História dos Jogos Olímpicos

 O que é a Psicologia do Esporte?

Estudo científico de pessoas e seus comportamentos em contetos esportivos e de exercício e na aplicação prática do esporte. Possibilita entender como os fatores psicológicos afetam o desempenho físico do indivíduo e como a participação em esportes e exercicios afeta o desenvolvimento psicológico, a saúde e o bem-estar de uma pessoa. estuda e atua em situações que envolvem motivação, personaldiade, apressão e violência, liderança, dinâmica de grupo, bem-estar de atletas, caracterizando-se como um espaço onde o enfoque social, educacional e clínico se compementam. O psi vai auxiliar na saúde mental do indivíduo, no equilíbrio emocional.

História da Psicologia do Esporte

776 a.C - Jogos Olímpicos se originaram na Grécia Antiga. Homenagem aos deuses gregos e promoção da amizade e integração entre o spovos.

393 d.C - Imperador Teodósio I declarou que todas as práticas e cultos pagãos seriam eliminados, pondo fim nos Jogos Olímpicos.

426 da.C. - Teodósio II ordenou a destrução de todos os templos gregos, onde ocorriam os jogos.

1796 a 1798 - Acontece o festival Olímpico nacional realiado anualmente na França revolucionária. marcaram a introdução do sistema no esporte.

Século XIX - Início da psicologia do esporte conincide com o início do esporte na era moderna. 

1896 - Descontinuidade das práticas corporais, retomada pelo projeto do Barão Francês Pierre de Coubertin

Surgem proposta política de educação e conciliação dos povos a partir de uma linguagem, linguagem esportiva.

Década de 1980 - Amadorismo nos jogos olímpicos. Interdição de atletas profissionais na disputa; intensificação da profissionalização do esporte; surgem fenômenos de massa e de espetacularização, com injeção cada vez maior de capital e o interesse mercantil que acabou transformando o p´roprio fenômeno esportivo.


1914 - adoção da Bandeira Olímpica
1920 - A bandeira olímpica foi asteada pela primeria vez nos jogos olímpicos da Antuérpia, na Bélgica. asteada até os dias atuais.

Lema Olímpico - como forma de encorajar os atletas a atingirem o seu melhor durante as competições. Coubertin introduziiu ao movimento olímpico o lema (" Citius, Altius, Fortius" ) (mais rápido, Mais alto, Mais forte)
Chama Olímpica  representa a pureza da eterna juventude olímpica. Serve de elo entre o berço das Olimpíadas da Grécia e as cidades-sede dos jogos contemporâneos. Acesa em uma cerimônia nas ru[inas de Olímia da G´recia. raios de sol refletidos por um espelho dão origem à chama.



Nenhum comentário:

Postar um comentário