Psicologia Educacional

 Definições

  • O conceito de Psicologia Escolar/Educacional abrange a intersecção entre a Psicologia na Escola e a Psicologia da Educação. Embora haja variações sobre as definições e as reais atribuições entre Psicologia Escolar e Educacional, atribui-se à primeira o status de aplicada (visando a atuação prática) e à segunda, o de acadêmica (visando a pesquisa). Como ambas se complementam e se apóiam esta dicotomia parece ser apenas acadêmica.
  • A Psicologia Escolar tem como referência conhecimentos científicos sobre desenvolvimento emocional, cognitivo e social, utilizando-os para compreender os processos e estilos de aprendizagem e direcionar a equipe educativa na busca de um constante aperfeiçoamento do processo ensino/aprendizagem.

Objetivos 

  •  o objetivo da Psicologia Escolar/Educacional é ser um esteio para o desenvolvimento global do estudante. Através de ações com diretores, professores, orientadores, pais e os próprios alunos, o trabalho se dirige à prevenção.
  • Avaliação, diagnóstico, acompanhamento e orientação psicológica são aplicados dentro de um contexto institucional e não mais exclusivamente voltados ao aluno individualmente. Para casos que requeiram, realizam-se encaminhamentos clínicos.
O Psicólogo Escolar/ Educacional
  •  a ele cabe integrar a teia de relações e fazer parte da equipe multiprofissional, que envolve o processo ensino/aprendizagem levando em conta o desenvolvimento global do estudante e da comunidade educativa.
  • Sua participação na equipe multidisciplinar é fundamental para respaldá-la com conhecimentos e experiências científicas atualizadas na tomada de decisões de base, como a distribuição apropriada de conteúdos programáticos (de acordo com as fases de desenvolvimento humano), seleção de estratégias de manejo de turma, apoio ao professor no trabalho com a heterogeneidade presente na sala de aula, desenvolvimento de técnicas inclusivas para alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou comportamentais, programas de desenvolvimento de habilidades sociais e outras questões relevantes no dia-a-dia da sala de aula, nas quais os fatores psicológicos tenham papel preponderante.
  • Desenvolve, apóia e promove a utilização de instrumental adequado para o melhor aproveitamento acadêmico do aluno a fim de que este se torne um cidadão que contribua produtivamente para a sociedade.
  • O Psi escolar desenvolve atividades direcionadas com alunos, professores e funcionários e atua em parceria com a coordenação da escola, familiares e profissionais que acompanham os alunos fora do ambiente escolar 

 Finalidades

 Incentivar os educadores (incluídos os próprios psicólogos) para tomada de posições políticas em relação aos problemas sociais que afligem a todos; 

Estimular a escolha deliberada e conscientemente assumida de uma atuação profissional sustentada por teorias psicológicas, cuja visão contemple o homem em suas múltiplas determinações e relações histórico-sociais; 

Assessorar a escola no desenvolvimento de uma concepção de educação, na compreensão e amplitude de seu papel, em seus limites e possibilidades, utilizando os conhecimentos da Psicologia; 

Desenvolver uma concepção de Psicologia voltada a um compromisso social; 

Propor uma concepção do fracasso escolar não como um processo individual; 

Mediar os processos de reflexão sobre as ações educativas a partir da atuação com os diversos profissionais da educação; 

Propor e apoiar a construção de novas alternativas sociais para auxiliar na administração de possíveis deficiências escolares; 

Compreender e elucidar os processos de desenvolvimento bio-psico-social dos envolvidos com a escola; 

Compreender e elucidar os processos diferenciados de desenvolvimento da aprendizagem (aprender a aprender) de cada aluno e de cada professor; 

Compreender e clarificar a construção da subjetividade (construção do Eu) em cada ambiente educacional; 

Assessorar a escola na busca da humanização do sujeito, através do encontro da cognição com a motricidade, os afetos e as emoções na educação; 

Cultivar o enfoque preventivo: trabalhar as relações interpessoais na escola, visando a reflexão e conscientização de funções, papéis e responsabilidades dos envolvidos; 

Buscar ser o mediador do processo reflexivo e não o solucionador de problemas; 

Conscientizar o indivíduo da importância de sua participação e responsabilidade nos grupos em que está inserido, como a família, a escola, o trabalho e a sociedade.

Campos de atuação do Psicólogo Educacional.

  • escolas
  • Clínicas especializadas
  • Consultorias a órgçais que necessitem de compreensãi sobre os processos de aprendizagem (Sebrae, Sesi,etc)
  • Serviços Públicos de saúde e educação
  • Trabalhos de extensão universitária e projetos de pesquisa em empresas e ONGS.
Abordagens Teóricas
  • Psicodrama: Trabalha com a recuperação da espontaneidade e criatividade inatas, tornando as pessoas mais aptas a transformar condições insatisfatórias de vida e a viver em relações de compreensão mútua.
  • Behaviorismo: Analisa o comportamento
  • Neuropsicologia: Pode auxiliar o psicólogo escolar/educacional na compreensão do funcionamento do sistema nervoso e sua aplicação na educação
  • Sistêmica: leva em conta as relações e interações no ambiente escolar: professor-aluno, aluno-aluno, funcionário-aluno, pai-filho, pais-professores, comunidade-escola; sendo que cada um desses elementos ou partes é um “sub-sistema”
  • Psicanálise: e reconhece a individualidade de cada aluno e que não existe mo - delo único, nem um sistema fixo de representações
  • Gestalt-pedagogia: tem como premissa que  a natureza humana é organizada em partes ou todos, formando um todo significativo
Focos de Intervenção
  • A Escola - aspectos administrativos.
  • Corpo docente ( professores)
  • Corpo discente ( alunos)
  • Comunidade ( Pais e Vizinhos da Escola)
Políticas Públicas e Psicologia Escolar
  • Limitações internas
  • Limitações externas.

Referências:Manual de Psicologia Escolar; Educacional - Coletânea Conexão psi - Série Técnica

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