“Clima como resultado do estado de espírito ou de ânimo das pessoas, que predomina em um ambiente organizacional em um determinado período.” (LUZ, 1995)
“O clima é afetado por conflitos, situações positivas e negativas que ocorrem no ambiente de trabalho e também por fatores externos. Os acontecimentos internos são aqueles que mais interferem no clima” (LUZ, 1995)
Relação entre clima e motivação “Se as pessoas não estão motivadas os felizes em pertencer a uma organização, seu clima deve ser estudado.”
É por meio do clima organizacional que se expressam as percepções das pessoas em relação às organizações que trabalham.
A identificação do clima organizacional é uma importante ferramenta na gestão estratégica, pois possibilitam identificar como os colaboradores sentem e percebem o clima organizacional.
Fatores do Clima Organizacional:
Empresa (modo de gestão, missão, comunicação interna, forma de tomada de decisão)
Liderança;
Política de gestão de pessoas (práticas de remuneração e valorização dos funcionários.
Modelo de Mensuração - Litwin e Stinger
- Estrutura – Avalia o sentimento dos funcionários em relação a regras e regulamentos do ambiente de trabalho.
- Responsabilidade – Avalia o sentimento de ser seu próprio chefe, de ter autonomia.
- Risco – Avalia o senso de arriscar e enfrentar desafios.
- Recompensa – Avalia o sentimento de ser recompensado por um trabalho benfeito .
- Calor e apoio – Reflete o sentimento de bom relacionamento interpessoal e de cooperação.
- Conflito – Sentimento de que a administração não teme diferentes opiniões e conflitos.
- Tipo de trabalho
- Salário e benefícios
- Integração
- Liderança
- Comunicação
- Treinamento
- Progresso profissional
- Relação interpessoal
- Estabilidade
- Participação
Clima e Cultura Organizacional:
“Cultura Organizacional é o padrão compartilhado de crenças, suposições e expectativas dos membros da organização e a maneira de perceber a organização, suas normas, papéis, valores e ambientes. A cultura disponibiliza formas de pensamento, sentimento e reação que guiam a tomada de decisão e as ações.” (BOWDITCH; BUONO, 1992)
Clima e Cultura Organizacional:
“Cultura Organizacional é o conjunto de normas, regras, valores e atitudes que pode ter sido desenvolvido pelo fundador da organização, dando a esta um modo particular de ser, com características próprias que a distingue das demais e que são passadas aos novos membros como a forma correta de se pensar e agir .”
A cultura exerce uma forma de controle e representa a identidade da organização.
A cultura pode ser compreendida em três níveis:
Artefatos: Nível mais superficial e perceptível, que representa os aspectos visíveis (organograma, políticas e diretrizes; produtos e serviços, rituais de integração, padrões de comportamento, vestuário das pessoas).
Valores compartilhados: são os valores importantes que definem a razão pela qual as coisas são feitas.
Pressuposições básicas: representam o nível mais profundo e oculto da cultura, são as crenças inconscientes, percepções e sentimentos, regras não escritas.
Clima e Cultura Organizacional:
- Objetivos
- Tecnologia
- Estrutura
- Recursos financeiros
- Políticas
- Procedimentos
- Cultura latente
- Aspectos informais
- Percepções
- Atitudes
- Sentimentos
- Valores
- Interações
- Normas grupais
Clima e Cultura Organizacional:
- Clima e cultura são conceitos diferentes, ainda que haja grande influência da cultura sobre o clima.
- Clima e cultura são fenômenos complementares;
- O clima é um retrato de curto prazo;
- A cultura são as características que distinguem a organização;
- Apesar do clima organizacional ser abstrato, ele se materializa por meio de indicadores que fornecem sinais sobre a qualidade, indicando se o clima está bom ou não.
Clima e Cultura Organizacional:
- Rotatividade de pessoal;
- Absenteísmo;
- Depredação do patrimônio da Empresa;
- Programas de sugestões;
- Avaliação de desempenho;
- Greves;
- Conflitos interpessoais e interdepartamentais;
- Desperdícios de material;
- Queixas no serviço médico - atestados.
A Gestão de Pessoas tem o papel de zelar pelo bem-estar dos funcionários da empresa, deve ser, portanto, a responsável por avaliar o clima organizacional, buscando proporcionar melhorias contínuas ao ambiente de trabalho. Tendo como responsabilidades:
- Fazer uma avaliação formal e informal do clima;
- Integrar funcionários para que eles consigam eliminar eventuais resistências existentes nas relações de trabalho;
- Orientar, assistir e aconselhar os funcionários;
- Aprimorar a realidade social dos funcionários.
- As atividades de Gestão de Pessoas devem ser compartilhadas com os líderes da Empresa. A responsabilidade de zelar por um clima organizacional favorável precisa ser compartilhada.
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