A importância da Linguagem Científica na Observação - Unidade II


Linguagem Científica
·       Objetivo da ciência na observação da ocorrência – predizer e controlar os eventos da natureza, já que um fato só adquire importância e significado se é comunicado a outros através de uma linguagem que obedece a certas características.

·       Difere da linguagem coloquial, pois está voltada para a constatação de fatos, já a linguagem coloquial se exime dessa responsabilidade, para apenas contar algo sem precisar constatá-lo.

·       Não se utiliza da Linguagem figurada.

·       Não recorre a interpretações nem a impressões subjetivas.

·       Se caracteriza pela sua objetividade.
o   A linguagem objetiva busca eliminar todas as impressões pessoais e subjetivas que o observador possa ter, ou interpretações que ele possa dar acerca dos fatos.

·       Despreza da análise, impressões subjetivas do autor ou eventos não observados.

·       Despreza expressões que permitem várias interpretações a respeito do tempo real, como: longa, depressa.

·       Considera de grande relevância a ordem em que ocorrem os acontecimentos.

·       Despreza toda palavra que designe o estado do sujeito perante a situação, se atendo a descrição apenas dos comportamentos observados.

·       Utiliza uma linguagem clara e precisa, ou seja:
o   Obedece a critérios de  estrutura gramatical do idioma.
o   Usa termos sem ambiguidade, de significado único.
o   Fornece referências quantitativas, empíricas.

·       Para se obter os requisitos de clareza e precisão da linguagem devem evitar:
o   TERMOS AMPLOS – cujo significado inclui uma série de ações. Ex: brincar. De que?
o   TERMOS INDEFINIDOS OU VAGOS – termos que não identificam o objeto ao qual a ação é dirigida. Fornecer referenciais físicos do objeto. Ex: Bola. Que tamanho? De que?
o   TERMOS OU EXPRESSÕES AMBÍGUAS – quando um termo pode se referir tanto ao sujeito quanto ao complemento da frase. Ex: encosta na parede. Quem? O que?

Para um trabalho de registrar o comportamento e os aspectos do ambiente com objetividade, clareza e precisão, o observador deve utilizar:

      ·      Verbos que identifique a ação do sujeito.

·       Termos que identifiquem os objetos ou pessoas presentes na situação e suas características.

·       Referenciais físicos, ou seja, partes do corpo do sujeito, objetos e pessoas presentes no ambiente.

“Psicólogos e cientistas do comportamento são pessoas comuns que usam linguagem coloquial no seu dia-a-dia. Mas na sua atividade profissional, quando estão interessados em descrever, explicar e alterar o comportamento devem usar uma linguagem científica.” (DANNA.P.35)

Principais erros contra a objetividade, que devem ser evitados pelo observador num relato:

·       Utilizar termos que designem estados subjetivos.
o   Ex: cansado, triste, alegre, nervoso. Ao invés de interpretar as intenções do sujeito, observados deve descrever as ações observadas.
·       Atribuir intenções ao sujeito
o   Eliminar o que você pensa que a pessoa estaria fazendo ou iria fazer, descrevendo apenas o ato, o gesto sem a intenção de realizar.
·       Atribuir finalidade à ação observada
o   Não interpretar os motivos que levaram o sujeito a se comportar, mas apenas descrever o comportamento e as circunstâncias em que ele ocorre.
o   Pode ocorrer de um evento ocorrer em função de um acontecimento anterior, daí a necessidade de relatar os fatos na ordem de seus acontecimentos.
o   Evitar termos que indiquem atribuição de finalidade (abriu o armário para comer) ou causalidade (porque estava com fome).

REFERÊNCIAS:
DANNA, Marilda Fernandes. Ensinando Observação: Uma introdução. Editora EDICON, São Paulo, 1986. Unidade II-A importância da linguagem científica.

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