PERSONALIDADE
O estudo da
personalidade: principais conceitos na perspectiva histórica e contemporânea.
Fatores determinantes da personalidade: Biológicos e socioculturais. Estrutura,
dinâmica e desenvolvimento da personalidade nas diversas abordagens.
PERSONALIDADE E PERSPECTIVA PSICODINÂMICA
Nossa personalidade é o nosso padrão
característico de pensar, sentir e agir.
Duas perspectivas históricas, passaram a fazer parte do legado
cultural para estudo da personalidade:
· Perspectiva
Humanista – focou nas capacidades
internas de crescimento e autorrealização na qual quanto mais o ego (o que
penso que sou) se aproxima do self( o que de fato sou) mais autorrealizados,
serei.
· Perspectiva
Psicanalítia de Freud.
Surgem
então, teóricos posteriores que
trouxeram:
· A
perspectiva do traço - examina padrões
característicos de comportamento (traços).
As perspectivas social-cognitivas, exploram a interação
entre os traços das pessoas (incluindo seus pensamentos) e seu contexto social.
PERSPECTIVA PSICANALÍTICA DE SIGMUND FREUD (1856-1939)
Propôs que a sexualidade e as motivações
inconscientes na infância influenciam a personalidade.
o
A perspectiva
psicodinâmica de Freud, encara a personalidade como um foco no inconsciente e
na importância das experiências na infância, ou seja, encara o comportamento
humano como uma interação dinâmica entre a mente consciente e a mente
inconsciente, incluindo motivos e conflitos associados.
o
Foi o
primeiro a concentrar atenção clínica no inconsciente.
o
Inconsciente
segundo ele, é um reservatório de
pensamentos, desejos, sentimentos e memórias inaceitáveis, na maioria dos
casos. Psicólogos contemporâneos definem o inconsciente como processamento de
informações sobre as quais não temos consciência.
o
Associação livre
em psicanálise, é um método de explorar o inconsciente em que a pessoa relaxa e
diz o que lhe vem a mente, por mais trivial e constrangedor que seja.
o
Ideia de Freud sobre
a estrutura da mente consiste em dizer que a mente está escondida por baixo da superfície consciente, e que o
Id é totalmente inconsciente, mas o Ego e o superego, operam consciente e
inconscientemente, porém, Id, Ego e Superego(ideias internalizadas), interagem
entre si.
o
Para ele, a personalidade se forma nos primeiros anos
de vida, na qual a criança passa por uma série de fases psicossexuais.
Fase
|
Foco
|
Oral ( 0-18 meses)
|
Centros de prazer na boca-sugar, morder, mastigar
|
Anal (18-36 meses)
|
O prazer se concentra na eliminação pelo intestino e bexiga;
lidar com a necessidade de controle.
|
Fálica ( 3-6 anos)
|
A zona de prazer está nos genitais: lidar com os sentimentos de
prazer incestuosos.
|
Latência (6 à puberdade)
|
Uma fase de sentimentos sexuais dormentes
|
Genital ( da puberdade em diante)
|
Maturação do interesse sexual.
|
ESTRUTURA TRIPARTITE DA PERSONALIDADE SEGUNDO FREUD
A personalidade humana,
incluindo emoções e seus esforços, origina-se de um conflito entre
moção,(impulse) e restrição, ou seja, entre nossos impulsos biológicos agressivos em busca do prazer e nossos
controles sociais internalizados sobre nossos impulsos. Logo, acreditava que a PERSONALIDADE era o
resultado de nossos esforços em resolver esse conflito básico, a fim de
expressas esses impulsos de modo a produzir satisfação sem trazer também culpa
e punição.
· Id (energia
totalmente inconsciente)
Id contém um
reservatório de energia psíquica inconsciente que, de acordo com Freud luta para satisfazer os impulsos básicos, sexuais
e agressivos básicos. O Id opera com base no princípio dos prazeres, exigindo gratificação imediata. Pessoas
dominadas pelo Id geralmente fazem uso de tabaco, álcool, drogas, etc.
As
energias que buscam satisfazer o Id, concentram-se, segundo Freud, nas zonas
erógenas distintas, as quais Freud chamou de fases psicossexuais no
desenvolvimento infantil que são: oral, anal, fálica, latência e genital.
· Ego (parte
executiva e, principalmente consciente, mas as vezes inconsciente, é ele que
harmoniza o Id e o Superego).
Opera
com base no princípio da realidade. Na medida em que a criança se desenvolve, a
criança aprende a enfrentar o mundo real. O ego operando sobre o princípio da
realidade, busca satisfazer os impulsos do Id, de maneiras realistas que trarão
prazer a longo prazo, ao invés da dor. O ego contém nossas percepções, nossos
pensamentos, nossos julgamentos e nossas memórias parcialmente conscientes. O
ego considera não só o real, mas também, o ideal.
· Superego (
Pré-consciente, está fora da consciência, mas é acessível a ela)
Se
concentra somente em como a pessoa deve
se comportar. Luta pela perfeição, julgando ações e produzindo sentimentos positivos de orgulho ou sentimentos negativos de
culpa. Representa ideais internalizados e fornece padrões para julgamento e
futuras aspirações.
Suas demandas quase sempre são opostas as demandas do Id, o Ego
luta para conciliar os dois.
Termos usados por Freud na perspectiva psicanalítica:
IDENTIFICAÇÃO – as crianças
incorporam os valores dos pais no desenvolvimento do superego.
FIXAÇÃO – foco
constante de energia em busca do prazer em uma fase psicossexual anterior, na
qual os conflitos não foram resolvidos.
MECANISMOS DE DEFESA –
métodos de proteção do ego que reduzem a angústia distorcendo inconscientemente a realidade. O ego se protege com
mecanismos de defesa.
RECALQUE na
perspectiva psicanalítica, o mecanismo de defesa básico, que tira da
consciência pensamentos, sentimentos e memórias que geram angústia.
EFERÊNCIAS
MYERS, D.G. DEWALL, C.N. Psicologia. 11ª edição. Editora LTC. Rio Grande do Sul. 2017.
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