Instintos são pressões que dirigem um organismo para fins particulares. Instintos são necessidades; seus aspectos mentais podem ser comumente denominados desejos. Os instintos são as forças propulsoras que incitam as pessoas à ação.
Todo instinto tem 4 componentes:
Fonte: quando emerge a necessidade, pode ser uma parte do corpo ou todo ele;
Finalidade é reduzir a necessidade até que mais nenhuma ação seja necessária, é dar ao organismo a satisfação que ele no momento deseja.
Pressão: é a quantidade de energia ou força que é usada para satisfazer ou gratificar o instinto; ela é determinada pela intensidade ou urgência da necessidade subjacente;
Objeto de um instinto é qualquer coisa, ação ou expressão que permite a satisfação da finalidade original.
Pulsão refere-se ao processo dinâmico que consiste numa pressão ou força (carga energética, fator de motricidade) que faz tender o organismo para um alvo.
Os instintos humanos apenas iniciam a necessidade de ação; eles nem predeterminam a ação particular, nem a força como ela se completará.
O modelo mental e comportamental normal e saudável tem a finalidade de reduzir a tensão a níveis previamente aceitáveis.
O trabalho analítico envolve a procura das causa dos pensamentos e comportamentos, de modo que se possa lidar de forma mais adequada com uma necessidade que está sendo imperfeitamente…
Nenhum comentário:
Postar um comentário