·
A Observação científica é uma observação
sistemática e objetiva.
o
Sistemática por ser planejada e conduzida em
função de um objetivo anteriormente definido.
o
Objetiva por ser direta, específica daquilo que
se observa, ou seja, ater-se aos fatos efetivamente observados. Tudo que é
visível, audível, palpável, degustável, cheirável, perceptivo aos sentidos.
·
As observações científicas são organizadas em
condições explicitamente específicas, e especificar as condições, significa estabelecer:
o
Onde? Em que local e situação a observação será
realizadas.
o
Quando? Em que momentos ela será realizada.
o
Quem? Quem são os sujeitos a serem observados.
o
O que? Que comportamentos e circunstâncias
ambientais devem ser observados.
o
Como? Qual a técnica de observação e registro a
ser utilizada.
·
O psicólogo enquanto observador do
comportamento, precisa observar:
o
Informações a respeito do comportamento da
pessoa
o
Informações a respeito do ambiente, das condições
ou circunstâncias em que acontece o comportamento.
·
A observação cientifica possibilita:
o
Averiguar os fatos exatamente como são
o
Descartar as opiniões de senso comum “Eu acho
que...”
o
Melhor compreensão da natureza dos fatos.
o
Identificar as ações transformadoras mais
eficazes.
o
Explicar o que, como e o porquê de estar
acontecendo.
o
Que outros possam repetir a sua observação, à
partir de seus registros e relatos.
o
Identificar a relação entre o comportamento do
indivíduo e o ambiente em que acontece.
o
Permite descobrir que o comportamento sobre
influência do ambiente.
·
Psicólogo Clínico consegue através da
observação:
o
Investigar o que vem a ser a queixa do cliente,
tal como: a agressividade, a ansiedade, o nervosismo, a dificuldade de
aprendizagem, timidez, ciúmes, etc.
·
Psicólogo Escolar consegue através da
Observação:
o
Identificar dificuldades de socialização,
dificuldade de aprendizagem, deficiências no currículo escolar,etc.
·
O Diagnóstico preliminar da situação-problema,
feito pelo Psicólogo, que vai possibilitar definir as técnicas e procedimentos
adequados para se obter os resultados desejados, deve abranger:
o
Identificação das deficiências existentes – Qual
é e onde está o problema?
o
Variáveis que afetam o comportamento – O que
influencia ou motiva o comportamento?
o
Recursos disponíveis no ambiente – O que pode
ser utilização no ambiente para o tratamento?
· Durante e após a aplicação de procedimentos o Psicólogo ainda se utiliza da observação para:
· Durante e após a aplicação de procedimentos o Psicólogo ainda se utiliza da observação para:
o
Avaliar a eficácia das técnicas e procedimentos
empregados.
o
Observar o desempenho do cliente.
o
Avaliar o grau de mudança na situação.
o
Avaliar a eficácia de suas técnicas
terapêuticas, programas de ensino e treinamentos realizados.
·
O tipo de dado a ser coletado depende do objetivo
da observação:
o
Se o objetivo é identificar o comportamento do
sujeito, observa-se todos os comportamentos.
o
Se o objetivo for identificar as variáveis que
interferem no comportamento, observa-se durante o comportamento, as condições
ambientais do antes, durante e depois do comportamento.
REFERÊNCIAS:
DANNA,
Marilda Fernandes. Ensinando Observação:
Uma introdução. Editora EDICON, São Paulo, 1986. Unidade I-A necessidade da observação
em ciência.
Google Imagens
Google Imagens
Amei
ResponderExcluir