Pesquisa de Clima Organizacional

  •  Ferramenta que permite mapear e analisar a situação que a empresa está vivendo e utilizar estes dados como base para ações corretivas. 
  • Deve ser contínua; 
  • Garantia do sigilo; 
  • Distância longa o suficiente para possibilitar a implementação de plano de ações para a correção dos desvios identificados
FOTOGRAFIA DO HOJE - AÇÕES - VISÃO DE FUTURO

Segundo Gomes (2004), a pesquisa oferece uma série de contribuições para a gestão de pessoas, pois possibilita o crescimento e desenvolvimento dos funcionários, a otimização da comunicação, a diminuição da burocracia, a identificação das necessidades de treinamento, a integração entre os diversos processos e áreas da empresa e a otimização das ações gerenciais, tornando-as mais consistentes.

Etapas da Pesquisa de Clima Organizacional

 1. Obtenção da aprovação e do apoio da Direção; 

2. Planejamento da Pesquisa 

 Objetivo; 
 Público – alvo; 
 Quem irá conduzi-la; 
 Técnicas utilizadas; 
 Periodicidade; 
 Preparação dos gestores;
  Abrangência. 

Técnicas utilizadas:
Questionário
 • Aplicação em massa; 
• Custo baixo; 
• Bem-aceito;
• Uso de questões abertas e fechadas; 
• Permite inclusão de perguntas cruzadas; 
• Exige clareza do vocabulário;
• Testado e validado anteriormente; 
• Não necessita de espaço físico para aplicação.

Entrevista 
• Quebra o anonimato; 
• Método mais demorado e caro; 
• Exige pessoas com maior habilidade para a condução das entrevistas; 
• Obtém respostas verbais e não-verbais; 
• Aplicada em uma amostra da população; 
• Técnica mais subjetiva que o questionário

Painel de debates 
• Tipo especial de entrevista – vários entrevistados; 
• Mais econômico e menos demorado que a entrevista; 
• Maior discussão dos assuntos; 
• Quebra do anonimato; 
• Necessidade de espaço físico; 
• Aplicado a uma amostra; 
• Técnica subjetiva.

Técnicas complementares 
• Observação; 
• Análise de incidentes críticos; 
• Análise documental.

3. Definição das variáveis a serem pesquisadas:

•Carreira 
•QVT 
•Cultura iP3 
•Condições de trabalho 
•Feedback 
•Comunicação 
•Remuneração 
•Treinamento 
•Gestão de desempenho
•Estabilidade
•Acompanhamento 
•Reconhecimento 
•Estratégia 
•Imagem da empresa 
•Motivação
 •Participação nas decisões 
•Clareza de papéis 
 •Responsabilidade

4. Montagem e validação dos questionários de pesquisa: 

 Construção e validação do formulário de pesquisa, do texto de apresentação da pesquisa e as instruções para preenchimento. 
 Escolha de perguntas para cada variável; 
 Decisão sobre o uso de perguntas cruzadas; 
 Escolha das opções de respostas.

5. Parametrização para tabulação das opções de respostas:

  São criados parâmetros que facilitam a tabulação dos dados e avaliam a satisfação dos funcionários.

Escala Pesquisa de Clima Organizacional 
Favorabilidade
5 Altamente satisfeito 
4 Satisfeito Neutralidade 
3 Neutro 

Desfavorabilidade 
2 Insatisfeito 
1 Altamente insatisfeito 

Desconhecimento 
0 Desconhece o item

6. Divulgação / Comunicação sobre a Pesquisa: 

 Utilizar diversos canais de comunicação; 
 Esclarecer os objetivos da PCO; forma de coleta; prazo para entrega das respostas; confidencialidade;  Influência na adesão.

7. Aplicação da Pesquisa (Coleta de dados): 

 Responsabilidade interna ou consultoria ou ambos; 
 A pesquisa deve ser respondida no próprio local de trabalho e longe dos gestores e colegas de trabalho que possam influenciar as respostas.

8. Tabulação e emissão de relatórios: 

 Pode ser feita por diversas formas: gênero, faixa etária, departamento, região, tempo de empresa; 
 Tem como objetivo calcular o percentual de funcionários satisfeitos em relação aos diferentes assuntos pesquisados; 
 Após tabulação das respostas, são emitidos relatórios detalhados, com gráficos e comentários, fruto da interpretação dos resultados.


9. Divulgação dos resultados: 

 Confecção do relatório geral da pesquisa para entregar à presidência; 
 Após a realização da pesquisa, deve haver a divulgação total ou parcial dos resultados.

10. Definição dos planos de ação: 

 O objetivo é melhorar os pontos críticos encontrados na pesquisa.

AÇÕES:
  • Avaliação de liderança
  • Programa de desenvolvimento de líderes
Referências: 
FERREIRA, P.I. Clima Organizacional e qualidade de vida no trabalho. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

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