Como o psicólogo pode desenvolver a queixa escolar nas escolas, possibilitando o melhor desenvolvimento do aluno e suas interfaces?
Quais as etapas de elaboração da queixa escolar e no que ela consiste?
A experiência da escolarização...
- é um estruturante significativo da subjetividade.
- Criança, família e escola estão interligados, produzindo fracasso e sofrimento.
- é aquela que tem, em seu centro, o processo de escolarização.
- deve entrar direta e concretamente em contato com outros grupos participativos além da criança/jovem.
- Na resolução da queixa escolar o profissional deve oferecer um espaço de expressão potente para que a comunicação expressiva possa acontecer;
- colher e promover pensamento sobre a versão daquele ator sobre a queixa;
- identificar e fortalecer as potências daquele ator e de suas relações com os demais envolvidos na rede, criando condições para que este se aproprie de tais potências;
- e promover, nos encontros envolvidos, a circulação de informações, percepções e reflexões na queixa, assim como caminhos para a superação da mesma.
- Etapas para resolução da queixa escolar...
- Inscrição
- triagem
- interlocuções coma escola ou participanetes significativos
- Encontro com crianças ou adolescentes
- Acompanhamento
- Outros encontros com pais ou r
Na triagem de orientação...
- o psicólogo deve apresentar o serviço oferecido em seus objetivos e procedimentos, colher a visão da família sobre a queixa, potencializar os responsáveis e suas relações com os demais envolvidos na rede, pensar e/ou inventar caminhos de superação e recursos.
- Os encontros com crianças e adolescentes devem ser no máximo 8, em que haja aplicação de testes e atividades lúdicas, podem ser individuais ou coletivas.
- Os encontros com pais e/ou responsáveis são realizados para entrevistas complementares e intermediárias, ou fechamento do processo.
REFERÊNCIAS
Cassins, M. e cols. Manual de Psicologia escolar-educacional. Conselho Regional
de Psicologia do Paraná. Curitiba: Gráfica e Editora Unificado, 2007.
JOHN, W. S. Psicologia educacional. 3. Ed. Porto Alegre: AMGH, 2010.
VIEGAS, L. (Org). Medicalização da educação e da sociedade. Bahia: EDUFBA.
2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário