ACC1 –principais conceitos da
Escola de Frankfurt destacando a contribuição mais importante dos
seguintes teóricos: Max Hokheimer, Theodor Adorno e Hebert Marcuse.
A Escola de Frankfurt considera a cultura como meio de subjugação e
sujeição dos indivíduos, indispensável ao sistema capitalista que se constitui
de um modelo de grande segregação social.
·
Fez estudos
sobre autoridade e família, para dar conta de componentes sociopsicológicos do
comportamento autoritário.
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Autoritarismo
e personalidade autoritária
·
Via a cultura
como meio de esclarecimento de uma sociedade altamente racionalizada
·
Foco na indústria
cultura e cultura de massas.
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Foi quem menos
se concentrou na cultura, focando mais na visão geral, da socialização.
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Toma por base
a composição de várias unidades sociais e instâncias de socialização como
família, escola, igreja, instituições de arte etc, que possui um conjunto de
relações constitutivas da psique dos indivíduos, fazendo parte da cultura.
·
VÊ a cultura
como forma de socialização, mas também, como meio de conservação e ruptura de determinada
estrutura social.
·
A cultura só
pode ser pensada dentro de uma estrutura dinâmica do processo social, onde no
capitalismo, é mantida pela coerção, e ameaça constante de fome e miséria sobre
a classe trabalhadora, mantendo a sociedade unida, alimentando o sistema.
·
A família
cumpre seu papel obediente em calor, adaptando o individuo a nova disciplina de
trabalho imposta pelo capitalismo.
·
Falou sobre socialização
burguesa e a figura da autoridade paterna como provedor financeiro do lar.
·
1930 traz a
concepção da cultura não como reflexo da infraestrutura ou algo similar, mas
como parte inerente do funcionamento e da manutenção do capitalismo na
qualidade de meio de socialização dos indivíduos para o trabalho e sua
tendência psíquica daí decorrente de aceitar a autoridade como hábito.
·
A “cultura de
massas” se impunha à família, à escola, à igreja, às instituições de arte como
instância principal de socialização. Sua função poderia se resumir a uma só
palavra: adaptação.
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Séc. XX ,
redemocratização das culturas com a dissolução gradual da família, a
transformação da vida pessoal em lazer e do lazer em rotinas supervisionadas
até o último detalhe, nos prazeres do estádio e do cinema, do best-seller e do
rádio, trouxeram à tona o desaparecimento da vida interior ( equidade na
cultura)
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Marcuse,
contribuiu com a ideia de homem unidimensional na sociedade industrial
desenvolvida onde “a cultura, a política e a economia se fundem num sistema
onipresente que engolfa ou repele todas as alternativas” (cultura como sistema)
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Ideia de que a
cultura é indispensável para a reprodução do sistema capitalista.
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A cultura está
submetida a forma de mercadoria, onde a subjetividade é pensada como produto de
sua própria constituição.
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Traz a ideia
de esquematismo como aquilo que a indústria cultural oferece para suprir o
vazio da experiência destruída.
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Horkheimer
mostrava como a cultura referia-se também ao modo como o indivíduo se situa e
se relaciona com as instituições que o cercam
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Adorno, Horkheimer
e Marcuse enxergava um aumento da dominação da sociedade sobre o indivíduo em
relação ao período liberal, cuja razão estava ligada à fusão das esferas
privada e pública, entre as necessidades políticas da sociedade e as
necessidades e aspirações individuais.
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A ausência de
individualidade e autonomia, necessária ao conflito entre indivíduo e
sociedade, predisporia, então, esse indivíduo ao comportamento autoritário e à
falsa convergência entre o todo e as partes.
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Marcuse trouxe
conceitos de alienação e de estranhamento, mas que não explicavam o capitalismo
tardio. Esses conceitos dizem respeito à incapacidade do trabalhador de reconhecer-se
no produto final de seu ato de trabalho.
·
Separam a vida
material da vida espiritual, fundamentada na teoria marxista entre trabalho
manual e trabalho intelectual.
FONTE:
Socialização e dominação. A Escola de Frankkfurt e a cultura.
Bruna Della Torre de Carvalho Lima* e Eduardo Altheman Camargo Santos**
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