- Casamento com Dejanira. na corte do sogre Eneu, matou por acidente o copeiro Eunômono. Héracles resolve partir com a esposa, túnica do centauro Nesso.
- disputa com o Rei Êurito, por lole, enlouquecido pela segunda vez, assassinato de Ifito.
- Purificação pelo oráculo de Delfos, três anos como escravo.
Héracles vai embora com dejanira e ao fazer a travessia de um rio do centauro nesso, que tentou violentá-la na travessa enquanto travessava com Dejanira no seu dorso. Héricles percebeu e esperou chegar do outro lado do rio, e flechou o centaur, que antes de morrer deu a Dejanira uma túnica que serviria como amuleto para ser usado quando estivesse pra perder seu amado.
Héricles disputa em arco e flecha com o Rei Êurito, disputando a filha dele, mesmo ele sendo casado. O Rei não permite que ele fique com o prêmio por já ser casado, vai embora ensandecido, e acaba matando Ifito. Héracles vai até o oráculo de novo buscar a purificação, mas lhe é negado. Com isso, Apolo enfrenta Héracles, ao ponto de que Zeus intercedeu e deu a purificação na condição de que Héracles se tornasse escravo durante 3 anos. Ele se casa com a rainha Onfale, que está ligada a umbigo, que simbolicamente, representa um novo nascimento, uma nova etapa na vida dele.
- Escravo e marido da Rainha ônfale.
- Desejando, após a vitória sobre ~Eurito e o fim do exílio, erguer um altar em agradecimento a seu pai Zeus, mandou um seu servidor, Licas, pedir a Dejanira que lhe enviasse uma t[unica que ainda não tivesse sido usada, conforme era de praxe em consagração e sacrifícios solenes.
- "Envenenado" por Hera, licas disse a Dejanira que seu marido talvez não a desejasse mais. Achando que ele já não a desejava mais, ela envia a túnica.
- Vestido com a túnica de Nesso, alucinando de dor retorna a Tráquis para Dejanira.
- Ao notar o estado de Alcides, Dejanira percebeu que o havia matado e se mata, se queima e depois se joga na água e se afoga.
- No topo do monte Eta acendeu uma pira com a ajuda de Filoctetes, deitou, se queimou, morreu afogado em um ribeiro, Termópilas.
- Admitido no Olimpo, reconciliação com Hera, casamento com Hebe.
O CURADOR FERIDO
- Quiron foi um dos instrutores ou educadores de Héracles, mas em um de seus treinamentos, Héricles acerta uma flecha na pata do centauro Quiron, que não teve nada que curasse a ferida. Com isso, Quiron vai em buscar de recursos para cura-lo, mas não encontrou. Ele encontrou no caminho, a cura para muitas outras pessoas. Quiron aceita ir voluntariamente para a morte por conta da ferida aberta que o fazia sofrer. Zeus intercede e o transforma numa constelação.
Daí a importância de olharmos para nossas feridas, nossos complexos, acolhendo isso de forma consciente, o que vai gerar recurso para lidar com os próprios clientes. Somente quando olhemos as nossas feridas abertas, é que adquirimos a capacidade de acolher as feridas dos outros. Daí a necessidade do terapeuta fazer terapia também.
REFERÊNCIAS
Curso extracurricular de Mitologia e Psicologia Analítica
Instituto Freedom
Aula 15 - Morte e Apoteose
Prof. Rangel Fabrete
Nenhum comentário:
Postar um comentário