A Entrevista de Anamnese...
- a avaliação da história pré e perinatal e o alcance dos marcos do desenvolvimento têm uma importância central
- condições de saúde física e mental da mãe durante a gravidez e após o nascimento do bebê, sobre a realização de acompanhamento pré-natal e sobre possíveis intercorrências na gravidez (quedas,
- acidentes e outros eventos significativos).
- Também devem ser registrados detalhes sobre o parto, sobre as condições emocionais e de saúde da mãe neste momento, sobre as condições da criança ao nascer, sobre o índice Apgar no primeiro e no quinto minuto, sobre as características e capacidades iniciais do bebê, sobre a reação dos pais, sobre a ocorrência de conflitos familiares na época, entre outros.
- deve-se explorar os indicadores esperados para a idade, envolvendo o período de alcance de um marco do desenvolvimento específico e a qualida de com que a criança passou a desempenhar aquela habilidade.
- deve considerar as diversas mudanças que ocorrem nessa fase, especialmente as hormonais, físicas e relacionadas à formação da identidade.
- Deve-se dar atenção especial à socialização, ao interesse em relacionamentos íntimos, às questões relacionadas à sexualidade, ao histórico escolar e aos problemas específicos dessa fase da vida.
- Erickson (1976) caracterizou a adolescência como uma fase especial no processo do desenvolvimento, em que a confusão de papéis e as dificuldades para estabelecer uma identidade própria marcam a transição entre a infância e a vida adulta.
- Quanto à socialização, as relações na adolescência tendem a se tornar mais amplas e importantes
- Comportamentos opositores podem surgir ou se acentuar nessa fase da vida
- investigar as relações do adolescente com os pais, irmãos, amigos, colegas, figuras de autoridade e de identificação (Cunha, 2000).
- Investigar sobre a sexualidade, a vida escolar,
- o desenvolvimento nas fases anteriores da vida é investigado em termos da possível ocorrência de problemas pregressos relevantes, sem grande detalhamento.
- As questões mais importantes referem-se às de mandas desenvolvimentais esperadas nos âm bitos sexual, familiar, social, ocupacional e físico.
- Hutteman, Hennecke, Orth, Reitz e Specht (2014)propõem que os aspectos mais centrais da vida dos adultos podem ser organizados em cinco domínios:
- (1) relacionamento íntimo,
- (2) vida familiar,
- (3) vida profissional,
- (4) vida social e
- (5) alterações físicas
- avaliar a qualidade das relações com o parceiro ou cônjuge, envolvendo a satisfação geral com a relação, a área sexual, os padrões comportamentais do casal, os pontos positivos e possíveis problemas enfrentados.
- Quanto ao domínio da vida familiar, deve-se enfocar a qualidade das relações e de tarefas como administrar o lar e dividir responsabilidades com os demais membros da família.
- Em relação à vida profissional, que tem papel central na vida do adulto, merecem atenção a situação ocupacional, a satisfação com o próprio desempenho na carreira, a concretização ou não de planos e metas de vida, a satisfação com o trabalho e com as condições financeiras, e os relacionamentos com a chefia, colegas e subordinados.
- Quanto à vida social, deve-se buscar informações sobre a rede de contatos do adulto e a importância que ele atribui aos seus relacionamentos
- Além do que foi dito, é importante considerar aspectos do envelhecimento e perdas ocorridas ao longo da vida que possam estar relacionadas à queixa.
Fontes complementares de informação...
- Exames neurológicos, genéticos, psiquiátricos, fonoaudiológicos, entre outros, podem esclarecer muito sobre a queixa do paciente, direcionar hipóteses diagnósticas e melhorar a acurácia da avaliação.
- Os registros escolares, como cadernos, provas, boletins e documentos produzidos por professores, também podem ter muita relevância na avaliação.
- Os registros digitais, por meio de fotos e vídeos, também podem ser fontes preciosas de informação.
Importância dos conhecimentos teóricos para a entrevista de anamnese
Importante observar...
- Quando a anamnese é pouco informativa ou confusa, torna-se necessário recorrer a outras fontes de informação para tentar reconstituir a história do avaliando.
- Em caso de confusões, informações divergentes ou incompletas, uma estratégia bastante útil é perguntar a mesma questão de diferentes formas e em momentos diferentes da entrevista.
- As perguntas que sugerem respostas diretas, do tipo sim ou não, devem ser evitadas na anamnese.
- O conhecimento do vocabulário e o domínio da mesma língua do informante não impedem a ocorrência de dificuldades de compreensão da fala espontânea
- Para a anamnese ser bem realizada, o psicólogo deve ter conhecimentos teóricos sobre o que pretende avaliar e estar atento a estratégias que otimizem a qualidade das informações coletadas.
Referências:
HUTZ et al, 2016. Cap.6 - Mônia Aparecida Silva e Denise Ruschel Bandeira
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