Louis Wain (1860-1939),britânico, teve seu movimento artístico no Art Nouveau, onde publicou pinturas de animais, especialmente gatos. seus desenhos caracterizavam o antropomorfismo de gatos e gatinhos com grandes olhos. Louis foi diagnosticado com Esquizofrenia, um distúrbio da mente dividida, marcada por surtos em que o mundo real acaba substituído por delírios e alucinações (surtos psicóticos).
Desde jovem, costumava pintar retratos de gatos para calendários, álbuns, cartões-postais, etc. Aos 57 anos sua vida e sua arte começaram a apresentar sintomas de psicose. Passou os últimos 15 anos de sua vida em Instituições Psiquiátrica.
- Progressiva fuga da realidade para a fantasia
- Os retratos dos gatos que pintava, tomaram uma forma ameaçadora.
- Reveladores de seu estado psicótico são os olhos dos gatos, que miram fixamente com hostilidade, mesmo num de seus primeiros desenhos desta fase (primeira imagem). O psicótico geralmente acha que o mundo crava nele olhares hostis.
- Outro sinal é a fragmentação do corpo. As imagens do corpo sofrem uma estranha transformação na psicose e quase sempre são representadas com distorção, aproximando-se da forma de um fractal, ou seja, um objeto geométrico que pode ser dividido em partes, cada uma das quais semelhante ao objeto original.
Veja 72 obras de arte de Louis Wain
https://www.wikiart.org/pt/louis-wain/all-works#!#filterName:all-paintings-chronologically,resultType:masonry
Referências:
https://www.wikiart.org/pt/louis-wain
https://www.wikiart.org/pt/louis-wain/all-works#!#filterName:all-paintings-chronologically,resultType:masonry
Nenhum comentário:
Postar um comentário