Crenças Nucleares e Intermediárias - TCC

CRENÇAS NUCLEARES E INTERMEDIÁRIAS

  • Para identificar crenças é possível apenas com o uso das falas .
  • As crenças não são somente negativas, podem ser também positivas. se as crenças são positivas e são funcionais para a pessoa, o terapêuta não deve mexer nas crenças que estão dando certo. se a crença for disfuncional ela deve ser trabalhada pelo psicólogo. Isso demanda um tempo para que o Raport acontecer na terapia. Geralmente se alcança isso através dos pensamentos automáticos, que se chega através da situação relatada pelo cliente.
  • Após relatar a situação que a levou ali, o psi deve perguntar: o que passou pela sua cabeça em relação à situação? São perguntas que poderão identificar os pensamentos automáticos, e que estes deverão despertar na pessoa emoções, sentimentos, como raiva, medo, tristeza, ansiedade, angustia, nojo, e importante é saber como elas se relacionam com a situação.
  • As crenças nascem num processo social, nas relações com as outras pessoas, a sociedade e o ambiente.
  • Primeiro precisa descobrir de onde vem os pensamentos automáticos. Crenças nucleares, como por exemplo: ninguem vai gostar de mim, geralmente não é dita de imediato ao terapeuta. 
  • Numa crença nuclear para se chegar ao núcleo é preciso desvendar as crenças intermediárias;
  • A crença "estudar para ser gente" não é uma crença central, porque não diz respeito ao entendimento dela mesma, diretamente ao indivíduo, aplicada a nos mesmo, entendimento de nossa propria pessoa.
  • Situação - pensamentos - emoções - crenças (ordem de investigação do Psi Cognitivo).
  • Se falasse: se eu não estudar não vou ser ninguem na vida, não seria uma crença nuclear, esta se referindo ao mundo, de forma genérica, não diz respeito ao individuou ou ela própria.
  • As crenças nucleares não se consegue falar com facilidade.
  • Ameaça dos esteripotipos existe uma crença autorrealizdora em que ulheres sao ruins em matematica, e isso tem uma tendencia a fazer com que mulheres se sintam mais incapazes, ou que tenha que enfrentar mais o preconceito de colegas, no trabalho. A pessoa que está sempre ansiosa, tendo que provar sempre algo, a tendência é que ela realmente não se sai bem e isso confirma o esteriotipo de que as mulheres são ruins na matemática.
  • Se as crenças nucleares não são acesssadas com facilidade, se consegue acessar as crenças intermediárias.


Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CdoqqmNB9JE

  • Essas crianças já tem enraizadas na vida delas essas relações que afetam a forma como elas se relacionam com o mundo.


Estudo de caso: adolescente e mãe brigam muito.
Situação 1: Adolescente fala: quando nao arrumo a cama ela briga comigo, me bate, me humilha..
emoção: medo, tristeza.
Situação 2: não relacionada com a cama, pode ser útil para entender a relação do adolescente com a mãe. 
  • Pode-se perguntar outras situações aprecidas. exemplo: quando vc tira nota baixa qual a reação dela?
  • Se a reação dela também for de bater e humilhar, consegue-se entender que a relação deles está muito pautada nesse tipo de comportamento.
Estudo de caso 2: mulher e marido que bebe
Situação 1: marido bebe e sai, mulher tem medo de apanhar quando ele bebe
Ela fica em casa e ele sai. Pode-se perguntar em relação a outra situação em que ele sai e ela fica em casa como quando ele sai para o trabalho.
é importante criar perguntas semelhantes para conseguir entender os pensmentos, a emoção da pessoa, e as estrategias e comportamentos que a pessoa tem em relaçao a isso.

Conceitualização de um caso:

Caso: 
1ª situação: eu tenho muito ciúme de meu marido.
Psi - Em que circunstâncias isso acontece?
Ele é muito simpatico com as garçonetes.
Psi - Como ele age?
Fica flertando, excessivamente atencioso.
Psi- Quais os sentimentos que te ocorrem em função do ciúmes?
ciúme e raiva, eu chamei o gerente e reclamei.
Comportamento dela: Ela chamou o gerente e reclamou da garçonete.
2ª situação - conversas no whatsapp ela ver ele conversando com outras pessoas no zap, mas não sabe com quem ele conversa. ELe conversa e dá risadinhas.
emoções que ela sente: traição, não dá atenção, etc.
Sentimento na segunda situação: ciúme e raiva.
Comportamento dela: entrou no intagram dele, investigou qum está seguindo e manda uma msg para uma mulher
Pensamento automático: traição
Emoção: raiva e ciúme
Comportamento: age em relação às mulheres qe ela acredita que esta de frete com o marido, mesmo sem ter certeza de que realmente é o que acontece.
- O Psi deve perguntar se ela sente ciúmes das amigas tb.

Situação 3; minhas amigas estão me trocando, fazem coisas sem mim, conversam no privado.

Comportamento dela:  é questionar uma das amigas, a menos próxima.

Apresenta estratégia compensatoria específica: afastar as supostas ameaças ao relacionamento.
o tipo de padrão comportamental que ela tem para conseguir manter a sua crença estável em relação Às situações. Outros padrões de comportamento compensatório pode ser: agressividade, fuga da realidade, etc.
- Tudo que ela traz pode vir de uma crença de desvalor, de achar que é uma pessoa que as outras não vao amar, de não ser digna de ser amada... sendo aí uma crença nuclear. Exemplo de crença de desvalor: é uma crença de desvalorização de si mesmo.


Referências: Aula de 15/03/2021





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