COMPETÊNCIAS
GERAIS:
·
Capacidade
de relacionar conhecimentos teóricos com situações práticas, atentando para a
dinâmica das relações sociais;
·
Capacidade
de realizar investigações científicas para a produção de conhecimento;
·
Capacidade
de valorizar e respeitar as diferenças culturais;
·
Capacidade
de crítica e autocrítica;
·
Capacidade
de avaliar, sistematizar e interpretar dados para a tomada de decisão eficaz
na análise e resolução de problemas;
·
Capacidade
de comunicar-se de forma oral e escrita em língua portuguesa;
·
Capacidade
de atuar de forma criativa e inovadora na elaboração de projetos, gerando
novas possibilidades de empreender no âmbito da profissão.
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS:
·
Analisar
o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos;
·
Identificar
e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar
projetos, planejar e intervir de forma coerente com referenciais teóricos e
características da população-alvo;
·
Avaliar
fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes
contextos;
·
Relacionar-se
com o outro com postura ética, de modo a propiciar o desenvolvimento de
vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional;
·
Apresentar
trabalhos e discutir ideias em público;
·
Analisar
com criticidade a especificidade dos fenômenos e processos psicológicos e dos
múltiplos referenciais teóricos e epistemológicos;
·
Avaliar
os resultados e impactos das intervenções psicológicas conduzidas nos
diferentes contextos.
|
Objetivos
de Aprendizagem:
·
Identificar
o comportamento do adolescente em seus diversos contextos;
·
Analisar
as técnicas de observação: fenômenos psicológicos observáveis;
·
Discutir
os aspectos éticos na intervenção com adolescentes
|
Conteúdo
programático:
·
O
comportamento do adolescente em seus diversos contextos;
·
Técnicas de observação: fenômenos
psicológicos observáveis;
·
Discussão de aspectos éticos na intervenção
com adolescentes.
·
Considerações
acerca do desenvolvimento da adolescência no contexto atual da sociedade;
·
Aspectos
que podem afetar o desenvolvimento esperado para fase da adolescência .
|
Metodologias
de ensino:
·
Metodologias
ativas de ensino para a promoção da aprendizagem significativa dos alunos.
·
Observações
·
Debates
e conversações
·
Exibição
e discussão de filmes
·
Discussão
de casos clínicos
|
Estratégias
de Avaliação:
Avaliação diagnóstica (início do
curso)
Avaliação processual (par e passo com
o processo do ensino)
Avaliação individual (por unidade e
final)
|
Bibliografia:
Básicas
1.BECKER, D. O que é
adolescência. 13. ed. -. São Paulo: Brasiliense, 1994.
2.BIAGGIO, A. M. B. Psicologia
do desenvolvimento. 18. ed. -. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
3.ROSA, M. Psicologia
evolutiva. 3. ed. -. Petrópolis: Vozes, 1985.
Complementares
1.BRACONNIER, A.; MARCELLI, D. Adolescência e Psicopatologia. Porto
Alegre: Artmed, 2007.
2.CASTANHO, G. M. P. ; DIAS, M. L.
(Orgs). Terapia de família com
adolescentes. São Paulo: GEN ROCA, 2014.
3.HABIGZANG, L. F.; DINIZ, E.; KOLLER,
S. H. (Org.). Trabalhando com adolescentes: teoria e intervenção psicológica. Porto Alegre: Artmed, 2014.
4.PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W.;
FELDMAN, R. D. O mundo da criança: da infância à adolescência. 11. ed. São Paulo: McGraw-Hill,
2009.
5.SANTROCK, J.W. A adolescência. Porto Alegre: Grupo A, 2013.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário