- As práticas e desafios do psicólogo escolar na contemporaneidade.
- Quais as ações necessárias para superar esses obstáculos?
O trabalho do psicólogo escolar/educacional...
- tem como diretriz o desenvolvimento do viver em cidadania.
- Busca instrumentos para apoiar o progresso acadêmico adequado do aluno, respeitando diferenças individuais.
- É pautado na promoção da saúde da comunidade escolar a partir de trabalhos preventivos que visem um processo de transformação pessoal e social.
- Auxiliar a escola na construção do Projeto Político-Pedagógico;
- Apoiar a escola em seu trabalho de resgate do valor e da autonomia do professor;
- Assessorar o professor na articulação entre a teoria de aprendizagem adotada e a prática pedagógica;
- Trabalhar com políticas públicas;
- Conscientizar pais e professores sobre necessidades básicas de crianças e adolescentes;
- Mobilizar a comunidade educacional em torno de propostas de intervenção com utilização de recursos da comunidade;
- Pesquisar, desenvolver, aplicar e divulgar os conhecimentos relacionados com Psicologia Escolar/Educacional.
- Psicologia e Educação
Concursos realizados para contratação de psicólogos para atuar na educação com referenciais teóricos voltados para atuação clínica; Constituição de políticas públicas sem atuação do psicólogo ou de pessoas com conhecimento na área; Falta da compreensão que a precarização da escola pública e das condições de trabalho podem ocasionar no adoecimento do professor; Retorno da visão medicalizante/patologizante; Diversas formas de violência e de preconceito social presentes na escola.
O objetivo das ações do psicólogo escolar não é somente orientar e contribuir para o desenvolvimento saudável dos alunos. Para isso o profissional deve...
- resgatar a complexidade do processo de escolarização protagonizado pela criança considerada problema além de conhecer o ponto de vista de todas as pessoas envolvidas no processo de escolarização para construir uma parceria efetiva com a instituição escolar para análises permanentes do cotidiano considerando a troca de informações e experiências.
- Cassins, M. e cols. Manual de Psicologia escolar-educacional. Conselho Regional de Psicologia do Paraná. Curitiba: Gráfica e Editora Unificado, 2007.
- JOHN, W. S. Psicologia educacional. 3. Ed. Porto Alegre: AMGH, 2010.
- Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na educação básica. Conselho Federal de Psicologia. 2. ed. Brasília : CFP, 2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário