Sinopse: Desenho animado conta a história de João, um garoto que, como tantos outros, vive numa sociedade machista e que se pauta por padrões rígidos de gênero. Criado para gerar questionamento sobre machismo e relações de gênero. O filme acompanha a vida de João e ilustra aspectos de uma educação sexista, situações de violência doméstica, primeira experiência sexual, gravidez da namorada, primeiro emprego, entre outros.
Spoiler:
O desenho mostra a reprodução de comportamentos da criança a partir daquilo que ela observa nos acontecimentos da casa. Como fica mais com a mãe, João tenta reproduzir comportamentos femininos, também, se sempre tem alguém para mostrá-lo que menino brinca de carro, joga bola.
O pai bebe e chega em casa bêbado. violento, causando discussão com a mãe, e João tudo presencia, sofre, chora.
Numa festinha de aniversário João cai sobre um menino, e logo o transformam em menina, brinca com a boneca e a trocam por uma arma de brinquedo, incitando à violência.
João assiste a um espancamento de um garoto e nada faz com seus amigos. Seu amigo atira uma pedra no gato, e João assiste tudo mas sofre. Depois volta, chama o gato e o acolhe, leva pra casa, cuida, dá carinho e comida, mas somente quando está sozinho. A mãe é compreensiva e aprova o comportamento de João.
Ele começa a desejar coisas que não tem, descobre que precisa de dinheiro para comprar. Procura emprego. nesse caminho conhece uma menina e se interessa por ela. Descobre a masturbação e sempre manda flores para a garota até que ela o espera para conhecê-lo.
Começam a namorar, fica pensando como será a primeira vez deles, como reagiria. Acabam transando sem camisinha e a menina engravida. Compra um violão com o dinheiro que ganhou. Sai com os amigos, que ficam tirando onde de João por estar apaixonado, falando de mulheres, sexo. Vai ao médico que recomenda camisinha, remédio. Preocupado por não terem usado a camisinha vai ao bar e retorna bêbado, ao encontra-la acabam brigando como seu pai e sua mãe faziam em casa, quando era ainda um bebê. Vai jogar um baba e a menina na arquibancada a segurar seu filho. Incitado a lutar, o que não queria, acaba indo e apanha. Acaba se juntando a menina e seu filho.
DISCUSSÃO EM SALA:
João pode representar muitos homens de nossa cultura.
A Construção binária de gênero:
DISCUSSÃO EM SALA:
João pode representar muitos homens de nossa cultura.
A Construção binária de gênero:
- Socialização dos meninos na lógica cisheteronormativa, dominante na sociedade.
- A construção da subjetividade;
- imposição de determinadas brincadeiras como se fossem somente para meninos.
- Coesão e coerção: reforçamentos e punições.
- A relação com os animais.
- O uso da agressividade.
- Relação com o corpo e cuidados em saúde.
- Exercício da sexualidade: limites e possibilidades
Nenhum comentário:
Postar um comentário