Brasil
- País com maior número de psicólogos ativos.
- Total de 309,736 Psicólogas(os)
- Déficit na oferta de cursos stricto sensu
- 57% não utiliza testes Psicológicos
- Não basta saber aplicar, é preciso conhecer o modelo teórico que sustenta o teste.
Por que a área apresenta pouco prestígio entre profissionais e estudantes da Psicologia?
- Apresenta muitos desafios, demandando conhecimento específico, teórico e técnico.
- A história da testagem da psicometria deixou a área com perspectiva desprestigiada por ter usado num contexto de guerra.
Principais problemas na área dos testes psicológicos
- Foco exclusivo na administração dos testes psicológicos: Os testes vão além da administração, onde o profissional precisa saber como são feitos os testes, saber aplicar os testes, como os itens se agrupam para avaliar o construto em análise, etc.
- Foco excessivo na mensuração: estudo dos contructos e testagem de modelos teóricos. Torna-se necessário apreender conhecimentos da matemática e da estatística.
Diferenciando testagem e avaliação:
- Testagem Psicológica - utilização de um teste psicológico ou uma bateria de instrumentos para fins de mensurar um traço ou uma habilidade. Mensura fenômenos psicológicos básicos: Atenção,motivação, comportamento e a forma como a pessoa se expressa do ponto de vista do comportamento, do afeto e da cognição. É utilizado ou está inserido no processo de avaliação psicológica.
- Avaliação Psicológica - utilização de diversos recursos e estratégias ( incluindo os testes psicológicos) para compreensão mais aprofundada das características de uma pessoa ou situação). Representa uma das principais contribuições da Psicologia para a sociedade: processo de seleção, concurso militar; psicotécnico; CNH/ tomada de decisões sobre pessoas; orientação vocacional; psicodiagnóstico,etc. Somente o profissional de psicologia pode aplicar esses testes psicológicos.
Avaliação da Inteligência.
Para se entender as aplicações dos instrumentos, é muito mais habilidade de dominar o constructo a ser avaliado e fazer levantamento da melhor ferramenta a ser aplicada, daí a necessidade de dominar muito os fenômenos psicológicos e os principais constructos da área da psicologia.
Inteligência é o constructo mais investigado na Psicologia, que é a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, pensar de forma abstrata, aprender novas informações. Para mensurar esses constructos, sabendo que não há uma ferramenta única para mensurar a inteligência, é preciso mensurar memória de trabalho e de curto e longo prazo, memória executiva, atenção e seus tipos. Fazer a testagem da inteligência não é algo simples, demanda todo conhecimento dos constructos envolvidos na inteligência, para buscar os testes atuais que melhor podem mensurá-los.
O profissional da Psicologia precisa ter domínio dos conteúdos abaixo, para que possa conseguir fazer uma avaliação psicológica.
- Entendimento do constructo
- Surgimento da ferramenta
- Formação do profissional
Personalidade é um constructo muito estudado na testagem. Surge em 1990 o modelo empírico do Big Five. Os testes de Técnicas Projetivas apresentam: estímulos pouco estruturados; fenômeno da projeção para obter informações e Teorias psicodinâmicas.
O QUE É UM TESTE?
- Exame, observação ou avaliação crítica - Prova
- Avaliação não profissional X Avaliação profissional
TESTE PSICOLÓGICO
- Como é percebido? Ameaça, Provação indesejada.
- O que é de fato ou o que deveria ser? Forma de avaliar um fenômeno psicológico ou circunstâncias significativa da vida.
CONCEITUAÇÃO
- Instrumento Psicológico: nem tudo é chamado de teste. Tem alguns chamados de tarefas ou técnicas projetivas.
- Teste de aptidão: Certo ou errado - exemplo teste de inteligência: atenção e memória. É aplicada uma prova com resposta certo ou errada para saber o nível de atenção da pessoa.
- Teste motor: PMK; Palográfico que é um teste motor para mensurar personalidade (desenho de tracinhos)
- Testes ou técnicas ou tarefas Projetivos: Rorschach; Zullinger/ TAT.
- Testes de Personalidade tipo Likert: grande maioria dos testes na área. Possui escalas de autorrelado onde a própria pessoa escreve o quanto ela tem de determinadas características como autoestima, motivação, perfeccionismo, etc.
- Bateria de testes: instrumentos que avaliam mais de um constructo na área - WAIS; WISC.
- Inventário de testes: instrumentos que avalia mais de um constructo da personalidade - NEO PI-R
REFERÊNCIAS;
Disponível em https://learn-us-east-1-prod-fleet01-xythos.s3.amazonaws.com/5d26151dc6420/961190?response-cache-control=private%2C%20max-age%3D21600&response-content-disposition=inline%3B%20filename%2A%3DUTF-8%27%27Screencast_%2520TESTES%2520PSICOL%25C3%2593GICOs_%2520Hist%25C3%25B3ria%252C%2520Conceito%2520e%2520Classifica%25C3%25A7%25C3%25A3o.mp4&response-content-type=video%2Fmp4&X-Amz-Algorithm=AWS4-HMAC-SHA256&X-Amz-Date=20200916T090000Z&X-Amz-SignedHeaders=host&X-Amz-Expires=21600&X-Amz-Credential=AKIAZH6WM4PL5SJBSTP6%2F20200916%2Fus-east-1%2Fs3%2Faws4_request&X-Amz-Signature=ea8fe2f603e916169071c7821ebfd517ece20b6ca72687fdf6f61d70186081fd
Nenhum comentário:
Postar um comentário