Ementa- Metodologia do Trabalho Científico.

PLANO DIDÁTICO 

COMPONENTE CURRICULAR: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 


Carga horaria: 60 h (20 T+40 D)  Semestre: 3o 

Ementa: Ciência, Conhecimento e Saber. Teoria do Conhecimento. Metodologia Científica, Educação e procedimentos de Estudo na Universidade. Métodos Científicos. Estratégias de Estudo e aprendizagem. Diretrizes Metodológicas para Leitura, Análise e Interpretação de Textos. Processos e Técnicas de Elaboração do Trabalho Científico: Fichamento, Resumo e Resenha. Pesquisa. Tipos e Fases da Pesquisa Científica. Estudo de Caso, Seminário, Relatório de Pesquisa, Projeto de Pesquisa, Monografia e Artigo. Normas da ABNT, Citações, Bibliografia e Referências. 

Competências: COMPETÊNCIA GERAL: - Capacidade de realizar investigações científicas para a produção do conhecimento. 

Objetivos de Aprendizagem: - Correlacionar ciência e conhecimento científico, identificando-os em sua área de estudo. - Aplicar a linguagem científica e os seus desdobramentos práticos no cotidiano acadêmico/científico. - Explorar e sistematizar os conhecimentos para a competente elaboração de textos do gênero acadêmico, tais como Resumos, Fichamentos, Resenhas, Papers e Artigos Científicos.  - Utilizar os elementos da pesquisa e seus desdobramentos, identificando os instrumentos de pesquisa acadêmico-científica bem como a aplicação da investigação no contexto profissional. 

Conteúdo programático: 

 UNIDADE I BLOCO TEMÁTICO 1 - A CIÊNCIA E O CONHECIMENTO HUMANO 

TEMA 01 - O Ser Humano, a Sociedade e o Conhecimento: Conteúdo 1 - A Metodologia Científica e a Construção do Conhecimento. Conteúdo 2 - Tipos de Conhecimentos. Conteúdo 3 - Concepção, Natureza e Dimensões da Ciência. Conteúdo 4 - Reflexões sobre Ciências Hoje. 


TEMA 02 - A Metodologia Científica e a Universidade: Conteúdo 5 - Método e Estratégia de Estudo e Aprendizagem. Conteúdo 6 - Leitura e Análise de textos. Conteúdo 7 - Técnicas para Sistematização do Conhecimento: Sublinhar e Esquematizar. Conteúdo 8 - Técnicas para Sistematização do Conhecimento: Fichamento e Resumo. 

UNIDADE II BLOCO TEMÁTICO 2 - A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO CONHECIMENTO 

TEMA 03 - Estrutura e Organização de Trabalhos Acadêmicos: Conteúdo 9 - Redação Científica: Apresentação de Trabalhos Científicos (Normas da ABNT). Conteúdo 10 - Redação Científica: Bibliografia, Referências e Citações. Conteúdo 11 - Resenha, Artigo Científico e Seminário. Conteúdo 12 - Projeto de Pesquisa, Estudo de Caso e Monografia. 

TEMA 04 - A Pesquisa Científica e Suas Fases: Conteúdo 13 - Conceito, Finalidades e Requisitos da Pesquisa Científica. Conteúdo 14 - Tipos de Pesquisa Científica: Quanto à sua Natureza, Forma de Abordagem e Objetivos. Conteúdo 15 - Tipos de Pesquisa Científica: Quanto ao Ponto de Vista dos procedimentos Técnicos. Conteúdo 16 - Pesquisa Científica: Fases, Estrutura e Aplicação. 

MÓDULO COMPLEMENTAR UNIDADE I BLOCO TEMÁTICO 1- TECNOCIÊNCIA E UNIVERSIDADE TEMA 01- Conceitos e Perspectivas TEMA 02- A Interdependência entre a Ciência e Tecnologia 

UNIDADE II BLOCO TEMÁTICO 2- TECNOCIÊNCIA E SOCIEDADE TEMA 03- Contexto Ético-Interdisciplinar TEMA 04- Ciência e Tecnologia a Serviço da Humanidade 

 Metodologias de ensino: O desenvolvimento da disciplina contará tanto com a utilização de instrumentos de ensino e aprendizagem interativos, quanto com profissionais da educação que atuarão de modo integrado no sentido de favorecer as diferentes formas de aprendizagem. O curso será pautado na concepção colaborativa de aprendizagem, contando com Guia de Estudo, Livro Didático Virtual (disponível para download), Videoaulas, Fórum Integrado de Discussão (incluindo Atividade de Consolidação da aprendizagem), assistência on-line, Avaliações Virtuais (a cada bloco temático), disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), bem como Verificação de Aprendizagem a ser realizada na Unidade de Ensino. A metodologia das Disciplinas Digitais, aliada ao acompanhamento individualizado e à mediação tecnológica, será o cenário para o desenvolvimento da autonomia de aprendizagem e formação da atitude investigativa constante. 

Estratégias de Avaliação: A avaliação da aprendizagem tem diversificados instrumentos, a saber: 

Na modalidade a distância:  

- Avaliações Virtuais: questões objetivas de múltipla escolha, em estilo ENADE, disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a cada Bloco Temático, de modo a assegurar uma avaliação processual e o exercício da autonomia discente acerca da gestão de sua aprendizagem. O aluno realizará duas avaliações:  - AV1: UNIDADE I (20 pontos)  - AV2: UNIDADE II (20 pontos)    Na modalidade presencial:  

- Verificações da Aprendizagem: atividades avaliativas desenvolvidas presencialmente na Unidade de Ensino, pelo Professor Presencial. O aluno realizará duas Verificações de Aprendizagem:  

- VA1: UNIDADE I (20 pontos)  - VA2: UNIDADE II (20 pontos) 

- Avaliação Integradora: questões objetivas de múltipla escolha, em estilo ENADE, envolvendo os conteúdos dos Blocos Temáticos I e II, realizada na Unidade de Ensino pelo Professor Presencial.  - AI: UNIDADE II (20 pontos) 

Bibliografia: Básicas LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Fundamentos de 
Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 

MATTAR NETO, João Augusto. Metodologia Científica na era da Informática. 3.ed. rev e amp. São Paulo: Saraiva, 2008. Livro Digital. 

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007. 

Complementares ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10.ed. São Paulo: Atlas, 2010. Livro Digital. 

APPOLINÁRIO, Fábio. Dicionário de Metodologia Científica: um guia para a produção do conhecimento científico. 2.ed. rev. e atual. São Paulo: Atlas, 2011. Livro Digital. 

AZEVEDO, Celicina Borges. Metodologia Científica ao alcance de todos. 3.ed. Baurueri, SP: Manole, 2013.  Livro Digital. 

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2010. Livro Digital 

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011. Livro Digital. 

Periódicos 

CIÊNCIA & EDUCAÇÃO. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=15167313&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 10 nov. 2017. 

CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Disponível em: <http://revista.ibict.br/index.php/ciinf>. Acesso em: 10 nov. 2017. 

EDUCAÇÃO & SOCIEDADE. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=01017330&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 10 nov. 2017. EDUCAÇÃO E PESQUISA: Revista da Faculdade de Educação da USP. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=15179702&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 10 nov. 2017. 

REVISTA DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Disponível em:  <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=14144077&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 10 nov. 2017. 

Sites 

 ABNT. Disponível em: <http://www.abnt.org.br>. Acesso em: 10 nov. 2017. 

ALVES, Maria Bernadete M.; ARRUDA, Susana M. de. Como elaborar um artigo científico. Disponível em:  <http://www.bu.ufsc.br/ArtigoCientifico.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2017. 

FIGUEIREDO, Antônio Dias de. Escrever um artigo científico: das partes para o todo. Disponível em: <www.reocities.com/echagas/3b.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2017. 

MALHEIROS, Márcia Rita Trindade Leite. Artigos: NBR 6022/2003. Disponível em: <www.profwillian.com/_diversos/download/prof/marciarita/ARTIGOS.doc>. Acesso em: 10 nov. 2017. 

REIS, Widson Porto. Método Científico. Disponível em: <http://www.projetoockham.org/ferramentas_metodo_2.html>. Acesso em: 10 nov. 2017. 

VILELA, Virgílio Vasconcelos. Sobre paradigmas: O que são? Como nos afetam? É possível mudá-los? Disponível em: <http://www.possibilidades.com.br/paradigmas/sobre_paradigmas.asp>. Acesso em: 10 nov. 2017. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário