um mínimo de reflexão crítica sobre
o assunto resenhado.
As resenhas
críticas são trabalhos rotineiros de acadêmicos e alguns jornalistas, por
exemplo, responsáveis por analisar determinados temas que são de interesse do
público, como uma forma de prestação de serviço.
Vale lembrar que nas resenhas críticas impera a interpretação do
resenhista. Porém, este deve redigir o seu trabalho obedecendo os princípios
da imparcialidade, ou seja, sem levar em consideração fatores
que sejam externos aos apresentados na obra resenhada.
Uma boa
resenha crítica deve ser objetiva e clara, de fácil entendimento e compreensão
para os leitores em geral.
RESENHA ACADÊMICA
Existe também a resenha
científica, trabalho acadêmico ou resenha
acadêmica, que são resenhas elaboradas e ensinadas na
universidade. Esse tipo de resenha apresenta uma síntese e uma crítica sobre um
trabalho científico, e pode ser elaborada com base em leitura motivada por
interesse próprio ou sob demanda.
RESENHA DE LIVROS
Resenha de livros é uma forma de crítica
literária, em que um livro é analisado com base no conteúdo,
estilo e mérito. Muitas vezes, a resenha é realizada em periódicos, como
escola, trabalho ou online, essa revisão contém avaliações do livro com base no
gosto pessoal.
RESENHA CRÍTICA
·
Descrição minuciosa que compreende certo número de fatos.
Apresentação de conteúdo de uma obra.
·
Deve-se fazer uma leitura, resumo, crítica na formulação do
conceito de valor sobre a obra.
·
Apresentar detalhadamente as principais informações da obra
resenhada;
·
Descrever a estrutura da obra, assim como o foco do seu
conteúdo;
·
Confrontar as informações com argumentos e pontos de vista de
diferentes autores;
·
Argumentar criticamente os pontos cruciais da obra (sejam eles
negativos ou positivos);
A resenha crítica deve responder às seguintes perguntas, segundo
Barras (1979;139)(MARCONI;LAKATOS.2009, pg.267)
· Assunto,
características; abordagens;
· Conhecimentos anteriores,
direcionamento;
· Acessível; interessante; agradável;
· Útil; comparável;
· Disposição correta;
ilustração adequada.
ESTRUTURA DA RESENHA
1.
Referências Bibliográficas
2.
Credenciais do Autor (Quem fez? Onde? Quando? Porque?)
3.
Conhecimento (sobre o que? O que diz? Características?)
4.
Conclusão do autor (Autor faz conclusões ou não? Onde estão na
Obra? Quais foram?)
5.
Quadro de referências do autor(Modelo teórico, teoria serviu de
embasamento? Método utilizado?)
6.
Apreciação (Julgamento da obra; Mérito; Estilo; Forma; indicação
da Obra)
Referências Bibliográficas:
- Fonte: MARCONI, Marina; LAKATOS, Eva. fundamentos de metodologia cientifica. Editora Atlas, São Paulo. 2009.
- Fonte: eaEscritaAcadêmica. O fichamento. Disponível em: http://www.escritaacademica.com/topicos/generos-academicos/o-relato-de-experiencia/. Acesso em: 21/01/2019.
- Fonte: Significados. Disponível em: https://www.significados.com.br/resenha-critica/ Acesso em: 21/01/2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário