Teoria da Comunicação Humana na Abordagem Sistêmica



Comunicação é transferência de informação e se dá pelo EMISSOR(codificador), CANAL (mensagem) e RECEPTOR (Decodificador).


A Teoria da Comunicação Humana é vista como um recurso teórico para compreender o sistema familiar. Portanto, a comunicação é um tema central na Teoria Sistêmica, cujo foco deixa de ser o indivíduo em si, para focar nas relações que se estabelecem entre os organismos no sistema.

Para a TEORIA SISTÊMICA:

  • Relacionar-se é comunicar-se.
  • Foco nas relações e no modo como se comunicam no sistema.
  • Olhar em um dos elementos individuais do sistema, em detrimento do contexto e das relações.
  • Considera o contexto para entender as regras das relações entre os organismos.
  • Observar as interações dentro do sistema evidencia:  se existe redundâncias; identificar se os padrões se repetem; identificar padrões que podem ser reconhecidos na sequência de eventos comunicacionais; ajuda a identificar as regras das relações.
  • Abordagem Sistêmica exige mudança de conceitos e mudança na visão de mundo.
  • Usa-se o verbo ESTAR , nunca o verbo ser.
  • A autonomia é concebida num contexto em que a pessoa diz o que é real para si própria no sistema, assumindo a responsabilidade de suas ações, através de acordos consensuais.
Para que CONHECER AS REGRAS DE UM SISTEMA?
  • Para prever comportamentos de nossos parceiros.
  • Ter tranquilidade para saber que, estamos nos comunicando adequadamente naquele sistema.

METACOMUNICAR ou METACOMUNICAÇÃO
  • Exige mudar de posição para observar a comunicação e conversar sobre o que se observa.
  • É a solução dos axiomas da Teoria da Comunicação. A pessoa muda e pode gostar da mudança, parecendo que eliminou o conflito.
  • Como se espera que ocorra a comunicação.
  • É a forma como você se comunica. É falar sobre a maneira como você fala. Cada um interpreta o conteúdo à partir da sua relação com o outro.
Exemplo: Um menino entra em casa, passa direto ao quarto, como se não tivesse visto o pai e a mãe na sala.  O pai fala: esse menino é mal educado. A mãe fala: deve ter acontecido alguma coisa na escola, para ele chegar assim.. Ambos pai e mãe estão falando sobre a maneira como o filho se comunicou, porém, cada um interpreta a comunicação à partir da relação que tem com o sujeit. 


PRAGMÁTICA DA COMUNICAÇÃO
  • Como a comunicação afeta a própria comunicação.

COMUNICAÇÃO FUNCIONAL E DISFUNCIONAL:
  • FUNCIONAL - quando a comunicação é feita e é compreendida pelo decodificador. Portanto, não há axioma para comunicação funcional. Mensagem emitida, recebida e compreendida.
  • DISFUNCIONAL - quando a comunicação é feita mas não é compreendida pelo decodificador.  Essa comunicação sempre tem axioma, ou seja, uma disfunção da comunicação. mensagem emitida, recebida, mas não compreendida.
Em toda comunicação, pode-se distinguir:
  • O CONTEÚDO, onde deve-se concentrar maior atenção.
  • A RELAÇÃO entre os participantes do sistema. É a relação entre os participantes que define a comunicação ou o que fazer com o conteúdo da comunicação.



Segundo Paul Watslawick, Pai da Teoria da Comunicação,  há quatro alternativas possíveis para quem não quer se comunicar:


  1. Rejeição da comunicação (reconhece o outro mas não concorda e não quer falar a respeito)
  2. Aceitação da comunicação ( reconhece e concorda e não quer falar a respeito)
  3. Desqualificação da convivência ( não atribui importância ao outro)
  4. O sintoma como comunicação.
As dificuldades da comunicação são:
  • ambiguidade  (significados diversos)
  • má-interpretação  (não compreensão)
É preciso que haja na relação dos elementos, pistas metalinguísticas, para haver um entendimento.



OS 5 PRINCÍPIOS OU AXIOMAS DA TEORIA DA COMUNICAÇÃO
  • "Só existe axioma numa comunicação disfuncional"
  • A pontuação de sequências é entre os comunicantes no sistema. Se procura ajuda de terceiros, o axioma já não existe mais. 
  • O axioma é sempre entre as pessoas envolvidas no sistema, sobretudo, quando uma aponta a outra como responsável.

1º Axioma: Todo comportamento é comunicação. A impossibilidade de não-comunicar.
  • É impossível não se comunicar.
  • É impossível não influenciar.
  • É impossível não responder à comunicação.
  • Qualquer comunicação implica um compromisso.
  • O comportamento possui valor de mensagem. Como não existe não se comportar, não existe não se comunicar.
  • Não se comunicar é uma disfunção. 
  • A comunicação verbal pode ou não ser congruente com a comunicação não-verbal.
Mesmo as pessoas que fingem estar com sono, com cansaço, embriaguez, conversa de forma desconexa, estão comunicando algo através desses comportamentos não-verbais. Comunicam que "não quer" ou "não pode" se comunicar no sistema.


2º Axioma: Na comunicação distinguimos os aspectos de conteúdo e relação. 
    • Na comunicação distinguimos os aspectos do CONTEÚDO e da RELAÇÃO.   
              - Conteúdo é O que se fala? 
              - Relação é Como se fala?

    Isso indica a posição que o interlocutor se encontra na comunicação. Ex: "Fecha a porta" é o conteúdo. A forma como se fala indica a sua posição no sistema. Falar essa frase de forma mais agressiva, o coloca na posição de autoridade sobre o outro.    

    • Uma comunicação entre duas pessoas, implica na definição da relação entre ambas.
  • Atenção na ENTONAÇÃO dada à comunicação, pois dependendo da entonação dada na hora em que se fala, traz implícita uma "relação diferente entre as pessoas". Exemplo: pela entonação pode mudar o sentido da forma como se relacionam as partes.
3º Axioma: Toda comunicação se baseia numa pontuação de sequência de interações.

  • O ouvinte também responde ao enunciado do emissor,posicionando-se.
  • Se um compreende o que o outro diz sem revide não há axioma.
  • Não é a entonação que o coloca em determinada posição. É a sua resposta ao emissor.
  • Na resposta ele pode ou não concordar ou aceitar com o que o emissor fala.
  • O emissor espera que o outro obedeça ao que ele fala, mas ele pode ou não obedecer
  • Padrões de comunicação: um manda e outro obedece ou um manda e o outro quer mandar mais ainda.

4º Axioma: Os seres humanos se comunicam digital e analogicamente

Toda comunicação é digital e analógica. 
  • Digital - a comunicação é verbal.
  • Analógica - a comunicação é não-verbal.
  • Ter as duas formas de comunicação, verbal e não-verbal, é uma comunicação funcional.
  • Ter apenas uma das formas de comunicação, é uma comunicação disfuncional.
5º Axioma: Toda comunicação define interações, que podem ser simétricas ou complementares.

Quando ambas, simétricas e complementares, acontecem na relação, tem-se uma comunicação funcional. Quando somente uma das duas acontece, tem-se uma comunicação disfuncional.

  • SIMÉTRICAS - possui uma interação simétrica tanto pela passividade quanto pela atividade. São baseadas na igualdade de posições. Tendem a ser sofridas, pois caracterizam disputa de posição. Ditado popular: Dois bicudos nãos e beijam.
          Exemplo de passividade: que restaurante iremos? Não sei. Escolha! Escolha você.
          Exemplo de Atividade: Quero ir comer marisco. Só vou se for comer carne.

         Disputam a posição tanto pela passividade quanto pela atividade.

  • COMPLEMENTARES - quando valorizam as diferenças. Relação de mando ou autoridade e obediência ou submissão. Quando se compreende a mensagem e se acostuma com ela. Baseada na diferença de posições. Se um é autoritário o outro é passivo, se complementam, podendo chegar a co-dependência entre ambos. Nesse caso não tem disputas, as pessoas se encaixam nesse padrão de que um manda e outro obedece, o que não quer dizer que sejam relações satisfatórias.
META COMPLEMENTARIEDADE - quando se desenvolve uma situação de complementariedade para resolver apenas aquele conflito. Tende a reduzir o conflito.

PSEUDO SIMETRIA - Quando se desenvolve uma situação de simetria para resolver um conflito específico. Tende a reduzir o conflito.

Exemplo: O filho ainda não reconhece regras, quer mandar na mãe. A mãe, não se sente confortável em se posicionar diante do filho com autoridade, mas ver que é necessário para que ele a respeite, até aprender as regras. Ela busca posição de igualdade e manda no filho, para que ele perceba que quem manda ali é a mãe, e não o filho. Passado o conflito, ela volta a se comportar e se comunicar como antes.


Referências:
Apostila: Atendimento_sistemico tomo2.indd519
Google Imagens






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