1. Tema
Desafios éticos para realização de Psicodiagnóstico à distância, em tempos de pandemia do covid-19.
Problema / Questão Norteadora
Como realizar o Psicodiagnóstico de forma ética e segura, no contexto da pandemia do Covid-19?
Justificativa
Conforme o Código de Ética Profissional do Psicólogo, no Item II dos Princípios Fundamentais, “O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” (2005, p.7).
Considerando a necessidade de continuar buscando o atendimento desse principio fundamental, mesmo em tempos de isolamento social necessário em função da pandemia do covid-19, torna-se importante compreender como o CFP- Conselho Federal de Psicologia tem regulamentado a realização dos Psicodiagnósticos à distância, de modo a garantir a promoção de saúde e qualidade de vida das pessoas que buscam esse tipo de atendimento, que pode ser feito apenas presencialmente.
Objetivos
4.1. Geral
Compreender os desafios éticos e profissionais enfrentados pelos psicólogos(as) na realização de Psicodiagnósticos à distância, frente ao isolamento social demandado pela pandemia do coronavírus.
4.2 Específicos
Demonstrar as mudanças ocorridas no Código de Ética de Psicologia de modo a regulamentar a prática de Psicodiagnósticos na modalidade online.
Identificar as dificuldades do psicólogo diante da necessidade de se adaptar à realização de psicodiagnósticos em atendimentos online e em consonância com a Ética profissional.
Investigar as perspectivas futuras de atuação do psicólogo, na realização de psicodiagnósticos à distância.
5. Metodologia
Considerando que esse projeto contempla, sobretudo, identificar os desafios éticos enfrentados pelos psicólogos e psicólogas, em atendimentos online, no âmbito da realização de psicodiagnósticos, inicialmente será feita uma detalhada pesquisa sobre o Código de Ética de Psicologia e suas respectivas Resoluções, que regulamentam essa prática.
Posteriormente, será feita uma pesquisa em artigos atuais, relacionados a regulamentação da prática de realização de psicodiagnósticos online, a fim de identificar as maiores dificuldades enfrentadas pelos(as) psicólogos(as), bem como, investigar as perspectivas futuras quanto a essa modalidade de atendimento na Psicologia Clínica.
Será feita uma entrevista estruturada a um profissional da área, com o objetivo de responder às principais dúvidas a respeito desse tipo de atendimento à distância, durante a pandemia do coronavírus.
Por fim, será elaborada uma cartilha virtual, a ser entregue através das redes sociais aos psicólogos e estudantes de Psicologia, com a finalidade de orientar os profissionais sobre a prática de psicodiagnóstico na modalidade online.
6. CRONOGRAMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário