O processo Psicodiagnóstico

O psicodiagnóstico...

  •  é o processo de avaliação inícial onde se obtém as informações mais relevantes sobre a estrutura psíquica, mental e emocional do cliente e seu dinamismo, identificando os traços de sua personalidade, seu processo criativo em lidar com as situações da vida, e que vai permitir ao psicólogo identificar e compreender amplamente a queixa e o possível distúrbio que o cliente apresenta e instrumentalizam o terapeuta a formular hipóteses diagnósticas mais precisa.

Inicialmente ocorre...
  •  a anamnese que consiste em entrevista detalhada e minuciosa sobre a história de vida do paciente e testes selecionados em função da queixa apresentada. 
  • Quando o atendimento é realizado com crianças...
    •  a entrevista inicial é com os pai 
    • é necessário sessões de ludodiagnóstico com a criança, 
    • e se a queixa for escolar, entrevista com professores ou outras figuras importantes na vida da criança também podem compor o processo.
  •  Curiosidade: 
    • O ludodiagnóstico é utilizado com crianças e consiste em observar a criança brincar com os objetos previamente selecionados em função da queixa trazida pelos pais. Assim, neste encontro é considerada a idade cronológica da criança e o que é esperado para cada idade de acordo com o desenvolvimento cognitivo.
Vocês poderiam me perguntar o que acontece quando em um mesmo caso temos varias queixas e demandas? 
  •  Quando ocorre um quadro com várias queixas o psicodiagnóstico auxilia a esclarecer as condições emocionais e intelectuais, tanto em crianças, adolescentes ou adultos, até mesmo para um diagnóstico diferencial (transtornos) e ou distúrbio de aprendizagem.
  •  Dentro do processo de psicodiagnóstico são utilizados alguns tipos de testagem:
    •  psicométrica (avaliam o coeficiente de inteligência), 
    • projetiva (projeções internas: medo, conflitos, preocupações e dificuldades emocionais), 
    • observação clínica, entre outros.
Etapas do Psicodiagnóstico....
    • O psicodiagnóstico geralmente consiste em quatro fases gerais: 
      • A anamnese (entrevistas iniciais), 
      • aplicação de testes (testagem),
      •  ludodiagnóstico (se for criança), 
      • entrevista devolutiva. 
    • A partir desse momento...
      •  é indicado o tratamento se for necessário (psicoterapia, fonoaudiologia, reforço escolar) 
      • ou o encaminhamento ao neurologista, psiquiatra e outros. 
O processo psicodiagnóstico completo pode variar de caso para caso, pode levar de seis a oito sessões (lembrando: esse número é uma média, não uma norma ou regra). 

1. Determinar o motivo da consulta, do encaminhamento. Porque foi encaminhado, levantar os dados sociais, profissionais, familiar,e scolar etc. Aqui já se pode elaborar uma hipótese a partir daqui.

2. Estabelecer o contrato de trabalho com a pessoa, ou pais; Tem que sair desse passo já com uma hipótese de trabalho

3. Estruturar o plano de avaliação: quais instrumentos, quais técnicas, qual a testagem para avaliar a pessoa. É importante pensar: já se tem uma hipótese(Ex: borderline) é preciso construir uma estratégia de avaliação para confirmar a borderline, Quantas sessões, quantos testes, quais teste, quais instrumentos complementares: entrevista? É o psi que faz o plano de avaliação para aquele caso. Como um roteiro a seguir durante a avaliação. Roteirizar e criar toda a estratégia de avaliação daquela hipótese

4. Coletar dados para teste, dinâmica, informações. Aplicar todos os instrumentos planejados

5. E agora? O que isso tudo quer dizer da hipótese? Análise dos resultados de todos os instrumentos e testes utilizados. A análise. O maior desafio do processo de psicodiagnóstico. Teorias do desenvolvimento, psicopatologia, diferenças individuais, são essenciais para esses resultados confirmarem ou não a hipótese inicial. Etapa mais difícil

6. Integrar dados colhidos relacionados com as hipóteses iniciais com os dados da avaliação

7. Definir potencialidades e vulnerabilidades. Responde se as hipóteses forma confirmadas ou refutadas pelos resultados. Importante apontar para a pessoa o que se encontrou de positivo e negativo para a pessoa.

8. Comunicar os resultados por meio da entrevista devolutiva e de laudo ou relatório psicológico e encerrar o processo de avaliação. Ponto em que se define se precisa ou não de psicoterapia. Encontro de devolutiva. Esclarecer dúvidas, saber o que ela entendeu.

9. Marca outro encontro para entrega do relatório. Se certificar de que a pessoa entendeu. Sugerir os possíveis encaminhamentos, as possibilidades, por exe/mplo: psicoterapia, outros profissionais de outras áreas. (Matias)

O psicodiagnóstico somente o psicólogo pode realizar em um espaço apropriado (consultório/clínica).

Referências: HUTZ et al. Psicodiagnóstico.

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