1. TEMA
A importância da relação entre pais e filhos
adolescentes, frente aos desafios do século XXI.
2.
QUESTÃO NORTEADORA
Como a relação entre pais e filhos
adolescentes pode impactar na formação biopsicossocial dos jovens?
3.
JUSTIFICATIVA
A adolescência é uma fase de transição no desenvolvimento
entre infância e idade adulta, que impõe grandes mudanças de ordem física,
cognitivas, emocionais e sociais, que assume formas variadas nos contextos
sociais, econômicos e culturais. A partir do século XX, a adolescência passou a
ser definida como estágio de vida. É nessa fase que ocorrem oportunidade de crescimento
em termos físicos, cognitivos e sociais, bem como, desenvolvimento da
autonomia, autoestima e intimidade. (PAPALIA; FELDMAN,2013). Contudo, nesse
presente artigo, a adolescência será observada enquanto fenômeno cultural,
oriundo das sociedades ocidentais, com ênfase na relação com seus pais.
YOUNGBLADE (2007) apud PAPALIA; FELDMAN (2013) afirma
que os adolescentes que têm relações de apoio com os pais, a escola e a
comunidade se desenvolvem de forma saudável e positiva, na construção e
fortalecimento desse vínculo. Por outro lado, quando não há relações de apoio,
podem ocorrer comportamentos de riscos ao seu bem estar físico e mental.
Levando-se em consideração,
que essa fase de transição do desenvolvimento humano enseja a formação e
construção de uma boa relação entre pais e filhos adolescentes, surge a
necessidade de elaborar um trabalho que proponha uma reflexão sobre os
mecanismos de construção dessa relação, fundamentada no fortalecimento de
vínculos entre ambos.
4. OBJETIVO GERAL
Demonstrar a relevância da
relação entre pais e filhos adolescentes, no processo de desenvolvimento biopsicossocial
de jovens, levando em consideração o contexto social em que vivem.
5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- · Demonstrar
quais as contribuições que as teorias do desenvolvimento humano trouxeram para
a formação biopsicossocial do adolescente.
- · Evidenciar
os desafios enfrentados no relacionamento de pais e filhos adolescentes, com
ênfase na forma como essa realidade afeta seus comportamentos.
- · Compreender
como a identificação do adolescente com determinados grupos, formados no
contexto da realidade em que vivem, pode impactar na sua relação com os pais.
- · Entender
como a Psicologia, pode contribuir para a construção e fortalecimento de
vínculos na relação entre pais e filhos adolescentes.
6. METODOLOGIA
A primeira fase desse
relatório foi iniciada num contexto social de normalidade no que diz respeito
às aulas presenciais, teóricas e práticas propostas pelo curso de Psicologia.
Nesse contexto, a pesquisa seria aplicada especificamente, em um grupo de
adolescentes de Cajazeiras, estudantes do Colégio Militar. Porém, diante da
Pandemia do Coronavirus, todas as rotinas de trabalhos individuais e coletivos,
tiveram que sofrer mudanças, onde todas as relações passaram a acontecer em
ambiente virtual de aprendizagem e relacionamento. A fim de cumprir as
determinações de isolamento social, propostas pela Organização Mundial de Saúde
(OMS), com a finalidade de conter a disseminação do COVID-19 no Brasil.
Contudo, apesar de o MEC autorizar apenas 25% do Curso de Graduação em
psicologia pelas Plataformas Online, excepcionalmente, foi autorizado o
andamento do curso à distância (EAD). Sendo assim, foi utilizado, reunião em
grupo de WhatsApp, para discussão dos itens que irão compor o Relatório final
dessa pesquisa, inclusive, discutidas em sala de aula junto ao professor
orientador.
Cada
componente ficou responsável por elaborar cinco questões, e posteriormente,
foram discutidas, aprimorada e selecionadas para compor o questionário da
pesquisa. O presente relatório contempla uma pesquisa bibliográfica, na qual
deverá ser feita uma revisão de literatura, por meio de livros, como fonte de
pesquisa primária e artigos acadêmicos, como fonte de pesquisas secundárias.
Além da pesquisa bibliográfica,
será elaborado um questionário de pesquisa quantitativa e qualitativa, aplicado
online, através do Google Documents, (link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScduxLkrvPpWkN2TinFy4mDxzkVkLooN5z7u5t0cksxUJ7zVQ/viewform), com a finalidade
de conhecer como se formam os vínculos da relação entre pais e filhos
adolescentes, bem como, a relevância dessa relação na formação biopsicossocial
do jovem. O questionário publicado contem questões de identificação do perfil
do adolescente, público alvo a ser atingido, bem como, perguntas
quanti-qualitativamente, elaboradas de forma semiestruturada, de forma a dar
espaço para que o adolescente possa manifestar sua resposta espontaneamente.
Vale considerar que, os adolescentes em isolamento social, traz uma dificuldade
de divulgação entre os adolescentes, para responder a pesquisa, pois, os
ambientes escolares facilitariam o acesso, presencialmente, o que talvez possa
impactar na quantidade de pessoas atingidas com a pesquisa.
Para AV2, serão desenvolvidos os
conteúdos teóricos em consonância com os resultados da pesquisa, onde serão
desenvolvidos os objetivos específicos, onde será entregue esse relatório final,
com resultados da pesquisa já finalizada, fundamentada no arcabouço teórico que
define a adolescência como fase de transição entre a infância e a idade adulta,
com estruturas de Introdução, Desenvolvimento e Conclusão dos resultados
coletados em pesquisa.
Em devolutiva aos adolescentes, participantes da pesquisa
online, e dada as limitações impostas pelo isolamento social em função do
coronavírus, o link da pesquisa foi publicado no blogue (https://formacaoempsicologia.blogspot.com/2020/04/sua-participacao-e-muito-importante.html), com dicas de como conquistar uma boa relação com seus
pais, a partir do diálogo, empatia e entendimento mútuo.
7. PERCEPÇÃO
INDIVIDUAL DO GRUPO
7.1 Alessandra Uzêda
Houve inicialmente, uma resistência
às mudanças, em virtude do isolamento social imposto, que acabou por modificar
toda a rotina dos estudantes de Psicologia. Entretanto, observou-se que o uso
da ferramenta online de pesquisa não era uma novidade, tendo em vista, que já
foi usada em projetos anteriores. Com isso, ampliou-se a percepção de como
realizar a pesquisa, possibilitando dar continuidade ao Relatório inicial sobre
o Diário de Campo Online, a partir da pesquisa realizada em ambiente virtual.
7.2 Gabriela Matos
Ressalta que esse método foi
bastante funcional e uma solução prática para a continuação da construção da
atividade que teve início de forma presencial a partir de discussões em sala de
aula. De modo particular, percebi uma dificuldade maior em elaborar as questões
e fazer a edição do questionário de forma não presencial, pois a discussão
através de ferramentas online, se torna mais complexa, se tratando de um grupo
de pessoas com realidade diferente de entendimento, disponibilidade e ação.
7.3 Jessica Dias
Ressalta que o cenário de pandemia
no qual nos encontramos, demandou dos integrantes do grupo um maior esforço
coletivo e individual, assim como, uma rápida adaptação em relação à pesquisa. Porém,
possibilitou que a mesma, ampliasse seu entendimento sobre as possibilidades e
a aplicabilidade da observação participante, visto que, de início seria feita
de forma presencial, mas devido ao contexto de isolamento social, passou a ser
online.
7.4 Erielma Silva
Em consequência da pandemia, a
pesquisa feita precisou ser modificada. Porém, com o instrumento de pesquisa
utilizado, conseguimos atingir uma maior diversidade de público. Essa diversidade é de extrema importância
porque nos possibilita entrevistar pessoas que estão vivendo realidades
diferentes no dia a dia, mas agora unidos por uma só realidade que é o
isolamento social. Sendo assim, o fato de a pesquisa ser online não mudou o
nosso foco que é a relação desses adolescentes com os pais.
7.5 Lays Reis Brito
Mediante a pandemia da Covid-19,
uma situação atípica e mundial onde todos foram pegos de surpresa, tivemos que
cumprir decretos onde o distanciamento social era a mais nova forma de
convivência recomendada pelo Ministério da Saúde e também a Organização Mundial
da Saúde - Tivemos que nos adaptar, tanto aos meios de contatos que, de
secundários, se tornaram essenciais, quanto a metodologia que usaríamos para
que pudéssemos dar continuidade às atividades acadêmicas.
Quanto ao meu grupo, tirando as
dificuldades iniciais, em conciliarmos novas rotinas e também a situação de
isolamento obrigatório o que, infelizmente, implica totalmente nas nossas
emoções e no nosso psicológico, conseguimos, através de um grupo no WhatsApp,
nos comunicarmos claramente, e alcançarmos pontos em comum desejáveis no
processo de produção do trabalho acadêmico.
Passei a diferenciar e reconhecer
mais a importância da aplicação de um questionário, como instrumento de
pesquisa. Acredito que sair da zona de conforto, que o contato presencial
gerava, trouxe novas possibilidades e melhores compreensões para as nossas
vidas pessoais, acadêmicas e profissionais. Realizar este trabalho, mesmo que a
distância, está sendo uma grande chance de novos aprendizados.
REFERÊNCIAS
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taxonomia de Bloom revisada. Scielo.
Belo Horizonte, MG, Dec. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1983-
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Disponível em https://www.coc.com.br/blog/somospais/para-os-pais/como-fortalecer-os-vinculos-com-seu-filho-adolescente. Acesso em 21/03/2020 às 21: 27
hs.
GIL,
A.C. Métodos e Técnicas de Pesquisa
Social. 6ª. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2008.
Presidência
da República. Casa Civil. Lei no. 8.069 de 13/07/1990. Estatuto da Criança e
do Adolescente. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em 21/03/2020 às 21:10 hs.
Psi. psicólogo e Terapia. Psicoterapia
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SILVA, R. Pepsico. Os Conflitos na Fronteira de Contato entre Pais e
Filhos Adolescentes. Disponível
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rede vol.12 no.22 Rio de janeiro, 2015. Acesso em
29/02/2020 às 12:02 hs.
WAGNER, Adriana; FLACKE,
Denise; SILVEIRA, Luiza; MOSMANN, Clarisse. Scielo. A Comunicação em
famílias com filhos adolescentes. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pe/v7n1/v7n1a08.pdf. São Paulo, 2002.
Acessado em 29/02/2020 às 11:07 hs.
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