CIÊNCIA
Como surgiu?
A ciência surgiu
como processo de investigação dos fenômenos naturais e humanos, na busca de
respostas e na resolução de problemas enfrentados pela humanidade (Córdula,
2012b).
Conceituando:
Ciência
– de acordo com o dicionário Aurélio – é definida como o conjunto
organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto,
especialmente os obtidos mediante a observação, a experiência dos fatos e um
método próprio.
Apesar do
rigor do método científico, não é
conveniente pensar que a ciência é um conhecimento certo e definitivo, pois ela
avança em contínuo processo de investigação que supõe alterações à medida
que surgem fatos novos, ou quando são inventados novos instrumentos.
A ciência, como um todo, é um conhecimento organizado. Cada ciência particular é, em seu setor, a
totalidade dos conhecimentos ordenados e relacionados uns com os outros,
segundo critérios coerentes e geralmente aceitos. Ela pressupõe regularidade na natureza, isto é, relação recíproca e
invariável dos elementos que participam dos fenômenos (lógica, causalidade ou
determinismo, probabilidade). Por isso, toda
ciência se compõe de conhecimentos fundamentados (o que não significa que sejam
imutáveis) e que permitem previsões.
A ciência é um modo de compreender e analisar o mundo
empírico, envolvendo o conjunto de
procedimentos e a busca do conhecimento científico através do uso da consciência crítica que levará o
pesquisador a distinguir o essencial do superficial e o principal do secundário
(CERVO; BERVIAN, 2007).
A ciência
não é fonte de certezas, ou seja, ela admite a possibilidade de erro e a
necessidade de perpétua disposição de rever as ideias.
Ciência é uma sistematização de conhecimentos, um conjunto
de proposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos
fenômenos que se deseja estudar. “A
ciência é todo conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao
sistemático conhecimento com o objetivo limitado, capaz de ser submetida a
verificação.” (1974;8)
As ciências
possuem:
1. Objetivo ou finalidade – preocupação em distinguir a característica comum ou as leis gerais que
regem determinados eventos.
2. Função – Aperfeiçoamento, través do crescente acervo de conhecimentos, da
relação do homem com o seu mundo.
3. Objeto – o enfoque especial, em face das diversas ciências que possuem o mesmo objeto material.
Classificação e divisão da ciência em:
- Formais - Lógica e Matemática
- Informais - Naturais ( Física, Química, Biologia, etc) e Sociais (Antropolgia cultural, Direito, Política, Psicologia Social, Economia, Sociologia)
O SABER CIENTÍFICO
Como surgiu?
Surgiu a partir da necessidade de sistematiza e registrar o
conhecimento existente e pela produção de novos
saberes através de meios que garantiam rigor para sua exatidão. Nesse processo,
inúmeras perguntas motivadoras movimentam-se pela busca do saber e para obter
respostas de forma universal no planeta, criou-se
um sistema, que é universalmente aceito pelos centros de saber: os colégios de educação superior e as academias científicas (Córdula, 2012ª).
Os primeiros e atuais saberes:
Nos primórdios da existência
humana – a observação era a base da construção do conhecimento, a primeira
forma de análise que o ser humano primitivo adotou para entender os fenômenos
da natureza.
À partir da observação. Surge
a criação inventiva e a percepção do sujeito que irá analisar, interpretar e
extrapolar o que observa, por meio de perguntas e respostas intuitivas em busca
de respostas concretas para melhor compreender.
Etnoconhecimento é o conjunto
de saberes e práticas das comunidades, repassados entre as gerações de forma
direta ou indireta, pela oralidade, nos contos e cânticos, pelo ensino e
exemplo, em que os mais jovens ouvem, assimilam e replicam e aprender. Esse
conhecimento abarca estruturas sociais, familiares, culturais, folclóricas, espirituais
e místicas de uma comunidade.
O CONHECIMENTO
Conceituando:
Toda percepção, ação,
reflexão e interpretação proveniente do intelecto humano, gerados e produzidos
pela interação social, com as situações que surgem e com o ambiente.
Tipos de conhecimentos:
- · Conhecimento popular – Fenômenos naturais, práticas e saberes humanos.
- · Conhecimento científico – Academia; produção; organização; registro e análise de informações.
