Ciência em contexto

 Ciência em contexto...

  • A ciência ocorre em pelo menos três tipos de contextos: 
    • contextos históricos,
    • socioculturais 
    •  morais.
  • Embora o conceito do método científico possa ser abstrato, a prática da ciência psicológica é uma atividade humana bastanteconcreta, que nos afeta em vários níveis.
 Os psicólogos podem ter um impacto...
    •  no indivíduo (p.ex., intervenção terapêutica para agressividade), 
    • na família (p.ex., controle parental sobre o uso da mídia por seus filhos)
    • e na sociedade (p.ex., esforços para reduzir a programação violenta em redes de televisão).
 A base de pesquisa dos psicólogos..
  • devem ser cuidadosamente planejadas e executadas.
  • As atividades humanas são pesadamente influenciadas pelo contexto em que ocorrem, e a atividade científica não é exceção.
  • pelo menos três contextos desempenham um papel crítico de influenciar a ciência:
    •  o contexto histórico,
    • o contexto sociocultural 
    • o contexto moral.
O contexto histórico...

  • Uma abordagem empírica, baseada na observação direta e na experimentação para responder perguntas, foi crítica para o desenvolvimento da ciência da psicologia.
  • A revolução do computador foi um fator crucial na mudança do behaviorismo para a psicologia cognitiva como tema dominante na investigação psicológica.
  • A psicologia emergiu de forma gradual, com raízes no pensamento de Aristóteles (Keller, 1937), nas obras de outros filósofos como Descartes e Locke e, mais adiante, no trabalho de fisiologistas e médicos do começo do século XIX. O começo oficial da psicologia costuma ser citado como tendo ocorrido em 1879, quando Wilhelm Wundt estabeleceu um laboratório formal de psicologia em Leipzig, na Alemanha.
  • os psicólogos acreditavam que um dia chegariam a mensurar o próprio pensamento (Coon, 1992). Com esses poderosos métodos de observação, a psicologia estava no caminho de se tornar uma ciência laboratorial quantificável.
  • Para estabelecer a psicologia como ciência, os psicólogos abraçaram o empirismo como meio para promover o entendimento do comportamento humano.
A abordagem empírica...
  •  enfatiza a observação direta e a experimentação como meio de responder perguntas, característica mais importante do método científico. 
  • Usando essa abordagem, os psicólogos concentravam- se em comportamentos e experiências que pudessem ser observados diretamente.
Embora a psicologia continue a enfatizar a abordagem empírica, ela mudou significativamente desde os seus primórdios...

