RODRIGO VINÍCIUS GARDINAL-YOUTUBE
O que é o psicodiagnóstico?
- Processo científico limitado no tempo que utiliza testes e tecnicas psicologicas (imput), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso.
Quais os Objetivos do psicodiagnóstico?
- Pode ter um ou mais objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais encaminhamento e/ou da consulta, que norteiam o elenco de hipóteses incialmente formuladas, e delimitam o escopo da avaliação.
- Deve-se separar um conjunto de testes e técnicas para avaliar se a pessoa tem ou não o diagnóstico.
Como surgiu o psicodiagnóstico?
- Como consequência do advento da psicanálise, que ofereceu novo enfoque para o atendimento e a classificação dos transtornos mentais. Anteriormente, o modelo para o estudo das doenças mentais remontava ao trabalho de Kraepelin e outros e às suas tentativas para estabelecer critérios de diagnóstico diferencial para esquizofrenia.
- A Psicanálise contribuiu para o surgimento do psicodiagnóstico, para tender a demanda de como identificar algo que não se ver, que não está exposto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário