PADRÕES MITOLÓGICO ARQUETÍPICOS
- Se são padrões vamos encontrar em todos os lugares do mundo, em todas as culturas.
- Tudo o que é arquetípico encontramos em todas as partes do coletivo, por isso, estará em todas as partes independentemente da época da humanidade.
- São padrões que regem a nossa funcionalidade, influenciam direta ou indiretamente na nossa maneia de pensar, de agir, de como sentimos. Estão em nosso inconsciente.
- Na perspectiva da mitologia grega, as deusas e deuses são modelos de inspiração, mas jamais deverá ser um modelo de identificação, o qual deve ser seguido como o é.
- estudar mitologia é oportunidade de fazer consciente, esses padrões incosncientes.
- ZEUS, em grego Zeús, divindade suprema. O Deus luminoso do céu, dos raios e do poder. Fecundador.
- Figura heroica, promove a transformação sistêmica da humanidade.
Zeus transmite a expressão de um patriarca, de um líder, de que sempre estará ali no topo, alguém irá ditar as regras, as normas, os padrões a serem seguidos. trata-se um padrão de liderança e de comando. Isso não tem relação com a questão de gênero, feminino e masculino. Tanto homens como mulheres poder ter uma identificação arquetípica com o padrão de Zeus.
DIFERENÇA ENTRE ARQUÉTIPO E IMAGEM ARQUETÍPICA.
- Arquétipo é o padrão, as características, o que define a imagem arquetípica.
- Imagem Arquetípica é o simbolo: Zeus.
Tem pessoas que trazem em sua personalidade características desse arquétipo que a imagem arquetípica de Zeus traz em si.
Zeus é um deus fecundador, ele dita as regras mas não necessariamente as segue. Ele não tem a ser um deus monogâmico, tendo uma abertura maior a relações extraconjugais. Esse padrão arquetípico mitológico de Zeus significa que há uma inclinação maior em ter esse tipo de comportamento, o que não quer dizer que, pessoas que carregam consigo esse arquétipo, terão esse tipo de comportamento poligâmico. Se identificar com o padrão não significa cumprir a risca.
DIAGNÓSTICO E PROGNÓSTICO AO OLHAR PARA O MITO
Olhar para a narrativa histórica que tem começo, meio e fim, vai se desencadear de determinada maneira, sendo um padrão arquetípico, universal, com garantia de que aquele padrão vai se repetir em algum momento de sua vida.
O problema do arquétipo é que ao se identificar de forma acentuada com um arquétipo, pode ocorrer relações abusivas, ditatoriais, composta de soberba, coisas que permeiam as relações de poder nos meios sociais, política, se sobrepondo sobre outros que não carregam consigo esse mesmo padrão. Aí há uma grande dificuldade de abrir mão desse jeito de ser, sem ter consciência do quanto esse jeito de ser dominam sua personalidade, é algo inconsciente, acaba se apoderando do livre arbítrio.
A análise terapêutica pode ajudar a essas pessoas na tomada de consciência sobre esse jeito que domina o indivíduo enquanto ele ainda permanece inconsciente, o que afeta ele e aqueles que estão a sua volta. Quando as pessoas ao redor também carregam esse padrão de ditar as regras, as normas, gera conflitos graves nas relações interpessoais.
GAIA DEUSA DA TERRA X ZEUS
Na última tentativa de tomar o pode das mãos de Zeus, para tomar o poder do Universo para suas mãos, ela cria um mostro chamado Tifão. O monstro vai contra Zeus e ele arranca os tendões de Zeus, que perdeu sua força, foi preso. Os deuses se reuniram, roubaram os tendões e levaram para Zeus, que acabou recuperando sua força, enfrentou o monstro tifão, e recuperou a sua força, a regência do Universo.
Numa relação em que a pessoa tem poder, dita regras, e tem relações extraconjugais, se identifica com os padrões mitológicos arquetípicos de Zeus, ao lidar com pessoas de mesma identificação inconsciente, entram sempre em conflitos.
A IDENTIFICAÇÃO aprisiona a personalidade e restringe a expansão da consciência,
A INSPIRAÇÃO com a consciência em relação a esses padrões, vai conferir uma força de ampliação da consciência e desenvolvimento da individuação.
DEUSA HERA
- Irmã e esposa de Zeus, Hera, em grego Héra, significa a protetora, guardiã, conservar, velar sobre, julgadora de padrões e costumes, valores da consciência.
- Parceria, encontro, vínculo, conhecer com (conhecimento), formar consciência.
Esse é um padrão arquetípico muito importante na construção e fortalecimento dos vínculos. defende o casamento, sempre dedicada, cúmplice, parceira de Zeus.
Há coisas construtivas e fantásticas no desenvolvimento da personalidade, quando identificada por exemplo com os padrões de Zeus. Porém se a pessoa permanecer identificada apenas com o padrão arquetípico de Hera, e vivem exclusivamente para o outro, para a relação, acaba tendo consequências prejudiciais no desenvolvimento da personalidade. Deixam de lado suas aspirações individuais, seus sonhos enquanto individuo, e passam a viver o sonho da relação, do outro para o outro se anulando.Vive a vida do outro, prejudicando a saúde mental, física, emocional, minando a autonomia, a independência da pessoa enquanto indivíduo.
Hera acaba direcionando seu ciúmes, suas vinganças nunca para o próprio Zeus, mas sim, para as amantes, e filhos de Zeus, de fora do casamento. Hera tem uma tendência de nunca confrontar o parceiro. E as relações que não constroem um dialogo aberto, em que parte dela acaba se calando, "engolindo sapo", acaba sendo uma relação prejudicial.
Hera desvia seu olhar da situação real, não enxergando a responsabilidade de Zeus, então culpa as amantes e os filhos fora do casamento. Pode ser uma excelente esposa, mas não necessariamente ser uma boa mãe para seus filhos. Um jeito inconsciente de ser, o que pode tornar consciente quando a pessoa na análise percebe esse padrão.
Esse padrão mitológico arquetípico de Hera podemos ter uma fonte de inspiração em termos de relacionamento, de olhar para o outro, de considerar e velar a respeito da relação, como fonte de inspiração, jamais de identificação.
Hera desvia seu olhar da situação real, não enxergando a responsabilidade de Zeus, então culpa as amantes e os filhos fora do casamento. Pode ser uma excelente esposa, mas não necessariamente ser uma boa mãe para seus filhos. Um jeito inconsciente de ser, o que pode tornar consciente quando a pessoa na análise percebe esse padrão.
Esse padrão mitológico arquetípico de Hera podemos ter uma fonte de inspiração em termos de relacionamento, de olhar para o outro, de considerar e velar a respeito da relação, como fonte de inspiração, jamais de identificação.
REFERÊNCIAS
Curso extracurricular de Mitologia e Psicologia Analítica
Instituto Freedom
Aula 6 - Zeus e Hera
Prof. Rangel Fabrete
Nenhum comentário:
Postar um comentário