Breve Histórico
A Psicologia
Escolar tem suas raízes na transição do século XIX para o XX na criação dos
primeiros laboratórios de pasicologia que estudavam crianças com problemas de
aprendizagem e que foram constituídos a partir de influência norte – americana
e francesa.
Autores
pioneiros no início da história da psicologia educacional.
- William james.
- John Dewey ( foi o primeiro a estabelecer o laboratório de psicologia educacional, trazendo a ideia de criança como aprendiz ativo. )
- Thorndike.
- Jean Piaget ( criador da Epistemologia, ou teoria do conhecimento, teórico que revolucionou a compreensão do processo de ensino – aprendizagem. )
- Vygotsky ( criador da teoria histórico – cultural, enfatizando o papel da linguagem como amplificador das competências cognitivas e a importância do meio social para o desenvolvimento e aprendizagem.)
- Wallon ( teórico que enfatizou o papel das emoções para o desenvolvimento humano e para a aprendizagem.)
A Psicologia Escolar no Brasil.
- O início da psicologia escolar no Brasil revela um caráter clínico e terapêutico das intervenções que eram realizadas.
- Laboratórios de psicologia espalhados pelo país produziram diversas pesquisas com foco na medição do desenvolvimento mental, aprendizagem e maturidade.
- Na década de 30, com o movimento escolanovista. As bases teóricas do escolanovismo europia e norte – americano têm como suporte uma concepção científico da educação, no sentido de que princípios e leis do processo educativo devem subordinar – se às exigências da verificação experimental dos fatos (Libâneo, 2010, p.119)
- Na década de 60, houve a ampliação do sistema educacional, e com isso a psicologia pôde estar mais presente nas escolas, muito embora pautasse sua prática em uma perspectiva através daqual o sujeito deveria se adaptar a sociedade e o papel da psicologia seria intervir nesse ajustamento.
- Em 1962, reconhece a profissão do psicólogo.
- Em 1970, a promulgação da lei n° 5692/71, no âmbito da educação, ampliou o sistema educacional e efetivou a expensão da escolaridade obrigatória e gratuito, trazendo mudanças significativos no contexto escolar (BARBOSA; MARINHO- ARAÙJO, 2010, p.395)
- A partir daí , a psicologia , que tinha como principal instrumento a psicometria e a área clínica, foi chamada para auxiliar o sistema educacional a fim de se entender as queixas escolares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário