O psicodiagnóstico...
- é o processo de avaliação inícial onde se obtém as informações mais relevantes sobre a estrutura psíquica, mental e emocional do cliente e seu dinamismo, identificando os traços de sua personalidade, seu processo criativo em lidar com as situações da vida, e que vai permitir ao psicólogo identificar e compreender amplamente a queixa e o possível distúrbio que o cliente apresenta e instrumentalizam o terapeuta a formular hipóteses diagnósticas mais precisa.
Inicialmente ocorre...
- a anamnese que consiste em entrevista detalhada e minuciosa sobre a história de vida do paciente e testes selecionados em função da queixa apresentada.
- Quando o atendimento é realizado com crianças...
- a entrevista inicial é com os pai
- é necessário sessões de ludodiagnóstico com a criança,
- e se a queixa for escolar, entrevista com professores ou outras figuras importantes na vida da criança também podem compor o processo.
- Curiosidade:
- O ludodiagnóstico é utilizado com crianças e consiste em observar a criança brincar com os objetos previamente selecionados em função da queixa trazida pelos pais. Assim, neste encontro é considerada a idade cronológica da criança e o que é esperado para cada idade de acordo com o desenvolvimento cognitivo.
Vocês poderiam me perguntar o que acontece quando em um mesmo caso temos varias queixas e demandas?
- Quando ocorre um quadro com várias queixas o psicodiagnóstico auxilia a esclarecer as condições emocionais e intelectuais, tanto em crianças, adolescentes ou adultos, até mesmo para um diagnóstico diferencial (transtornos) e ou distúrbio de aprendizagem.
- Dentro do processo de psicodiagnóstico são utilizados alguns tipos de testagem:
- psicométrica (avaliam o coeficiente de inteligência),
- projetiva (projeções internas: medo, conflitos, preocupações e dificuldades emocionais),
- observação clínica, entre outros.
- O psicodiagnóstico geralmente consiste em quatro fases gerais:
- A anamnese (entrevistas iniciais),
- aplicação de testes (testagem),
- ludodiagnóstico (se for criança),
- entrevista devolutiva.
- A partir desse momento...
- é indicado o tratamento se for necessário (psicoterapia, fonoaudiologia, reforço escolar)
- ou o encaminhamento ao neurologista, psiquiatra e outros.
1. Determinar o motivo da consulta,
do encaminhamento. Porque foi encaminhado, levantar os dados sociais,
profissionais, familiar,e scolar etc. Aqui já se pode elaborar uma hipótese a
partir daqui.
2. Estabelecer o contrato de
trabalho com a pessoa, ou pais; Tem que sair desse passo já com uma hipótese de
trabalho
3. Estruturar o plano de avaliação:
quais instrumentos, quais técnicas, qual a testagem para avaliar a pessoa. É
importante pensar: já se tem uma hipótese(Ex: borderline) é preciso construir
uma estratégia de avaliação para confirmar a borderline, Quantas sessões,
quantos testes, quais teste, quais instrumentos complementares: entrevista? É o
psi que faz o plano de avaliação para aquele caso. Como um roteiro a seguir
durante a avaliação. Roteirizar e criar toda a estratégia de avaliação daquela
hipótese
4. Coletar dados para teste,
dinâmica, informações. Aplicar todos os instrumentos planejados
5. E agora? O que isso tudo quer
dizer da hipótese? Análise dos resultados de todos os instrumentos e testes
utilizados. A análise. O maior desafio do processo de psicodiagnóstico. Teorias
do desenvolvimento, psicopatologia, diferenças individuais, são essenciais para
esses resultados confirmarem ou não a hipótese inicial. Etapa mais difícil
6. Integrar dados colhidos
relacionados com as hipóteses iniciais com os dados da avaliação
7. Definir potencialidades e
vulnerabilidades. Responde se as hipóteses forma confirmadas ou refutadas pelos
resultados. Importante apontar para a pessoa o que se encontrou de positivo e
negativo para a pessoa.
8. Comunicar os resultados por meio
da entrevista devolutiva e de laudo ou relatório psicológico e encerrar o
processo de avaliação. Ponto em que se define se precisa ou não de
psicoterapia. Encontro de devolutiva. Esclarecer dúvidas, saber o que ela
entendeu.
9. Marca outro encontro para entrega
do relatório. Se certificar de que a pessoa entendeu. Sugerir os possíveis
encaminhamentos, as possibilidades, por exe/mplo: psicoterapia, outros
profissionais de outras áreas. (Matias)
O psicodiagnóstico somente o psicólogo pode realizar em um espaço apropriado (consultório/clínica).
Referências: HUTZ et al. Psicodiagnóstico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário