Psicodiagnóstico: formação, cuidados éticos, avaliação de demanda e estabelecimento de objetivos.

 Formação...

  •  Aspectos primordiais para formação do profissional da área de avaliação psicológica (Psicodiagnostico). 
  • Os domínios de diferentes saberes psicológicos e de áreas afins que são exenciais para as boas práticas nessa área:
    •  (1) Psicologia do Desenvolvimento; 
    • (2) Psicologia da Personalidade; 
    • (3) Psicopatologia, 
    • (4) Psicometria, 
    • (5) Técnicas de Entrevista;
    • (6) Pesquisa em Psicologia; 
    • (7) Psicologia Clínica; 
    • (8) Neuropsicologia; etc. 
Cuidados Éticos...

  • Os cuidados éticos fundamentais para o desenvolvimento na área.
  •  Atenção para o fato de que no campo de Psicodiagnostico esses aspectos éticos estão em constante transformação e depedem sempre do caso, contexte, instituição demandante e outros fatores que entenderemos nos estudos de casos que vamos realizar juntos. 
  • Por exemplo, vejão as resoluções necessárias para táis cuidados éticos: 
    •  Código de Ética; 
    •  Resolução CFP n° 01/2009;
    •  Resolução CFP nº 09/2018;
    •  Resolução CFP n° 006/2019;

Demanda e objetivos do Psicodiagnostico...

Outros aspectos igualmente importantes para o um psicodiagnóstico têm relação com a
Demanda apresentado pelo cliente/pacente (ainda famos debater essas definições na área); são os
objetivos que definimos para o processo de psicodignostico em cada caso clínico. 

Sobre a demanda inícial (ou queixa), quando identificada claramente desde o inicio temos mais chances
de ser bem-sucedido quando há uma boa pergunta a ser respondida do psicodiagnóstico.

Os objetivos do processo de psicodiagnóstico podem ser multipolos e, portanto, a capacidade e clareza sobre as habilidades necessárias para assumir o caso debendem do jugamento do profissional responsável, por isso é tão importante compreender os limites éticos da sua atuação. 

Por exemplo, os principais e mais frequentes objetivos como processo de psicodiagnóstico são:
  •  a classificação simples; 
  • a descrição;
  • a classificação nosológica; 
  • o diagnóstico diferencial; 
  • a avaliação compreensiva; 
  • o entendimento dinâmico; 
  • a prevenção; 
  • o prognóstico.
A grande área da avaliação psicológica, bem como o próprio processo de Psicodiagnóstico (fundamentalmente clínico) depende de uma formação lidada a outras grandes áreas do conhecimento na psicologia e em outras ciências humanas e da saúde. 

As resoluções e fundamentos éticos que instrumentalizam e orientam o trabalho para o Psicodiagnóstico. Outro ponto de síntese é que para o desenvolvimento de boas habilidades diagnosticas é necessário estar atentos às caracterizações das demandas e objetivos de cada caso. Por isso é necessários à prática de estudos de casos.

A avaliação psicológica....
  • é um procedimento que está inserido em todas as áreas de atação profissional do psicólogo.
  • Antes de se iniciar qualquer intervenção psicológica, é necessário que se faça a análise do funcionamento dos indivídios para atender adequadamente suas demandas.
  • Acredita-se que essa área deve ser componenete curricular obrigat´roio em qualquer matriz pedagógica dos cursos de psicologia.
  • só faz sentido quando associada a conhecimentos de outras áreas da psicologia:
  1. Psicopatologia
  2. Psicologia do desenvolvimento
  3. Psicologia das diferenças individuais
  4. Processos básicos em psicologia
Queixa X Demanda
  • Um psicodiagnóstico tem mais chances de ser bem-sucedido quando há uma boa pergunta a ser respondida (hipótese)
  • Para fazer um psicodiagnóstico, o profissional deve saber avaliar com cuidado a demanda trazida pelo paciente ou pela fonte de encaminhamento para, a partir disso, realizar considerações éticas sobre o pedido e, quando essas forem favoráveis, tecer os objetivos de sua realização.
Objetivos do Psicodiagnóstico
  • A avaliação da demanda indicará qual aspecto avaliativo deverá ser priorizado em cada caso, situando-se o objetivo do psicodiagnbóstico a partir dessa reflexão inicial.
  • Os objetivos podem priorizar: a classificação simples, a descrição, a classificação nosológica, o diagnóstico diferencial, a avaliação compreensiva, o entendimento dinâmico, a prevenção, o prognóstico, e aperícia forense.


Referências: 
Silva, H.C.S.B.D.R.T.C.M.K. J. (2016). Psicodiagnóstico. [Minha Biblioteca]. Retirado de
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582713129/

NORONHA, A.P.P., Primi R. & ALCHIERI, J.C. (2004) Parâmetros psicométricos: uma análise de testes psicológicos comercializados no Brasil. Psicolia: ciência e profissão, 24(4), 88-99.








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