Atena, Hermes e Dionisio - Aula 11 - Mitologia Grega e Psicologia Analítica


  • Hermes do grego Hermês, personifica o deus da comunicação, do ligar e desligar, do comércio, deus dos pastores e do rebanho, das almas.
  • Aquele que faz a mediação entre os deuses e os homens, criatividade.
Hermes é filho de Zeus e Maia. Logo ao nascer ele já consegue se desligar dos tecidos que envolviam o corpo da criança, o que um bebê não teria. Ele tem a capacidade de quebrar a lógica, paradigmas, aquilo que é considerado o comum, o certo, o lógico. Com isso, possui grandes habilidades em criar estratégias, criar planos. Hermes avista os rebanhos dos gados e quer para ele. Ele rouba os gados e amarra uma folha no rabo do gado, pois a medida que o gado ia andando iam apagando o rastro das pegadas. apolo deu falta das cabeças de gado e reclamou pra Zeus sobre o que tinha acontecido. Ele soube que Hermes teria roubado as cabeças de gado, que Apolo estaria tomando conta por uma punição. Zeus pergunta a Hermes se havia roubado e ele mente para Zeus dizendo que não roubou. Ele diz a Hermes para devolver as cabeças de gado e pede ao filho que nunca mais iria mentir. Ele devolve, promete que não vai emitir mas diz que não vai contar a verdade por inteiro.

O Tricster é o arquétipo do trapaceiro, promove  a quebra da logica, a ampliação da consciente, que acontece a partir de algo novo, contraditório, que possui um aspecto que deve ser rejeitado, desprezado e Hermes traz essa dinâmica consigo.

Na psicoterapia é necessário mediação no processo, na saúde, na saúde mental. o que envolve a capacidade de olhar para os opostos, o que é muito comum com aqueles que lidam com as coisas da psique. As coisas nem sempre são óbvias e lógicas, que as coisas precisam ser desse jeito ou daquele jeito. Na verdade é isso e aquilo e é preciso encontrar o meio de conviver com essas duas  realidades, e descobrir aquilo que ainda está oculto, subliminar, quando toda a verdade ainda não tiver sido revelada pelo cliente. É quando hermes fala que não é obrigado a dizer toda a verdade.

Ele quando nasceu Hermes criou a Lira a partir do casco de um tartaruga.Apolo ficou encantado com o som e da criação da lira. Isso traz a compensação do lado inferior de Apolo, que tem muita dificuldade de entrar em contato com a função sentimentos. Não sabia lidar com os pró´rios afetos e emoções, sobretudo, quando era contrariado. Tocado pelo som da lira, ele propôs a Hermes trocar as cabeças de gado com a lira. Com isso, Apolo começa a integrar os aspectos que estavam renegados ao seu inconsciente a partir do som da lira. Hermes carrega um caduceu, que pertencia a Apolo, e que foi trocado por uma flauta também criada por Hermes.

A capacidade de olhar para os opostos temos alteridade, que é a capacidade empática de me colocar no lugar do outro de maneira genuína, sentindo o que ele sente, percebendo as mesmas necessidades, não dizendo o que eu acho que é bom para ele. Quando dizemos o que achamos, sugerimos a partir de nosso narcisismo, de nossa visão de mundo.

Todos os deuses e deusas têm aspectos positivos e negativos. hermes tem a capacidade de fazer conexões, trazer coisas novas, quebrar paradigmas, sendo tão maleável, que não liga muito para as coisas, certas, as coisas que possuem regras, e acabar caindo no desvio do caminho reto, da corrupção, não cumprindo leis. Escândalos por desvios de toda ordem, política, sexual, moral. deve-se aí tem cuidado com a identificação inconsciente com esse padrão arquetípico.

Certa vez um palhaço veio a falecer e deixou algumas instruções certinhas para que seus companheiros seguissem no dia do seu enterro. pegaram o caixão e saíram andando, tiraram o corpo do caixão, num ambiente de comoção, e foram pro alto de um telhado. ambiente de sofrimento, dor e tristeza. No alto do telhado fizeram balança do corpo e jogaram o corpo do outro lado. Os palhaços com isso, queriam mostrar aquelas pessoas que não deviam levar a vida tão a serio, pois todos morrem. Isso motivou questionamentos a respeito dos padrões, o que é muito comum entre os adolescentes, que tem esse comportamento questionador. Mas quando na vida adulta, nos tornamos um questionador, enquanto estilo de vida, acabamos com dificuldade de seguir regras, normas, leis, rotinas, o que precisa ser respeito e seguido para se viver em sociedade.

Esse padrão de comportamento aparece muito nas psicoterapias, em que o adulto se comporta como um eterno adolescente, não cresce nunca. Sempre terá dificuldades com normas e valores, questionando sempre, tudo, todos,  não compreendendo as hierarquias, as normas e as regras.


  • ATENÁ do grego Athenâ, personifica a Grande Mãe.
  • Protetora da Pólis, sustentação das normas, medida, estratégia, justiça, filha do pai, deusa virgem, cultura e arte, democracia.
Atená  é aquela que é a filha do pai, nasce da cabeça de Zeus. A mãe de Atená é uma deusa sábia, deusa Nétis, e havia um profecia que dizia que o próximo filho que Zeus tivesse iria destroná-lo. Porém, Zeus se recusava a deixar seu cargo. Com isso, Zeus para impedir essa realidade, ele faz uma brincadeira a Nétis dizendo: duvido que você se transforme em um animal muito pequeno. Com isso Zeus começou a ter dores de cabeça, pediu ajuda a Hefesto, que pegou o machado e deu na cabeça de Zeus, e saiu Atená a deusa da sabedoria. Zeus ficou encantado com a filha que acabara de nascer de sua cabeça. 

No senso comum, observamos que certas filhas tem tudo a ver com a maneira de pensar do pai, da forma de ver a vida, relações calorosas, próximas, porém, essas filhas em alguns momentos, quando tem uma identificação inconsciente com a imagem arquetípica com Atená, vão ter muita dificuldade de relacionamento com outros homens. E Zeus pede a Atená que não tenha nenhum marido e ela atende ao pedido do pai. Acaba desenvolvendo o intelectual, acabam desenvolvendo a carreira, negócios, estudos, mas a vida afetiva, amorosa, pode acabar com problemas. Atená tem um predileção de estar com os homens, e o relacionamento com outras mulheres pode ficar complicado, pois tem um comportamento muito masculino. Sendo assim,  na psicoterapia, precisa ser olhado, esse lado mais sombrio, de expor sentimentos, do feminino, etc. Aspectos relacionados a ser frágil, demonstrar seus sentimentos talvez estejam por traz do ecudo de atená,

Atená ajuda Perseu a cortar a cabeça da medusa, que era uma mulher linda, maravilhosa que estava sendo perseguida por Poseidon. Medusa buscou o refúgio e socorro dentro do templo de Atená, que acabou ficando enojada por ela ter ido lá buscar socorro. Com isso, Medusa foi violentada dentro do templo de Atená, que pune Medusa transformando-a num mostro que petrifica as pessoas toda vez que alguém olhava para Medusa.

Isso mostra o que Atená faz com tudo o que envolve relacionamento, seja punido. Para ela se Medusa não tivesse entrado no templo dela, este não seria profanado. Ela não entende que Medusa na verdade foi violentada, sendo perseguida por Poseidon. Ela culpa e pune somente a mulher. Precisa ter um senso de justiça, de coerência, ao olhar para os fatos. Ela tem horror a relacionamento, a paixão, pois para isso, é preciso que ela baixe o escudo e abra espaço de intimidade para troca. Capacidade de tirar a persona no momento da intimidade.

Na sua busca pela górgona medusa, Perseu teve ajuda de Atená que lhe emprestou o cavalo alado Pergaso, teve as sandálias de Hermes para voar, o capacete de Ades que o tornaria invisível e a espada de Apolo. Com essas armas, o humano, o herói que nas céu da concepção entre o sagrado e o mortal, que tem a integração dos opostos em si, traz o aspecto simbólico da consciência e do inconsciente . Um ego que se submete ao caminho da individuação, dos desígnios propostos pelo self. quando o ego se abre para essa derrota moral, que diz não ter a capacidade moral, os aspectos compensatórios inconsciente poderá vir a seu favor. Com a ajuda dos deuses Perseu derrotou a medusa, olhou para os aspectos do monstro terrível, e assim verificou onde ela estava, fazendo uma manobra e cortando a cabeça da medusa, petrificando-a, e acabou se casando com a donzela Andrômeda. Levou a cabeça da medusa para Atená e colocou a cabeça da medusa em seu escudo, por isso ela passa uma visão terrível da sua imagem, correndo risco de ficar petrificado, rígido. É preciso ter a noção dos opostos  para não ficar paralisado.


  • Dionísio, do grego Diónysos, "estar em transe, ser tomado de um delírio sagrado", apreço pela experiência sensorial, intensidade passional, sexualidade, dança, teatro, agricultura, natureza, deus do vinho.
Ao olhar para a expressão êxtase e entusiasmos, pode-se pensar que acaba sendo a mesma coisa. Porém não é. Êxtase é um estado em que a consciência se rebaixa, o ego já não está tão presente, não sendo aquele que rege o comportamento. E os aspectos mais inconscientes ficam presente. E o entusiasmo é o deus que vem habitar dentro da gente. O texto bíblico diz que o cristão é templo do espírito santo. Ao olhar o aspecto dionisíaco que é o êxtase,  você sai de si e vem para dentro de você o deus. A expressão Namastê, diz que "o deus que habita em mim, saúda o deus que habita em você", que representa e reconhece o divino e o sagrado que habita cada um. Todas as concepções falam a mesma coisa, que existe um lado inconsciente que merece a devida importância, que deve ser reverenciado.

Dionísio nasce da relação entre Zeus e Sêmeni, que era uma mortal. Relacionamento fora do casamento, Hera perseguiu ambos também.  Hera vai até Sêmeni,  metamorfoseada numa velhinha acolhedora, prestativa, e conversa com Sêmeni, que na sua ingenuidade acaba falando e comentando sobre Zeus. 

Hera sabia que Zeus não poderia aparecer para uma mortal com todo o seu esplendor de sua glória, pois o mortal vendo o deus nessa situação ele poderia ser aniquilado. É a experiencia que a consciência  pode ter ao entrar em contato com o arquétipo, o ego pode entrar em dissolução uma fragmentação, caracterizado em surto, de esquizofrenia, psicose, problemas graves de saúde mental, pois lidar com o inconsciente é algo que precisa de muita cautela.

Hera convence a Sêmeni a pedir a Zeus para aparecer pra ela como ele aparece para sua esposa Hera. Zeus promete a Sêmeni que vai aparecer no esplendor de sua gloria, e ele olhou para ela e disse: peça qualquer coisa, eu não posso voltar ao meu juramento, e Zeus começou a se transformar, deus dos raios, luz com intensidade sobre uma mortal, virando cinzas Sêmeni.  Junto às cinzas de Sêmeni Zeus observa que ainda havia vida, pois ela estava grávida, havia um feto. Zeus recolhe o feto, coloca no interior de sua coxa, e foi onde ocorreu o resto da gestação de seu filho, deus Dionísio. Foi gestado na coxa de seu pai Zeus.

Hera também perseguia Dionísio,Chamou os Titãs para entreter dionísio quando criança ainda, que começaram a brincar com ele. Os titãs acabaram despedaçando e comeram o deus menino. Traz a ideia de fragmentação da consciência, fragmentação egoica, que foi o que aconteceu com Nietzch que desenvolveu uma esquizofrenia no final de sua vida, trazendo a identificação com o inconsciente, com o lado dionisíaco, em que NIetscz se intitulava como Zagreu, despedaçado, fragmentado. Zeus salvou o filho Dionísio, colhendo seu coração, e a partir daí, ressuscitou o Dionísio.  Zeus fulminou com seus raios os Titâs.
Da mesma forma no cristianismo, aquele que foi rejeitado e foi ressuscitado, traz a redenção para aqueles que rpecisavam de salvação, Dionisio traz a redenção para seu pai zeus que tinha uma postura relacionada ao poder, aprendendoa  acolher o menos, aquele que é considerado inferior, tendo a oportunidade de gerar a ressurreição e a transformação de nossa cosnciencia.

Dionisio reverencia o feminino, acolhe e se casa com Ariádne que ajudou Teseo a enfrentar o minotauro. O fio de Ariádne é o fio condutor que faz com que teseo possa entrar no labirindo e possa aniquilar o monstro e voltar em segurança. Porém, teseo acaba rejeitando Ariadne e Dionísio a acolhe e a transforma a sua esposa, dando muita importância para a ânima. Ele trasnforma sua mãe Semeni em uma deusa, e a ascendo ao Olimpo. Hestia numa postura humilde cede seu lugar a Dionísio, que possui um jeito que acolhe o feminino,  que e desprezado. 

Entre 35-40 anos de idade vamos precisa lidar com nossos aspectos inconscientes que acabamos deixando de lado na metade da vida. O fio condutor de Ariádne sendo aquilo que é rejeitado, chega o momento em que precisa ser olhado e vivenciado diversos aspectos que foram deixados para depois na vida, priorizando outros aspectos no momento.

dionísio é o lado da loucura, passional da intensidade, da sexualidade, deus do vinho trazendo experiências à dissolução da consciência, da fragmentação do Ego, sendo fácil, cairmos nas compulsões, no alcoolismo, disposições sombrias que acabam trazendo sofrimento e destruição para pessoas que vivenciam essas compulsões e não conseguem sair desse comportamento, e apara aqueles que estão ao redor, acabam sendo impactados por esse comportamento dionisíaco destrutivo. daí a importância de não se identificar com esse lado sombrio, olha-lo simultaneamente ao lado Apolino, que o equilibra nas polaridades, buscando aí o equilíbrio. 

Dionísio também traz como hermes o lado adolescente, a dificuldade de respeitar regras, de ter limites, podendo abrir portas para uma série de problemas.  Na psicoterapia não dá para saber qual o limite seguro entre o confronto do inconsciente com as coisas do Ego/ consciência. É importante observar o ego, a consciência que o cliente tem sobre a sua realidade pessoal, verificando aquilo que está em excesso e aquilo que esta faltando para trabalhar na relação entre os opostos de cada um. É a relação entre esses polos que vai determinar a minha saúde mental.


REFERÊNCIAS
Curso extracurricular de Mitologia e Psicologia Analítica
Instituto Freedom
Aula 11 - Atena, Hermes e Dionisio
Prof. Rangel Fabrete







Nenhum comentário:

Postar um comentário