Adolescência na Psicanálise - Aula 2 em ambiente virtual - ACC2

ADOLESCÊNCIA NORMAL

Princípio do continuum: tudo que segue, através  de uma transição gradual, de uma condição a uma condição diferente e sem mudanças abruptas ou "descontinuadas". Fundamentado na Teoria Matemática do Continnum.

LIMITE ENTRE O QUE É NORMALIDADE E PATOLOGIA NA ADOLESCÊNCIA

Para isso, é preciso compreender as circunstâncias evolutivas, a bagagem biológica individualizante em relação aos fatores socioculturais do adolescente.

ADOLESCÊNCIA:  um fenômeno específico do desenvolvimento humano, com características humanas universais, e também uma expressão das circunstâncias históricas e sociais.

A CONDUTA PATOLÓGICA na adolescência (Patologia normal do adolescente) muitas vezes pé uma evolução norma de busca pelo equilíbrio e estabilização da personalidade em um continnum de desenvolvimento. É preciso aí, estar atento ao limite entre aquilo que e normal e o que se torna patológico, prejudicial.

A normalidade se estabelece sobre as pautas de adaptação ao meio, e que não significa submetimento ao mesmo, mas a capacidade de utilizar dispositivos existentes para o alcance das satisfações básicas do indivíduo, numa interação permanente que procura modificar o desagradável ou o inútil através do alcance de substituições para o indivíduo e para a comunidade.

"Este é o aspecto da conduta no qual o adolescente em termos gerais, pode falhar. Ao viver uma etapa fundamental de transição, sua personalidade tem características especiais que nos  que nos permitem situa-lo entre as chamadas personalidades marginais, no sentido de adaptação e da integração."

"Anna Freud diz que é muito difícil assinalar o limite entre o normal e o patológico na adolescência, e considera que, na realidade, toda a comoção deste período da vida deve ser considerada como normal, assinalando  também que seria anormal a presença de um equilíbrio estável durante o processo adolescente."

  • Comportamento adolescente
  • Dependência Infantil
  • Luto
  • Características defensivas ( esquizofrenóide)
TEORIA DE MELANIE KLEIN

 Posição esquizofrenóide - Ansiedade paranoide.  O ego se encontra fragmentado, em busca de um objeto gratificador: essa fragmentação do ego se dá por sua estrutura composta por muito mais frustrações do que gratificações.
  • Fantasias psicóticas no bebê
  • Adolescência - exteriorização, modificada ela experiência prévia, dos remanescentes dessas fantasias.
  • Para Erikson, existe na adolescência uma mudança fundamentalmente crítica - Crise da Adolescência.

ADOLESCÊNCIA PARA ERIKSON

Identidade X confusão de identidade
  • Busca pela identidade
  • Sou diferente dos meus pais?
  • O que sou?
  • O que quero ser?
  • O adolescente pretende se encaixar em algum papel da sociedade.
  • Escolha vocacional, grupos, metas para o futuro, escolha do par, etc.
  • A preocupação do adolescente em encontrar o seu papel na sociedade provoca confusão na identidade ( opinião do outro- modifica a sua forma de ser - remodelando sua personalidade - período curto)
  • Próxima fase: Intimidade X isolamento - identidade definida: ego forte e autônomo.

ACC 2 - Atividade para postar: Explicar o que se entendeu do assunto.




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