ANALISAR
significa ESTUDAR, DECOMPOR, DISSECAR, DIVIDIR, INTERPRETAR. Analisar implica o
exame sistemático dos elementos textuais.
A
análise permite observar os componentes de um conjunto e suas relações. Isso se
dá em TRÊS FASES:
2. É a generalização. Formular afirmações aplicáveis ao conjunto.
3. Análise crítica utilizando instrumental e processos sistemáticos através da objetividade, explicação e justificativa.
- · Aprender a LER, VER, ESCOLHER o importante no texto.
- · Reconhecer e organizar a obra.
- · Interpretar e se familiarizar com ideias, estilo, vocabulário.
- · Compreender com profundidade.
- · Separar o importante do secundário
- · Desenvolver a capacidade de distinguir fatos, hipóteses e problemas.
- · Encontrar ideias principais
- · Perceber como as ideias se relacionam.
- · Identificar as conclusões e a base que as sustentam.
PARTES DA ANÁLISE DE TEXTO:
1. ANÁLISE DOS ELEMENTOS – levantar os elementos básicos constitutivos
do texto, visando a compreensão. Os elementos podem aparecer de modo explícito
ou implícito no texto.
2. ANÁLISE DAS RELAÇÕES – visa encontrar as principais relações, estabelecer conexões com os diferentes elementos constitutivos do texto. Uma análise mais complexa com objetivo de:
2. ANÁLISE DAS RELAÇÕES – visa encontrar as principais relações, estabelecer conexões com os diferentes elementos constitutivos do texto. Uma análise mais complexa com objetivo de:
- Verificar coerência em relação aos elementos, as diferentes partes do texto, e entre elas e a ideia central.
TIPOS DE ANÁLISE DE TEXTO:
1. ANÁLISE
TEXTUAL
Inicia-se com a
atuação do professor, explicando algumas coisas sobre o autor, vocabulário
específico, e o que for necessário a compreensão do texto. Os alunos devem
fazer uma primeira leitura evidenciando o todo da obra, e depois uma segunda
leitura, assinalando e esclarecendo o que não compreendeu.
ANÁLISE TEMÁTICA
Individual, permite maior compreensão do texto,
identificando a ideia central e secundária. Adentra no mundo das ideias do
autor.
ANÁLISE
INTERPRETATIVA E CRÍTICA
Individual, procura associar as ideias
expressas do autor com os conhecimentos do estudante, abrindo a possibilidade
de se fazer uma crítica, do ponto de visa da coerência interna e validade dos
argumentos.
PROBLEMATIZAÇÃO
Grupal. Levanta-se as questões implícitas e
explicitas do texto para debater em grupo. Faz-se associação de ideais em
relação ao texto, além de emitir opiniões pessoais sobre as questões abordadas.
CONCLUSÃO
PESSOAL
Individual. Reelaboração pessoal da mensagem
transmitida pelo teto, sob a ótica de todas as contribuições geradas na discussão
e grupo. Finalizar com elaboração de texto, resumo crítico e reflexivo.
Fonte: MARCONI, Marina; LAKATOS, Eva. fundamentos de metodologia cientifica. Editora Atlas, São Paulo. 2009.
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