  • Os primeiros psicólogos estavam interessados principalmente em questões relacionadas com a sensação e a percepção – por exemplo, ilusões visuais e imagens.
  •  No início do século XX, a psicologia nos Estados Unidos era bastante influenciada por uma abordagem behaviorista introduzida por John B. Watson. 
  • As teorias psicológicas concentravam-se na aprendizagem, e os psicólogos baseavam-se principalmente em experimentos com animais para testar as suas teorias. Para o behaviorismo, a “mente” era uma “caixa preta” que representava a atividade entre um estímulo externo e uma resposta comportamental. 
  • O behaviorismo foi a perspectiva dominante em psicologia até a metade do século XX.
 A Psicologia Cognitiva, de Ulric Neisser, foi publicado em 1967...
  •  a psicologia havia se voltado novamente para o interesse nos processos mentais. 
  • Os psicólogos cognitivos também retornaram aos experimentos com o tempo de reação, que eram usados nos primeiros laboratórios de psicologia para investigar a natureza dos processos cognitivos. 
  • A perspectiva cognitiva ainda é dominante na psicologia, e a cognição recentemente se tornou um tema importante no campo da neurociência, à medida que os pesquisadores passaram a estudar a biologia da mente. 
  • Existe um grande potencial para o desenvolvimento da psicologia científica no começo do século XXI.
  • Um fator significativo na ascensão da psicologia cognitiva à proeminência foi a revolução do computador (Robins, Gosling e Craik, 1999).
  •  Com o advento dos computadores, a “caixa preta” do behaviorismo passou a ser representada usando-se uma metáfora com o computador.
  •  Os psicólogos falavam de processamento, armazenamento e recuperação de informações entre o input (estímulo) e o output (resposta).
  •  Assim como o computador era uma metáfora útil para entender os processos cognitivos, o desenvolvimento de computadores poderosos e acessíveis se mostrou excepcionalmente  valioso para ampliar os limites e a precisão das medidas de processos cognitivos.
Atualmente, em laboratórios de psicologia nos Estados Unidos e no mundo...
  • a tecnologia do computador está substituindoas medidas de “lápis e papel” dos pensamentos, sentimentos e comportamentos das pessoas.
  •  De maneira semelhante, as melhoras constantes na tecnologia das imagens cerebrais (p.ex., IRMf, imagem de ressonância magnética funcional) promoverão a neurociência como uma disciplina importante dentro dos campos da psicologia, biologia e química.
  • Essas tendências amplas no desenvolvimento histórico da psicologia, do behaviorismo à neurociência cognitiva, representam o “quadro mais amplo” do que aconteceu na psicologia no século XX. 
  • Os psicólogos, hoje, fazem pesquisas em áreas tão gerais quanto a psicologia clínica,
  • social, organizacional, de aconselhamento, fisiológica, cognitiva, educacional, do desenvolvimento e da saúde. 
  • A ciência em geral – e a psicologia em particular – mudou por causa das ideias brilhantes de indivíduos excepcionais. As ideias de Galileu, Darwin e Einstein não apenas mudaram a maneira como os cientistas enxergam suas disciplinas, como também mudaram a maneira como as pessoas entendem a si mesmas e seu mundo. 
  • Muitos indivíduos excepcionais influenciaram o progresso da psicologia (Haggbloom et al., 2002), incluindo ganhadores do Prêmio Nobel (ver Quadro 1.1). 
  • No começo da psicologia norte-americana, William James (1842-1910) escreveu  o primeiro livro introdutório, Princípios da Psicologia, e estudou os processos mentais
  • usando a sua técnica de introspecção (ver Figura 1.2). 
  • À medida que aumentava a proeminência do behaviorismo, B. F. Skinner (1904-1990) expandiu a nossa compreensão de respostas ao reforço pela análise experimental do comportamento. 
  • Juntamente com Skinner, Sigmund Freud (1856-1939) é uma das figuras mais reconhecidas na psicologia, mas as ideias e métodos dos dois não podiam ser mais diferentes! 
  • As teorias de Freud sobre a personalidade, transtornos mentais e o inconsciente desviaram a atenção radicalmente do comportamento para os processos mentais, por seu método da associação livre. 
  • Muitos outros indivíduos influenciaram o pensamento em áreas específicas da psicologia, como a psicologia do desenvolvimento, a clínica, a social e a cognitiva.
Contexto social e cultural...
  • influenciam as escolhas de temas dos pesquisadores, a aceitação da sociedade para com  os resultados e os locais onde as pesquisas são feitas.
  • etnocentrismo ocorre quando as visões das pessoas sobre outra cultura são influenciadas pelo modelo ou lente de sua própria cultura.
  • A pesquisa psicológica e sua aplicação coexistem em uma relação recíproca com a sociedade: a pesquisa afeta e é afetada pela sociedade.
  • O contexto social e cultural pode influenciar o que os pesquisadores decidem estudar,os recursos disponíveis para amparar suas pesquisas e a aceitação da sociedade em relação aos resultados. 
  • As atitudes sociais e culturais podem afetar não apenas o que os pesquisadores estudam, mas a maneira como decidem fazer sua pesquisa. 
  • A atitude da sociedade ante o bilinguismo, por exemplo, pode afetar a ênfase dos pesquisadores nos problemas que surgem para crianças em educação bilíngue ou nos benefícios que as crianças têm com a educação bilíngue.
  • Os valores sociais e culturais podem afetar a maneira como as pessoas reagem a resultados publicados de pesquisas psicológicas. 
A sensibilidade dos psicólogos às preocupações da sociedade, como o abuso sexual na infância, é uma das razões por que a psicologia não evoluiu estritamente como uma ciência laboratorial. 
  • Embora a investigação de laboratório permaneça no coração da pesquisa psicológica, os psicólogos e outros cientistas comportamentais fazem pesquisa em escolas, clínicas, empresas, hospitais e outros ambientes não laboratoriais, incluindo a internet. 
  • A internet está se tornando uma ferramenta de pesquisa útil e popular para os cientistas psicológicos (p.ex., Birnbaum, 2000). 
  • Ajudados pelo desenvolvimento da internet na década de 1990 e as linguagens de hipertexto (HTML), os psicólogos logo começaram a fazer pesquisas virtuais (p.ex., Musch e Reips, 2000). 
  • A internet permite praticamente qualquer tipo de pesquisa psicológica que use o computador como equipamento e seres humanos como sujeitos (Krantz e Dalal, 2000). 
  • Pesquisas realizadas na internet são particularmente importantes as questões éticas suscitadas por essa forma de pesquisa.
Se reconhecermos que a ciência é afetada por valores sociais e culturais...
  •  ainda resta uma questão sobre qual cultura está tendo – e qual cultura deve ter – influência. 
  • Pode-se questionar, portanto, se uma ciência psicológica que se concentra tanto nos norte-americanospode ser completa.
  • Um problema potencial ocorre quando tentamos entender o comportamento de indivíduos em uma cultura diferente por meio do modelo ou visões na nossa própria cultura. Essa fonte potencial de viés se chama etnocentrismo. 
    • Como um exemplo do etnocentrismo, consideremos a controvérsia em torno das teorias do desenvolvimento moral. 
    • Em sua teoria de seis estágios do desenvolvimento moral, Kohlberg (1981, 1984) identificou o mais elevado estágio do desenvolvimento moral (desenvolvimento pós-convencional) como aquele em que os indivíduos tomam decisões morais com base em seus princípios éticos autodefinidos e no reconhecimento de direitos individuais.
A teoria de Kohlberg...

  • traz uma boa descrição do desenvolvimento moral para homens norte-americanos e europeus – culturas que enfatizam o individualismo.
  • Em comparação, as pessoas que vivem em culturas que enfatizam o coletivismo,como as sociedades comunais da China ou Papua-Nova Guiné, não se encaixam na descrição de Kohlberg. 
  • As culturas coletivistas valorizam o bem-estar da comunidade sobre o do indivíduo.
  •  Estaríamos demonstrando etnocentrismo se usássemos a teoria de Kohlberg  para declarar que os indivíduos dessas culturas coletivistas eram menos desenvolvidos moralmente. 
  • Estaríamos interpretando seu comportamento por meio de uma lente cultural inapropriada, o individualismo. 
  • A pesquisa transcultural é um modo de nos ajudar a não estudar apenas uma cultura dominante e nos lembrar de que devemos ter cuidado ao usar lentes culturais além da nossa própria em nossas pesquisas.
O contexto moral

• O contexto moral da pesquisa exige que os pesquisadores mantenham os mais elevados padrões de comportamento ético.
• O código de ética da APA orienta a pesquisa e ajuda os pesquisadores a avaliarem dilemas éticos como os riscos e benefícios associados ao engano e ao uso de animais na pesquisa.
  • A ciência é uma busca pela verdade.
  • Cientistas individuais e a atividade coletiva da ciência devem garantir que o contexto moral em que a atividade científica ocorre cumpra o mais elevado dos padrões.
  •  Fraudes, mentiras e representações errôneas não têm lugar em uma investigação científica.
A ciência também é uma atividade humana e, muitas vezes, existe mais em jogo do que a verdade. 
  • Os cientistas e as instituições que os contratam competem por recompensas em um jogo com empregos, dinheiro e reputações a manter.
  •  O número de publicações científicas escritas por um professor universitário, por exemplo, geralmente é um fator importante que influencia as decisões relacionadas com o avanço profissional por promoção e titularidade.
  • Nessas circunstâncias, existem casos impróprios, mas aparentemente inevitáveis, deconduta científica incorreta.
  • Uma variedade de atividades constitui violações da integridade científica. Elas incluem a invenção de dados, plágio, a divulgação seletiva de resultados de pesquisa, a falta de reconhecimento de indivíduos que fizeram contribuições importantes para apesquisa, o uso inadequado de verbas de pesquisa e o tratamento eticamente incorreto de humanos ou animais (ver Adler, 1991). 
  • Algumas transgressões são mais fáceis de detectar do que outras. 
  • A invenção explícita de dados, por exemplo, pode ser revelada quando, no curso normal da ciência, pesquisadores independentes não conseguem reproduzir (replicar) os resultados, ou quando incoerências lógicas aparecem em relatórios publicados.
  •  todavia, transgressões sutis, como a divulgação apenas de dados que satisfaçam as expectativas ou a divulgação enganosa de resultados, são difíceis de detectar.
  •  A linha divisória entre a conduta errada intencional e a simples má ciência nem sempre é clara. 
  • Para educar os pesquisadores quanto à conduta adequada da ciência, e para orientá-los a contornar as muitas armadilhas éticas que estão presentes, a maioria das organizações científicas adota códigos de ética formais. 
    Referências..
    SHAUGHNESSY, J.J.; ZECHMEISTER, E.B.; ZECHMEISTER, J.S. Metodologia de Pesquisa em Psicologia. 9ª edião. ANGH Editora Ltda.Porto Alegre, 2012. Capítulo 1.

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