Observação de uma pessoa de livre escolha


Identificação geral:
·       Observador(a): Alessandra Uzêda.
·       Sujeito observado: Recepcionista da Clínica Hortos.
·  Objetivo da observação: tem por finalidade, desenvolver habilidades de observação técnica e científica, para atuação profissional.

Condições em que a observação ocorreu:
·       Data da observação: 11/04/2019
·       Horário da observação: 7:45 às 8:09 hs.

·                 Relato do ambiente social (que interagem com o sujeito) :há 2 crianças, 3 homens e 9 mulheres sentados, e 2 recepcionistas.  A recepcionista Lorena interage com as pessoas, na medida em que vão chegando, em atendimento. Além das pessoas que aguardam sentadas, também interage com mais duas funcionárias da clínica.

·             Relato do ambiente físico:  recepção da clínica Hortos, na Paulo VI. Espaço físico de aproximadamente 40 m2, piso granito, dois ventiladores, 20 cadeiras azuis sem braço, dois balcões de atendimento. Lado direito tem um expositor de inox com diversas revistas e um aparador com objeto de decoração: vaso de planta, panfletos, cartões de visita.

             Descrição do sujeito: Trabalhando na recepção da clínica Hortos, de nome Lorena. Jovem de aproximadamente 25 anos de idade, cabelo preto, liso, preso em forma rabo de cavalo. Olhos castanhos, usa óculos, magra e de estatura em torno de 1.65. Vestida com calça jeans, blusa de manga ¾ de tecido, botões e gola. Usa brincos de tamanho mediano, dourado, sem nenhuma maquiagem no rosto.

            Observação do sujeito:Fica todo tempo sentada frente a um computador, uma impressora e um telefone. Não está atendendo ninguém no momento.
Chega um casal em frente ao balcão onde Lorena está. Ela sorri e diz bom dia tudo bem? Ao falar com a mulher, olha para ela e sorri. A mulher pergunta algo e ela responde sorrindo. Se levanta, caminha até uma porta de vidro de correr, localizada ao lado da segunda recepção, que tem uma placa escrito que só pode entrar com autorização, abre a porta, e autoriza a entrada do casal. Fecha a porta e retorna para sua cadeira na recepção.
            Enquanto não atende mais nenhuma pessoa, se mantém de cabeça baixa, teclando celular, com os cotovelos apoiados no vidro que reveste o balcão.  Enquanto tecla ao celular fisionomia séria, vez ou outra, levanta a vista, olha pra tela do computador, ou olha em frente onde fica a entrada da clínica. Volta a teclar na mesma posição, com os cotovelos apoiados sobre o vidro do balcão da recepção.
              Entra uma mulher, ela dá bom dia e se levanta em direção a uma sala, ao lado do consultório 3, saindo do campo de visão.
       As 8:03, ela retorna para a recepção, passa pelas pessoas sentadas nas cadeiras azuis, caminhando com as mãos para trás na altura do quadril.  Sentada na cadeira da recepção 1, o  telefone toca, pega o gancho do telefone com a mãos esquerda. Com a mão direita tecla no teclado do computador. Visão voltada para tela do computador. Coloca o fone no gancho.
          Uma mulher levanta vai até o balcão. Ela olha para o rosto da mulher e conversam. Não é possível escutar a conversa.  Ela volta a olhar pro computador e tecla no teclado novamente. Olha de novo pra mulher, fala algo, e a mulher volta a sentar em uma das cadeiras azuis sem braço.  Lorena torna a levantar, entra na sala onde só pode entrar com autorização e sai do meu campo de visão novamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário