PLANO DIDÁTICO
COMPONENTE CURRICULAR: LINGUAGENS E PRODUÇÃO DE TEXTO
Carga horaria: 60 h (20 T+40 D) Semestre: 2o
Ementa: As diversas linguagens e sua comunicação. A importância do vocabulário mediante seu emprego. Frase, oração, período e parágrafo. O texto e suas propriedades. Tipologia textual: narração, descrição e dissertação, consoante suas partes imprescindíveis. Os diversos gêneros textuais. A coesão textual: os conectivos e a ligação das partes dos textos. A coerência textual: a construção de sentidos.
Competências: COMPETÊNCIA GERAL: - Capacidade de comunicar-se eficientemente nas formas oral, escrita e gráfica.
Objetivos de Aprendizagem: - Utilizar os elementos da comunicação de acordo com a sua devida contextualização e aplicabilidade. - Construir textos utilizando os elementos da comunicação com a devida correlação com as funções da linguagem. - Dispor os elementos de coesão com competência linguística em qualquer gênero textual, a exemplo de relatórios, formulários, diários, jornais entre outros. - Produzir textos coerentes, a partir do conhecimento linguístico, sintático e semântico; - Argumentar de forma clara com ênfase nos diversos elementos linguísticos de coesão e de coerência. - Gerar textos com tipologias narrativas, descritivas, dissertativas (informativas e argumentativas) e injuntivas que aparecem pulverizadas em diversos gêneros textuais.
Conteúdo programático:
1. A leitura como fator de desenvolvimento intelectual, observando objetivos e estratégias de leitura. 2. Revisão de conceitos gramaticais 3. Revisão de conceitos linguísticos: Linguagens, diversidade e comunicação 4. A percepção do contínuo linguístico: manifestação escrita e a eficácia comunicativa. 5. Gêneros e tipologias textuais 6. Coerência textual: fatores determinantes 7. Vocabulário: adequação e contextualização. 8. A coesão textual e o estabelecimento do sentido pretendido. 9. Pronomes e o processo referencial. 10. A conjunção na ligação dos períodos. 11. Verbos: conjugar é preciso
Metodologias de ensino: O desenvolvimento da disciplina contará tanto com a utilização de instrumentos de ensino e aprendizagem interativos, quanto com profissionais da educação que atuarão de modo integrado no sentido de favorecer as diferentes formas de aprendizagem. O curso será pautado na concepção colaborativa de aprendizagem, contando com Guia de Estudo, Livro Didático Virtual (disponível para download), Videoaulas, Fórum Integrado de Discussão (incluindo Atividade de Consolidação da aprendizagem), assistência on-line, Avaliações Virtuais (a cada bloco temático), disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), bem como Verificação de Aprendizagem a ser realizada na Unidade de Ensino. A metodologia das Disciplinas Digitais, aliada ao acompanhamento individualizado e à mediação tecnológica, será o cenário para o desenvolvimento da autonomia de aprendizagem e formação da atitude investigativa constante.
Estratégias de Avaliação: A avaliação da aprendizagem tem diversificados instrumentos, a saber:
Na modalidade a distância:
- Avaliações Virtuais: questões objetivas de múltipla escolha, em estilo ENADE, disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a cada Bloco Temático, de modo a assegurar uma avaliação processual e o exercício da autonomia discente acerca da gestão de sua aprendizagem. O aluno realizará duas avaliações: - AV1: UNIDADE I (20 pontos) - AV2: UNIDADE II (20 pontos) Na modalidade presencial:
- Verificações da Aprendizagem: atividades avaliativas desenvolvidas presencialmente na Unidade de Ensino, pelo Professor Presencial. O aluno
realizará duas Verificações de Aprendizagem:
- VA1: UNIDADE I (20 pontos) - VA2: UNIDADE II (20 pontos)
- Avaliação Integradora: questões objetivas de múltipla escolha, em estilo ENADE, envolvendo os conteúdos dos Blocos Temáticos I e II, realizada na Unidade de Ensino pelo Professor Presencial. - AI: UNIDADE II (20 pontos)
Bibliografia: Básicas INFANTI, U. Do texto ao contexto: curso prático de leitura e redação. São Paulo: Scipione, 1998.
MEDEIROS, J. B; TOMASI, C. Como escrever textos: Gêneros e sequências textuais. São Paulo: Atlas, 2017. Livro Digital.
NADÓLSKIS. H. Normas em Comunicação em Língua Portuguesa. 27. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
Complementares ANDRADE, M. M. de; HENRIQUES, A. Língua Portuguesa: noções básicas para cursos superiores. 9.ed. São Paulo: Atlas, 2010. Livro Digital.
BRASILEIRO, A. M. M. Leitura e produção textual. Porto Alegre: Penso, 2016. Livro Digital.
BEZERRA, R. Nova gramática da língua portuguesa para concursos. 8.ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2017. Livro Digital.
MOYSÉS, C. A. Língua Portuguesa: atividades de leitura e produção de textos. 3. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2009. Livro Digital.
NADÓLSKIS. H. Comunicação Redacional Atualizada. 13.ed. São Paulo: Saraiva, 2011. Livro Digital.
Periódicos
QUALIS A1 Revista da ABRALIN (Curitiba) Disponível em: <http://www.abralin.org/index.php?option=com_content&view=category&id=36&Ite mid=61>. Acesso em: 07 out. 2017.
Revista Brasileira de Linguística Aplicada (Impresso)
Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/rbla/>. Acesso em: 07 out. 2017.
Linguagem em (Dis)curso (Online) (UNISUL) Disponível em: <http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso>. Acesso em: 10 nov. 2017.
QUALIS A2 Calidoscópio (UNISINOS) Disponível em: <http://www.unisinos.br/revistas/index.php/calidoscopio>
QUALIS B1 Fórum Linguístico (online e impresso) Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/forum/index>. Acesso em: 10 nov. 2017.
Fórum Linguístico (online e impresso) Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/forum/index> . Acesso em: 10 nov. 2017.
QUALIS B2 Revista Virtual de Estudos da Linguagem Disponível em: <http://www.revel.inf.br/pt>. Acesso em: 10 nov. 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário