Configurações do movimento psicanalítico: da transmissão e suas repercussões na formação do analista.- Resumo do Artigo


  •  Kupperman apud Silva (1996): “os princípios e os fundamentos da psicanálise são estabelecidos e apresentados ao público pela primeira vez de forma sistemática”
  • o ensino da psicanálise, isto é, sua transmissão estará sempre regulada pela transferência.
  • Freud e formulações teóricas e técnicas surgiam amparadas pelo exercício clínico de uma “escuta” diferenciada daqueles sujeitos, a escuta de seus desejos inconscientes.
  •  é uma prática fundamentada no saber inconsciente.
  • Durante 10 anos Freud seguiu com a Psicanálise solitário por não não aceitarem a natureza peculiar das descobertas principalmente por revelarem o papel fundamental da sexualidade na etiologia das neuroses.
  • a psicanálise descobria é que o sexual não pode ser tratado somente por seu caráter biológico.
  •  Freud e Breuer rompem o relacionamento, após Freud ter identificado a existência de motivações sexuais na relação de transferência estabelecida entre o médico e o paciente
  • Alfred Adler e Carl Jung que acabaram por distanciar-se das ideias centrais defendidas pela psicanálise, parem ilustrar essa resistência ao tema da sexualidade e sua relação com o psiquismo.
  • 1900 - publicou  A Interpretação dos sonhos.
  • Após rompimento de Freud com Jung e Adler, passou a se preocupar coma questão da transferência da Psicanálise já que freud acreditava que Jung seria seu sucessor.
  •  “a transmissão da psicanálise é regulada pela transferência, e que a transferência (a Freud) seria o melhor instrumento para evitar “adulterações teóricas” com base em complexos pessoais” (KUPERMANN, 1996, p.64). 
  • Somente em 1918 no Congresso de Budapeste foi expressa a ideia de que seria necessário que todo analista tivesse sido, ele próprio, analisado, ideia essa que se tornou uma regra analítica, ou seja, todo analista precisa passar por análise.
  • Processo de formação em psicanálise baseava-se no tripé: estudo teórico, análise pessoal e supervisão.
  • o ensino teórico era garantido por analistas da sociedade local de Berlim, que praticavam as análises didáticas;
  • a experiência de condução clínica era assegurada pelos atendimentos supervisionados, proporcionados pela policlínica que oferecia tratamento analítico a preços simbólicos de modo que as “massas” .
  • A prática sob supervisão durava cerca de dois anos e o conjunto da formação de três a quatro anos. (MILLOT, 1976, p.34)
  •   década de 1950, Lacan demarca este fenômeno de resistência à psicanálise dentro do próprio campo das sociedades psicanalíticas.
  • Em 1952 Lacan assume a presidência da instituição francesa e promove uma série de alterações no funcionamento do Instituto destinado ao ensino: “o Instituto será reconhecido antes de tudo pelo valor de seus alunos”.
  • Em 1964, Lacan funda a Escola Francesa de Psicanálise. 
  • Lacan desloca o problema da formação do analista obscurecida pela figura de um mestre, para a função que ocupa o analista, pois na análise didática o que se coloca em questão é o desejo do analista. 
  • A partir das teorizações de Lacan, a estrutura da situação analítica, e o lugar do analista recolocam em pauta a especificidade da formação do analista, exigindo  o encontro com a verdade inconsciente.


REFERÊNCIAS

DISPONÍVEL EM:http://docplayer.com.br/41023316-Configuracoes-do-movimento-psicanalitico-da-transmissao-e-suas-repercussoes-na-formacao-do-analista.html

CONFIGURAÇÕES DO MOVIMENTO PSICANALÍTICO: DA TRANSMISSÃO E SUAS REPERCUSSÕES NA FORMAÇÃO DO ANALISTA /Ana Carolina Viana Silva






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