- · Conhecimento Filosófico
- · Conhecimento Religioso (teológico)
CONHECIMENTO POPULAR
O
conhecimento popular é todo saber
produzido por um povo ou comunidade a partir de suas experiências sociais,
culturais e ambientais, enriquecido pela cultura popular que traz como forma de
expressão artística o seus saberes e práticas folclóricas.
O
conhecimento vulgar ou popular, latu
senso, é o modo comum, corrente e espontâneo de conhecer, que se adquire na
relação com as coisas e as pessoas.(MARCONI, 2009, PG.77)
É
o saber que preenche a vida cotidiana, sem o ter estudado, sem aplicar método
nem refletir sobre. Os valores do sujeito impregnam o objeto de estudo,
portanto, é um conhecimento valorativo.
É
verificável, falível e inexato pois se conforma com a aparência e com o que se
ouviu dizer a respeito das coisas.
SE CARACTERIZA POR SER:
- · Superficial – porque vi, porque senti, porque disseram, porque todos dizem.
- · Sensitivo – reflete as vivências, as emoções e o estado de ânimo do indivíduo.
- · Subjetivo – O próprio sujeito organiza suas experiências e conhecimentos.
- · Assistemático- a organização das experiências não visa um método sistemático
- · Acrítico- não importa se são verdadeiros ou não. Não há pretensão de provar nada.
CONHECIMENTO FILOSÓFICO
- É valorativo, pois esse conhecimento emerge da experiência e não dos experimentos.
- É não-verificável, já que os enunciados das hipóteses filosóficas não podem ser refutados nem confirmados.
- É sistemático já que suas hipóteses e enunciados visam a representação coerente da realidade estudada
- É infalível e exato, já que busca a realidade, abrange outras realidades define um instrumento capaz de apreender a realidade, postulados e hipóteses.
- Não são submetidos a decisivos testes de observação
- Caracteriza-se pelo esforço da RAZÃO PURA para questionar os problemas humanos, e poder, discernir a respeito do certo e do errado à luz da própria razão..
CONHECIMENTO REIGIOSO (Teológico)
- Apoia-se em doutrinas com valores sagrados e inspirações sobrenaturais, daí serem consideradas infalíveis e indiscutíveis.
- É um conhecimento sistemático do mundo – origem, significado, finalidade e destino- como obra do criador divino.
- A adesão das pessoas passa a ser um ato de fé, fundamentadas nos ensinamentos de textos sagrados por parte de teólogos,
- Parte do princípio de que as verdades tratadas são infalíveis e indiscutíveis
CONHECIMENTO CIENTÍFICO
- Se diferencia dos demais, não pelo seu objeto de estudo, mas pela forma de como é obtido.
- O Positivismo de Augusto Comte, consideram os cientistas como únicos detentores do saber, produtores de conhecimento, e desacredita dos saberes populares, embora os próprios cientistas os busquem como objeto de estudo.
- René Descartes criou o Método Científico que chega ao conhecimento científico para reducionismo dos estudos em partes, gerando um modelo mecanicista e cartesiano (Battistim 2010; Córdula, 2012c).
- É produzido ou construído, a partir de pressupostos estabelecidos historicamente pela comunidade científica, tomando como base a análise dos fenômenos de forma sistemática, imparcial e seguindo a metodologia estabelecida.
- É real (factual) já que lida com ocorrências e fato, ou seja, com toda forma de existência que se manifesta de algum modo.
- Suas proposições ou hipóteses têm veracidade ou falsidade conhecida através da experiência.
- É sistemático, já que o saber é ordenado logicamente, formando um sistema de ideias ou teorias.
- É potencialmente verificável
- É conhecimento falível, por não ser definitivo, já que pode ser modificado ao longo do tempo em decorrência dos fatos.
Referências Bibliográficas
MARCONI,
Marina; LAKATOS, Eva. Fundamentos de Metodologia Científica. Editora Atlas.São
Paulo. 2009.
PEREIRA,
José Matias. Manual de metodologia da pesquisa científica. São Paulo. Editora Atlas S.A.2006 .4
A Produção do
conhecimento na produção do saber sócio cultural. CÓRDULA, Eduardo; NASCIMENTO,
Glória. Disponível em: http://educacaopublica.cederj.edu.br/revista/artigos/a-producao-do-conhecimento-na-construcao-do-saber-sociocultural-e-cientifico.
Acesso em 19/01/2019
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