A queixa escolar e sua multideterminação

 Como o psicólogo pode desenvolver a queixa escolar nas escolas, possibilitando o melhor desenvolvimento do aluno e suas interfaces?

 Quais as etapas de elaboração da queixa escolar e no que ela consiste?

 A experiência da escolarização... 

  • é um estruturante significativo da subjetividade. 
  • Criança, família e escola estão interligados, produzindo fracasso e sofrimento. 
A queixa escolar...

  •  é aquela que tem, em seu centro, o processo de escolarização. 
O psicólogo...

  • deve entrar direta e concretamente em contato com outros grupos participativos além da criança/jovem. 
  • Na resolução da queixa escolar o profissional deve oferecer um espaço de expressão potente para que a comunicação expressiva possa acontecer; 
    • colher e promover pensamento sobre a versão daquele ator sobre a queixa;
    •  identificar e fortalecer as potências daquele ator e de suas relações com os demais envolvidos na rede, criando condições para que este se aproprie de tais potências;
    •  e promover, nos encontros envolvidos, a circulação de informações, percepções e reflexões na queixa, assim como caminhos para a superação da mesma. 
  • Etapas para resolução da queixa escolar...
    •  Inscrição  
    • triagem 
    •  interlocuções coma escola ou participanetes significativos
    • Encontro com crianças ou adolescentes
    •  Acompanhamento
    •  Outros encontros com pais ou r
Na triagem de orientação...
  •  o psicólogo deve apresentar o serviço oferecido em seus objetivos e procedimentos, colher a visão da família sobre a queixa, potencializar os responsáveis e suas relações com os demais envolvidos na rede, pensar e/ou inventar caminhos de superação e recursos. 
  • Os encontros com crianças e adolescentes devem ser no máximo 8, em que haja aplicação de testes e atividades lúdicas, podem ser individuais ou coletivas. 
  • Os encontros com pais e/ou responsáveis são realizados para entrevistas complementares e intermediárias, ou fechamento do processo. 

Sugestão de filme: “Sementes Podres” na Netflix podemos conhecer as etapas do processo de orientação à queixa escolar e como auxiliar os jovens nesse sentido.


REFERÊNCIAS
 Cassins, M. e cols. Manual de Psicologia escolar-educacional. Conselho Regional de Psicologia do Paraná. Curitiba: Gráfica e Editora Unificado, 2007. 
JOHN, W. S. Psicologia educacional. 3. Ed. Porto Alegre: AMGH, 2010. 
VIEGAS, L. (Org). Medicalização da educação e da sociedade. Bahia: EDUFBA. 2014



Nenhum comentário:

Postar um comentário