Diferenças entre Testagem e Avaliação Psicológica

 

Testagem e Avaliação Psicológica

Todos os campos de empreendimento humano usam medidas de alguma forma. O profissional de Psicologia "necessita de familiaridade operacional com algumas das unidades de medida que costumam ser usadas em psicologia, bem como de conhecimento sobre alguns dos muitos instrumentos de mensuração empregados." (COHEN et al, pg.1)

Raízes da Testagem e Avaliação Psicológica:

  • França do início do século XX.
  • 1905- Alfred Binet e um colega publicaram um teste concebido para ajudar a colocar as crianças das escolas de Paris em classes apropriadas, expandindo até os EUA.
  • 1917 - A testagem fornece metodologia para aliviar problemas emocionais e intelectuais de soldados vindos da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
  • A testagem era usada para recrutar os soldados para a Segunda Guerra Mundial(1939-1945)
  • Pós-Guerra haviam testes para medir inteligência e personalidade, o funcionamento do cérebro, desempenho de trabalho e outros funcionamentos psicologicos e sociais.
Testes e Avaliação:

“Testagem” era o termo usado para referir-se a tudo, da administração de um teste (como em “Testagem em andamento”) à interpretação de seu escore (“A testagem indicou que...”). (COHEN et al, pg. 2). A testagem uma ferramenta da Avaliação psicológica.

Aplicador de teste psicológico e avaliador psicológico

Embora muitos outros profissionais apliquem testes  psicológicos, somente o profissional da Psicologia  tem as habilidades e competências necessárias à sua aplicação e avaliação.

Testagem Psicológica

  • Definição: "o processo de medir variáveis relacionadas à psicologia por meio de instrumentos ou procedimentos projetados para obter uma amostra do comportamento.  (COHEN et al, pg. 3)
  • Objetivo: ..."obter alguma medida, em geral de natureza numérica, com relação a uma capacidade ou um atributo.
  • Processo: pode ser de natureza individual ou grupal
  • Papel do aplicador: não é fundamental  podendo ser substituído sem afetar o resultado.
  • Habilidade do aplicador:   requer habilidades técnicas em termos de administrar e pontuar um teste
  • Resultados: produz escores.

Avaliação psicológica
  • Definição: "...a coleta e a integração de dados relacionados à psicologia com a finalidade de fazer uma estimação psicológica, que é realizada por meio de instrumentos como testes, entrevistas, estudos de caso, observação comportamental e aparatos e procedimentos de medida especialmente projetados."(COHEN et al, pg. 3)
  • 1º passo: É preciso definir o Objetivo de modo realista:..."responder a uma questão de encaminhamento, resolver um problema ou tomar uma decisão por meio do uso de instrumentos de avaliação. (COHEN et al, pg. 3)
  • 2º passo:  Processo: A avaliação costuma ser individualizada; começa com um encaminhamento para avaliação a partir de outro profissional. É preciso definir os constructo a serem avaliados e saber quais os instrumentos existentes para avaliá-los.

  • 3º passo: Papel do avaliador: é fundamental ao processo de seleção dos testes e/ou de outros instrumentos de avaliação, para que possa fazer a aplicação. Habilidade do avaliador: requer uma seleção especializada dos instrumentos de avaliação, habilidade na avaliação e organização e integração criteriosas dos dados. Resultados: envolve uma abordagem de resolução de problemas que mobiliza muitas fontes de dados visando esclarecer o motivo do encaminhamento. Os resultados fornecerão subsídios para fazer suas inferências, e dar uma devolutiva aos interessados sobre o que foi pontuado na avaliação psicológica.

Exemplo de “questões de avaliação” pessoais que os clientes desejam ver respondidas, tais como:

“Por que é tão difícil para mim fazer contato visual?” ou “Por que nunca fui capaz de ter um relacionamento íntimo?”

Na primeira sessão, deve-se perguntar: sobre preocupações refletidas nas perguntas do cliente; quando é mais difícil ou mais fácil para ele fazer contato visual; visual, quando esse problema começou e o que ele já tentou para tratá-lo; sobre tentativas anteriores de ter relacionamentos íntimos. Envolvemos os clientes como colaboradores e “coexperimentadores” durante as sessões de testagens.

Sugestão de testes: MMPI-w-RF e o Rorschacha porque a combinação de um autorrelato e de um teste de personalidade baseado no desempenho é útil para nos ajudar a entender esses tipos de problemas.

O TESTE 

..."pode ser definido simplesmente como um dispositivo ou procedimento de medida."
..."se refere a um dispositivo ou procedimento que visa medir uma variável relacionada àquele modificador."

TESTE PSICOLÓGICO (PG.6)

..."refere-se a um dispositivo ou procedimento visando medir variáveis relacionadas à psicologia (p. ex.,inteligência, personalidade, aptidão, interesses, atitudes ou valores)."
..."podem diferir com respeito a uma série de variáveis, como conteúdo, formato, procedimentos de administração, procedimentos de pontuação e interpretação e qualidade técnica."


O FORMATO (PG.7)
..."diz respeito à forma, ao plano, à estrutura, ao arranjo e ao leiaute dos itens do teste e, ainda, às considerações relacionadas, como limites de tempo."

A ENTREVISTA
  • É um método de obter informação por intermédio da comunicação direta envolvendo troca recíproca.
  • a entrevista como um instrumento de avaliação psicológica em geral envolve mais do que conversa.
  • Observa-se o comportamento verbal e não verbal (linguagem corporal)
  • Pode ser conduzida face a face, por telefone.
  • podem ser usadas pelos psicólogos em várias áreas de especialidade para ajudar na realização de diagnóstico, tratamento, seleção e em outras decisões, além de ajudar os profissionais de recursos humanos a fazerem recomendações mais informadas sobre contratação, demissão e promoção.

O PORTFÓLIO
  • Estudantes e profissionais em diferentes atividades, conservam suas produções, o que constitui um portfólio.
  • Pode ser usado como instrumento de avaliação, a partir de  decisões tomadas anteriormente, em parte com base em seus julgamentos de amostras de áudio de trabalhos anteriores do candidato.

Observação comportamental
  • que saber como alguém se comporta em uma determinada situação, observe seu comportamento nessa situação.
  • é a monitoração das ações dos outros ou de si mesmo por meios visuais e eletrônicos ao mesmo tempo em que se registram as informações quantitativas e/ou qualitativas relativas a essas ações.
  • serve de auxílio para planejar a intervenção terapêutica provou ser extremamente útil em ambientes institucionais como escolas, hospitais, prisões e residências coletivas.
Teste de Dramatização

  • É a encenação de um papel improvisado ou parcialmente improvisado em uma situação simulada.
  • É um instrumento de avaliação no qual os avaliandos são dirigidos a agir como se estivessem em uma determinada situação.
  • A dramatização como um instrumento de avaliação pode ser utilizada em vários contextos clínicos, e também como um instrumento de desfecho.

REFERÊNCIAS

COHEN; SWERDLIK/STURMAN. Testagem e Avaliação psicológica. 8ª edição.ABDR. RS, 2014
Capítulo 1.

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