2.1 O conceito de textualidade
Como fundamento para a compreensão do
que é o texto, tem-se desenvolvido o conceito de textualidade, a qual pode ser
entendida como a característica estrutural das atividades sócio-comunicativas (e, portanto, também linguísticas) executadas entre
os parceiros da comunicação.
Fazer da textualidade o objeto de
ensino, é uma questão de assumir a textualidade como o princípio que manifesta
e que regula as atividades de linguagem.
2.2 O conceito de texto
O mais consensual tem sido admitir
que um conjunto aleatório de palavras ou de frases não constitui um
texto. Por mais que esteja fora dos padrões considerados cultos,
eruditos ou edificantes, o que falamos ou escrevemos, em situações de
comunicação, são sempre textos.
2.2.1 Primeiramente,
poderíamos começar por lembrar que recorremos a um texto quando temos alguma
pretensão comunicativa e a queremos expressar. O sucesso de nossa atuação
comunicativa está, sobretudo, na identificação dessa intenção por parte do
interlocutor com quem interagimos.
2.2.2 Um segundo aspecto
que deriva desse primeiro ponto é o fato de que o texto, como expressão verbal
de uma atividade social de comunicação, envolve, sempre, um parceiro, um
interlocutor.
2.2.3 Um terceiro aspecto a
se considerar sumariamente diz respeito ao fato de que o texto é caracterizado
por uma orientação temática.
Nenhum texto, como sabemos, ocorre no
vazio, em abstrato, fora de um contexto sociocultural determinado. Todo ele
está ancorado numa situação concreta ou, melhor dizendo, está inserido num
contexto social qualquer.
Retomando o absolutamente básico para a
compreensão das quatro propriedades, lembramos os seguintes pontos:
·
a coesão concerne aos modos e recursos - gramaticais e lexicais;
·
a coerência concerne um outro tipo de encadeamento, o encadeamento de
sentido, a convergência conceitual, aquela que confere ao texto
interpretabilidade - local e global;
·
a informatividade concerne ao grau de novidade, de imprevisibilidade
que, em um certo contexto comunicativo, o texto assume;
·
a intertextualidade concerne ao recurso de inserção, de entrada, em um
texto particular, de outro (s) texto (s) já em circulação.
O texto é um traçado que envolve material linguístico, faculdades e
operações cognitivas, além de diferentes fatores de ordem pragmática ou
textual.
O conjunto de propriedades que
mencionamos possibilita-nos olhar para o texto - seja do aluno, seja de um outro
autor - e perceber aí, por exemplo:
·
recursos de sua coesão;
·
fatores (explícitos e implícitos) de sua coerência (linguística e
pragmática);
·
pistas de sua concentração temática;
·
aspectos de sua relevância sociocomunicativa;
·
traços de intertextualidade;
·
critérios de escolhas das palavras;
·
sinais das intenções pretendidas;
·
marcas da posição do autor em relação ao que é dito;
·
estratégias de argumentação ou de convencimento;
·
efeitos de sentido decorrentes de um jogo qualquer de palavras;
·
adequação do estilo e do nível de linguagem, entre muitos outros
elementos.
2.2.4 Merecem um comentário também dois aspectos do texto:
a) a modalidade - falada ou escrita;
b) e a extensão em que ele se realiza.
Para o processamento textual, em hora de fala ou de escrita, de escuta
ou de leitura, ativamos quatro grandes conjuntos de conhecimento, a saber:
·
o conhecimento linguístico (compreendendo aqui o lexical e o
gramatical);
·
o conhecimento de mundo, o conhecimento geral;
·
o conhecimento referente a modelos globais de texto;
·
o conhecimento sociointeracional, ou o conhecimento sobre as ações
verbais.
2.2.5 Em geral, os diferentes contextos sociais - os chamados domínios
discursivos - são marcados por determinadas rotinas comunicativas,
pois, costumeiramente, utilizam um mesmo conjunto de gêneros.
O exercício de formar frases serve para isso mesmo: aprender a
formar frases soltas, o que equivale a atrofiar o conhecimento
explícito do que se deve fazer para interagir verbalmente.
ANTUNES, Irandé, 1937 - Análise de textos: fundamentos e
práticas. - São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
Publicada por LER e PRODUZIR: A história
do saber à(s) 18:27
O Texto e suas propriedades. Disponível em: https://lereproduzirahistoriadosaber.blogspot.com/2017/05/analise-de-textos-fundamentos-e-praticas.html.
Acesso em 15/01/2019.
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