Pensando como pesquisador

 “Pensar como pesquisador” é ser cético quanto a hipóteses sobre as causas do comportamento e processos mentais, mesmo aquelas que são feitas com base em estudos científicos “publicados”.

As evidências mais fortes para uma hipótese sobre o comportamento advêm de evidências convergentes de muitos estudos, embora os cientistas reconheçam que as hipóteses são sempre probabilísticas.

O que é importante para aprender a pensar como pesquisador?

 Mais do que qualquer outra coisa, os cientistas são céticos. 

Uma atitude cética quanto a hipóteses sobre as causas do comportamento e processos mentais é outra característica importante do método científico em psicologia. 

Os cientistas não apenas querem “ver para crer”, como provavelmente vão de querer ver e ver de novo, talvez em condições que eles mesmos escolham. 

Os pesquisadores procuram tirar conclusões baseadas em evidências empíricas, em vez de em seu juízo subjetivo 

As evidências científicas mais fortes são evidências convergentes obtidas de diferentes estudos que investigam a mesma pergunta de pesquisa. 

Os cientistas comportamentais são céticos porque reconhecem que o comportamento é complexo e que, muitas vezes, muitos fatores interagem para causar um fenômeno psicológico.

 Os cientistas comportamentais também reconhecem que a ciência é uma atividade humana. Portanto, os cientistas tendem a ser céticos quanto a “novas descobertas”, tratamentos e afirmações extraordinárias, mesmo aquelas que advenham de estudos “publicados”.

O ceticismo dos cientistas os leva a ser mais cautelosos do que muitas pessoas sem formação científica. Muitas pessoas têm facilidade para aceitar explicações baseadas em evidências insuficientes ou inadequadas. Isso é ilustrado pela crença disseminada no oculto.

O ceticismo científico é uma defesa do público crédulo contra charlatães e impostores que vendem remédios e curas ineficazes, esquemas impossíveis para enriquecer e explicações sobrenaturais para fenômenos naturais.

Aprendendo a pensar como pesquisador, você pode desenvolver dois conjuntos importantes de habilidades:

  •  A primeira habilidade proporcionará que você seja um consumidor mais efetivo de publicações científicas, para que possa tomar decisões pessoais e profissionais mais informadas.
  • A segunda habilidade proporcionará que você aprenda como fazer pesquisa, para que possa contribuir para a ciência da psicologia.

Esmiuçaremos esses dois aspectos do método científico:

  • Primeiro, descrevemos uma ilustração para a razão por que é importante pensar como pesquisador ao avaliar resultados de pesquisas apresentadas na mídia.
  •  Depois, descrevemos como os pesquisadores começam quando querem reunir evidências usando o método científico.

Começando a fazer pesquisa...

• Ao começar um projeto de pesquisa, os estudantes podem responder à primeira pergunta, “o que estudar?”, revisando temas psicológicos discutidos nos periódicos, livros e disciplinas de psicologia.

• Uma hipótese de pesquisa é uma explicação provisória para um fenômeno;ela costuma ser formulada na forma de uma previsão, juntamente com uma explicação para o resultado previsto.

• Os pesquisadores geram hipóteses de muitas maneiras, mas sempre revisam estudos psicológicos publicados antes de começarem suas pesquisas.

• Para decidir se sua pergunta de pesquisa é boa, os pesquisadores consideram a importância científica, o escopo e os prováveis resultados da pesquisa, e se a ciência psicológica será beneficiada.

• A abordagem com métodos múltiplos, que busca respostas usando diversas metodologias de pesquisa e medidas, é a melhor esperança da psicologia para entender o comportamento e a mente

Referências..
SHAUGHNESSY, J.J.; ZECHMEISTER, E.B.; ZECHMEISTER, J.S. Metodologia de Pesquisa em Psicologia. 9ª edião. ANGH Editora Ltda.Porto Alegre, 2012. Capítulo 1.




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