Desafios e práticas do psicólogo no âmbito educacional

  • As práticas e desafios do psicólogo escolar na contemporaneidade.
  • Quais as ações necessárias para superar esses obstáculos? 

O trabalho do psicólogo escolar/educacional...

  • tem como diretriz o desenvolvimento do viver em cidadania. 
  • Busca instrumentos para apoiar o progresso acadêmico adequado do aluno, respeitando diferenças individuais. 
  • É pautado na promoção da saúde da comunidade escolar a partir de trabalhos preventivos que visem um processo de transformação pessoal e social. 
Para tanto, baseia-se nos conhecimentos referentes aos estágios de desenvolvimento humano, estilos de aprendizagem, aptidões e interesses individuais e a conscientização de papéis sociais. Nesse sentido podemos observar algumas atividades como foco do psicólogo escolar: 

  • Auxiliar a escola na construção do Projeto Político-Pedagógico; 
  • Apoiar a escola em seu trabalho de resgate do valor e da autonomia do professor; 
  • Assessorar o professor na articulação entre a teoria de aprendizagem adotada e a prática pedagógica; 
  • Trabalhar com políticas públicas; 
  • Conscientizar pais e professores sobre necessidades básicas de crianças e adolescentes; 
  • Mobilizar a comunidade educacional em torno de propostas de intervenção com utilização de recursos da comunidade; 
  • Pesquisar, desenvolver, aplicar e divulgar os conhecimentos relacionados com Psicologia Escolar/Educacional. 
Porém, ao entrar no contexto educacional, o profissional de psicologia de depara com alguns desafios que dificultam suas ações. Citaremos abaixo alguns desses obstáculos:

  •  Psicologia e Educação 
  • Concursos realizados para contratação de psicólogos para atuar na educação com referenciais teóricos voltados para atuação clínica; 
  • Constituição de políticas públicas sem atuação do psicólogo ou de pessoas com conhecimento na área; 
  • Falta da compreensão que a precarização da escola pública e das condições de trabalho podem ocasionar no adoecimento do professor; 
  • Retorno da visão medicalizante/patologizante; 
  • Diversas formas de violência e de preconceito social presentes na escola. 
A partir do exposto torna-se primordial que o profissional articule os saberes produzidos nos campos de educação e da psicologia escolar e retome assuntos pertinentes a psicologia na formação de professores e no trabalho com a sociedade em geral, desenvolvendo todos os envolvidos com a educação, não somente as crianças e adolescentes. 

O objetivo das ações do psicólogo escolar não é somente orientar e contribuir para o desenvolvimento saudável dos alunos. Para isso o profissional deve...

  •  resgatar a complexidade do processo de escolarização protagonizado pela criança considerada problema além de conhecer o ponto de vista de todas as pessoas envolvidas no processo de escolarização para construir uma parceria efetiva com a instituição escolar para análises permanentes do cotidiano considerando a troca de informações e experiências. 
REFERÊNCIAS 

  • Cassins, M. e cols. Manual de Psicologia escolar-educacional. Conselho Regional de Psicologia do Paraná. Curitiba: Gráfica e Editora Unificado, 2007. 
  • JOHN, W. S. Psicologia educacional. 3. Ed. Porto Alegre: AMGH, 2010. 
  • Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na educação básica. Conselho Federal de Psicologia. 2. ed. Brasília : CFP, 2019

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