Usos atuais dos Testes Psicológicos

 Tomada de decisão

  • Julgamento de valor por parte de uma ou mais pessoas que tomam decisões e precisam determinar critério para selecionar, alocar, classificar, diagnosticar ou conduzir outros processos com indivíduos, grupos, organizações,etc.
  • A testagem deve ser meramente parte de uma estratégia bem planejada e minuciosa, que leve em consideração o contexto particular no qual as decisões são tomadas (as limitações dos testes e outras fonte de dados).

Pesquisas Psicológicas
  • Psicologia diferencial, evolutiva, educacional, social, vocacional, a psicopatologia, entre outros.
  • Sua aplicabilidade nesta área é menos polêmica do que quando usados na tomada de decisões.
Autoconhecimento e desenvolvimento pessoal
  • Nos anos de 1970, Fischer, utilizou ferramentas de avaliação de forma individualizada, baseando-se nos princípios humanistas e existencialistas-fenomenológicos.
  • Oferece ao cliente informações sobre autoconhecimento e desenvolvimento pessoal
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA X TESTAGEM PSICOLÓGICA 
 
Avaliação:
  • Uso de testes na tomada de decisões;
  • Saúde, aconselhamento, fóruns, educação, organização, etc.;
  • Processo flexível e não-padronizado;
  • Objetivo:  responder uma(s) questão (ões) psicológicas pela coleta, avaliação e análise de dados, de acordo com uma finalidade
Diferenças entre Testagem e Avaliação Psicológica:

TESTAGEM
a)+ simples: unidimensional;
b)+ breve: minutos/ horas;
c)dados de uma pessoa;
d)foco: como um se compara a outros;
e)testes e procedimentos;
f)objetividade: quantidade;
g)barato (grupos);
h)dados p/ decisões;
i)altamente estruturado;
j)Avalia de acordo com resultados grupais.

AVALIAÇÃO
a)+ complexa: multi;
b)+ longa: horas/ dias;
c)dados: suj. + outras fontes;
d)foco: singularidade;
e)testes + outros instrumentos + área;
f)subjetividade; pouca quantificação;
g)cara: qualificação;
h)decisão: processo;
i)estruturados e não;
j)Difícil avaliar os resultados;

PASSOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO

  1. Objetivos: claros e realistas, para o processo ser satisfatório (acordo entre avaliador e avaliando);
  2. Seleção dos instrumentos
  3. Cuidadosa administração, pontuação e interpretação;
  4. Inferências, a partir dos dados, a respeito das questões propostas – conhecer a área;
  5. Relatório: conclusões aos interessados
Importante ressaltar que...
  • Uma questão complexa não pode ser resolvida somente por meio de escores de testes;
  • Mesma pontuação: sentidos diferentes, depende do examinando e contexto;
  • Nenhum escore capta todos os aspectos considerados nas resoluções destas.
  • Testes são peças-chave da avaliação psicológica;
  • Avaliação: processo + difícil, porém que supera a testagem pela abrangência, complexidade e utilidade da simples testagem.

Questões que podem investigadas pelas Avaliações Psicológicas:
  • Diagnósticas: diferenciar psicopatologias (p.ex.: depressão x demência);
  • Predições: estimar probabilidade de determinados tipos de comportamentos (TA’s);
  • Julgamentos avaliativos: decisões judiciais, (p.ex. guarda de filhos), avaliação de eficiência de programas ou intervenções institucionais, etc.
Qualificação dos usuários:
  • Psicologia na liderança na tentativa de combater a falta de qualificação dos profissionais que se utilizam dos testes.
  • Conhecer a fundo os Padrões de testagem;
  • Seguir  a Ética e código de conduta;
  • Brasil: Conselho Federal de Psicologia (CFP)
  • APA (nos EUA):
  • Site: www.pol.org.br
Diante disso......
  • Mau uso: relativa facilidade com que os instrumentos podem ser obtidos por pessoas que não estão qualificados para usá-lo.
  • Habilidades e base de conhecimentos necessários para um uso competentes de testes.
Níveis de Qualificação do usuário de testes.

APA (1953,1954) estabeleceu pelo menos três níveis quanto ao critério de qualificação: nível inferior, nível intermediário e nível superior, segundo Urbina (2014, pg.37):
  • Nível inferior (A)
    • Uma gama limitada de instrumentos, como testes de realização educacional, que podem ser administrados e pontuados e interpretados sem treinamento especializado, seguindo-se as instruções dos manuais.
    • Alguns editores não exigem credenciais para a compra de testes desse nível. Outros podem exigir bacharelado na área específica ou solicitar que os pedidos de materiais sejam feitos através de órgão ou instrução.
  • Nível Intermediário (B)
    • Ferramentas que exigem algum treinamento especializado na construção e uso de testes e na área na qual os instrumentos serão aplicados como testes de aptidão e inventários de personalidade aplicáveis a populações normais.
    • Os compradores geralmente devem ter grau de mestre em psicologia (ou algum campo afim) ou experiência supervisionada em testagem e avaliação condizente com os requisitos para o uso dos instrumentos em questão.
  • Nível superior (C)
    • instrumentos que requerem extensa familiaridade com princípios de testagem e avaliação, bem como, com os campos psicológicos aos quais os instr5umentos pertencem, como testes de inteligência individual e técnicas projetivas.
    • Os compradores dos testes devem ter o tipo de formação avançada e experiência supervisionada que é adquirida no curso da obtenção do grau de doutorado, ou licenciamento profissional em um campo pertinente ao uso pretendido dos instrumentos ou ambos.
Fontes de informação a respeito de testes:
Recursos na Internet...
•Link: Satepsi: http://www2.pol.org.br/satepsi/sistema/admin.cfm
•Sistema de avaliação dos testes: documentos sobre testes liberados/ leis/ etc;
•Seção Testagem e Avaliação(http//:www.apa.org
•Página de Revisão de testes On- Line Inst. Buros de Mensuração Mental: (http://www.unl.edu.buros)
•Relação de testes do Serviço e Testagem educacional (ETS) : (http//:www.ets.org/testcoll/index.html)

Recursos Publicados...
  • Testes Publicados: Estão disponíveis comercialmente através das editoras. 
  • SUGESTÃO: Site do BI.
Testes Inéditos:
  • Não podem ser comprados. 
  • As condições para o seu uso são tipicamente estabelecidas pelo autores e cada instrumento e quase sempre demandam uma carta solicitando permissão para usá-lo.



REFERÊNCIAS
Urbina, Susana. Fundamentos da Testagem Psicológica. editora Artmed.
Anotações de aula
https://www.youtube.com/watch?v=dixMM7Z3qtM

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